Buscar

AV2 - Constitucional III - Uneb 2013) (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CAMPUS IV JACOBINA
Faculdade de Direito
Disciplina: Direito Constitucional III
Local: Sala 11
Carga Horária: 60 horas.
Professor: Fredson Timbira Dias dos Santos.
Avaliação II
Aluno: Marines Dias Santos
Matrícula:041120059 
	Questão 1 ( pontos) Leia o texto abaixo:
“(...) A declaração de inconstitucionalidade reveste-se, ordinariamente, de eficácia ex tunc (RTJ 146/461-462 – RTJ 164/506-509), retroagindo ao momento em que editado o ato estatal reconhecido inconstitucional pelo STF. – O STF tem reconhecido, excepcionalmente, a possibilidade de proceder à modulação ou limitação temporal dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade, mesmo quando proferida por esta Corte, em sede de controle difuso. 
(...)
 Revela-se inaplicável, no entanto, a teoria da limitação temporal dos efeitos, se e quanto o STF, ao julgar determinada causa, nesta formular juízo negativo de recepção, por entender que certa lei pré-constitucional mostra-se materialmente incompatível com normas constitucionais a ela supervenientes. – A não-recepcão de ato estatal pré-constitucional, por não implicar a declaração de sua inconstitucionalidade – mas o reconhecimento de sua pura e simples revogação -, descaracteriza um dos pressupostos indispensáveis à utilização da técnica da modulação temporal, que supõe, para incidir, dentro outros elementos, a necessária existência de um juízo de inconstitucionalidade (...). Sobre o texto, é correto afirmar que: 
É possível o STF declarar inconstitucionalidade lei promulgada e publicada antes da Constituição de 1988;
Os efeitos da decisão do STF em Ação Direta de Inconstitucionalidade são sempre ex tunc, pois o Brasil é adepto da teoria da nulidade da norma inconstitucional desde o início da República;
O art. 27 da Lei 9.868/99 permite ao STF determinar, quando da oportunidade de declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, tão-somente o efeito ex nunc da decisão, tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social;
É possível o STF proceder à modulação temporal dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade incidenter tantum;
A declaração de inconstitucionalidade pelo STF em controle concentrado e abstrato tem efeito vinculante e eficácia erga omnes, porém, quanto a esta última, somente após resolução suspensiva da lei ou do ato pelo Senado Federal.
	 Questão 2 (2,5 pontos ) Em que consiste a teoria da nulidade absoluta da norma inconstitucional? Esta doutrina foi recepcionada pelo direito brasileiro? Quem foi o seu precursor e forte adepto que inicialmente sustentou a sua admissão no Brasil? Ela comporta exceção? Fundamente sua resposta.
Questão 3 (2,5 pontos) A lei estadual foi declarada inconstitucional por decisão, incidenter tantum, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma pessoa física alcançada pela norma declarada inconstitucional, não sendo, todavia, parte na ação em que tal declaração de inconstitucionalidade ocorreu, ajuizou uma ação perante o STF, requerendo a estipulação de um prazo para o Senado Federal editar, nos termos do artigo 52, X, da Carta Federal, uma resolução suspensiva da execução da mencionada lei estadual. Manifeste-se sobre tal pretensão.
 
Questão 4 ( 2,0 pontos) Lei n. y, do Estado X, que assegura meia entrada aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimento de ensino, para ingressos em casas de diversão, esportivas e ligadas à cultura, tem nitidamente o caráter limitativo à atuação da livre iniciativa, princípio norteador e ao mesmo tempo protegido pela Ordem Econômica, conforme se depreende da leitura do caput do artigo 170, da Constituição Federal. Entretanto, sabendo-se que o Estado X editou a lei n. y com a finalidade de satisfazer os comandos constitucionais insculpidos nos artigo 217, §3˚, artigo 215, §3˚, inciso II e artigo 208, inciso VII, todos da Constituição Federal, como você analisaria a referida lei quanto a sua compatibilidade com o Texto Constitucional? 
Questão 5 ( 2,5 pontos) Quanto à discussão da legitimidade do controle judicial de constitucionalidade, discorra, sucintamente, acerca das teses favoráveis à legitimidade democrática do Poder Judiciário no controle judicial e das teses contrárias a essa legitimidade. (A resposta deve ser dada no limite máximo de linhas destinadas abaixo. Não rasure, nem ultrapasse as margens).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes