Buscar

estudo dirigido 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Lavras
Departamento de Ciências da Saúde
Farmacologia Geral
Estudo dirigido 2 valor: 100,0 pontos (Peso 3%)
Nome: Alice Michaelis e Thais Makiya 
Qual a consequência do uso de fármacos que aumentam a motilidade do TGI são sobre a absorção?
O aceleramento do esvaziamento gástrico pode diminuir a absorção de outros medicamentos por interação farmacocinética e de alguns nutrientes, pois estes não ficarão no lúmen intestinal tempo suficiente para sua completa absorção.
Que tipo de interação farmacocinética pode surgir com o uso prolongado de fármacos que diminuem a acidez gástrica?
O uso prolongado de fármacos que diminuem a acidez gástrica pode alterar a dissolução e degradação de cápsulas e alterar a biodisponibilidade de drogas orais
Quais são as estratégias farmacológicas utilizadas no tratamento do diabetes? Que tipo de orientação um paciente diabético em uso de hipoglicemiante ou insulina deve receber quanto à alimentação e prática de atividade física?
As estratégias farmacológicas utilizadas no tratamento de diabetes são: insulinoterapia (que pode ser fraca, intermediária, rápida e ultrarrápida) ou o uso de hipoglicemiantes. Na primeira estratégia, faz-se uso de insulina artificial para conseguir uma diminuição da glicemia sanguínea; a segunda estratégia tem como base uma estimulação das células beta pancreáticas para que haja um aumento na secreção de insulina. 
Um paciente diabético em uso de hipoglicemiantes ou insulina deve ser orientado a consumir uma menor quantidade de carboidratos principalmente carboidratos simples, então uma alimentação adequada e em horários regulares é essencial. A prática de atividade física também deve ser controlada, pois como o paciente não possui a capacidade de fazer com que a glicose entre em sua célula sem o uso de medicamentos, se o exercício for muito intenso, pode causar uma hipoglicemia. 
O que é resistência bacteriana e quais os processos envolvidos? Cite exemplos de condutas inadequadas que contribuem para o surgimento de cepas resistentes.
Resistência bacteriana é quando ocorre uma seleção natural das bactérias predominando as mais fortes. Estas, adquirem resistência ao medicamentos, isto é: um antibiótico que deveria matá-la, não causará nenhum efeito. A bactéria pode sofrer uma mutação, se adaptar ao meio, fazer efluxo do fármaco ou liberar enzimas que combaterão o antibiótico. Essa resistência pode ser causada pela administração inadequada do antibiótico, como: utilizá-lo num tempo menor do que o estipulado pelo médico; não respeitar os horários; não utilizar um antibiótico específico; automedicação; uso sem necessidade; contato crônico com pequenas doses do fármaco (como por exemplo, consumir uma carne contaminada com antibiótico).

Outros materiais

Perguntas Recentes