Buscar

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201502123613)
	Pontos: 0,0  / 0,4
	Falar em teoria do Desempenho Organizacional é entender os esforços empreendidos pelas corporações para estar sempre atento a melhor arquitetura organizacional que permite que ela tenha algum tipo de vantagem em relação à concorrência, diante das difíceis situações de mercado. Nesse sentido, qual das opções abaixo melhor reflete às exigência para uma orientar a estratégia de buscar maximizar o desempenho operacional?
		
	 
	exige a participação ativa, aberta e não-manipulada de todos os elementos que serão sujeitos ao seu processo e, mais do que tudo, uma profundo respeito pela pessoa humana.
	
	exige que a organização ofereça espaço para que os colaboradores de níveis mais baixos, possam criticar os seus superiores, visando a melhoria dos processos, já que na maioria das vezes, os gerentes acabam ¿boicotando¿ as sugestões que vem de ¿baixo¿.
	
	exige estimular o empreendedorismo interno, criando um clima organizacional que valorize o individualismo, caminha mais rápido para favorecer esse tipo de iniciativa.
	
	exige maior atuação da alta administração, que deve realizar reuniões constantes com os gerentes e solicitando-os que façam o mesmo com sua equipe.
	 
	exige que a empresa invista recursos de forma continuada em treinamentos com foco em inovação, para todos os colaboradores independente de cargos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502123606)
	Pontos: 0,0  / 0,4
	A área de Gestão de Pessoas é a responsável por criar um clima organizacional propício para criação de valor. A Gestão do Conhecimento é o caminho natural, levando a empresa a adotar programas de educação continuada e incentivos, de forma que os colaboradores percebam e sintam que a sua empresa é um bom lugar para trabalhar e fazer a sua ascensão profissional. Que tipo de política a área de Gente precisa adotar, para evitar problemas relacionados à descontinuidade em cargos considerados estratégicos?
		
	 
	adotar modelos de compartilhamento do conhecimento entre os colaboradores dos setores, dessa forma, a empresa não fica refém e mostra que a prioridade é o trabalho em equipe.
	
	adotar políticas de compartilhamento que faça com que ninguém seja considerado especial, pois todos contribuem para o processo de produção.
	 
	adotar políticas especiais para reter colaboradores que estão em postos-chaves, para que sua saída não impacte na perda de conhecimento.
	
	adotar sistemática onde cada colaborador de posição-chave precisa ter uma espécie de ¿segundo¿, que tem o papel de estar sempre perto para substituí-lo em caso de necessidade.
	
	adotar programas de rodízio para que nenhum colaborador se sinta ¿dono¿ da posição, diminuindo os níveis de exposição da empresa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502123614)
	Pontos: 0,4  / 0,4
	Qual a relação que existe entre desempenho organizacional e a construção de relacionamentos de longo prazo?
		
	
	a dimensão do conhecimento, pois é ele que dará a construção dos diferenciais competitivos que se materializam em bens e serviços de valor agregado superior.
	
	a dimensão de trabalhar forte para fidelizar os clientes, pois serão estes no ambiente externos e não os colaboradores, que são os responsáveis de sustentar as receitas da empresa.
	
	a dimensão de compartilhar informações privilegiadas, quando todos fazem começam a operar por meio de parcerias estratégicas.
	
	a dimensão tecnológica, pois em inovação que garante competitividade, as empresas não conseguiram se estabelecer em seus mercados, sendo superada pelos concorrentes.
	 
	a dimensão interpessoal é visível e marcante em todas as organizações mostrando que as relações interpessoais são tão ou mais importantes do que a qualificação individual para as tarefas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502123608)
	Pontos: 0,0  / 0,4
	Como pode ser entendido o que é clima organizacional, sabendo que a organização é considerada um sistema de atividades coordenadas, de dois ou mais indivíduos, onde estes são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar os objetivos que a ação individual isolada não conseguiria?
		
	
	traduz o efeito dessa cultura nos níveis superiores da organização.
	 
	pode ser considerado como um reflexo da cultura da organização.
	
	expressa a conduta dos colaboradores em seu dia a dia.
	 
	na forma do ambiente relacional onde convivem os colaboradores.
	
	reflete a forma como pensa e age os níveis diretor e gerencial das organizações.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502123573)
	Pontos: 0,4  / 0,4
	Existem duas formas de geração de conhecimento que ocorre no ambiente das organizações, que contribuem diretamente para a construção de vantagens competitivas que permitiram maximizar os indicadores de desempenho operacional e financeiro. Qual das alternativas abaixo se mostra correta ?
		
	
	conhecimento implícito e conhecimento tático
	
	conhecimento tático e conhecimento explícito
	 
	conhecimento tácito e conhecimento explícito
	
	conhecimento intelectual e conhecimento implícito
	
	conhecimento explícito e conhecimento intelectual

Outros materiais