Buscar

ACIDENTES ANATÔMICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ACIDENTES ANATÔMICOS
Améia: espaço triangular de base vestibular ou lingual, compreendido entre as faces de contato de dois dentes de uma mesma arcada;
Ápice: extremidade arredondada definida pela convergência das arestas ou bordas que formam as raízes e as cúspides;
Cíngulo: também chamado de esporão, é uma saliência arredondada e acentuada, presente na face lingual dos dentes anteriores, no terço cervical;
Crista: eminência linear de esmalte, de borda arredondada que une cúspides ou reforça a periferia de certas faces dos dentes;
Crista Marginal: elevações que formam as margens mesial e distal da face lingual de incisivos e caninos, e das superfícies oclusais dos pré-molares e molares, impedindo que partículas de alimentos escapem da zona mastigatória e fiquem impactadas na área de contato;
Cristas Triangulares: descem dos vértices cuspídeos dos pré-molares e molares para a parte central da superfície oclusal;
Crista Transversal: formada a partir da união de duas cristas triangulares, uma vestibular e uma lingual;
Crista Oblíqua: quando a crista interrompe um sulco principal, unido duas cúspides obliquamente. É também chamada ponte de esmalte.
Cúspide: saliência piramidal de base quadrangular e de volume variável, intrínseca à superfície oclusal dos dentes pré-molares e molares. Suas quatro faces ou vertentes (duas vestibulares ou linguais- vertentes lisas – e duas oclusais – vertentes triturantes) são separadas por bordas ou arestas, ou seja, o ângulo formado pela união dessas duas vertentes. As arestas que separam as vertentes vestibulares ou linguais das oclusais são chamadas de arestas longitudinais, enquanto que as outras são as arestas transversais.
Espaço Interdentário ou Interproximal: é aquele que está situado entre as faces proximais dos dentes de uma mesma arcada, e, em condições normais, preenchido pela papila interdentária.
Fissuras: são pequenas depressões puntiformes localizadas na junção dos sulcos de desenvolvimento ou em extremidades desses.
Fossa: depressão ampla, variável em profundidade, presente na face lingual dos dentes incisivos e, às vezes, nos caninos, e na face oclusal de pré-molares e molares.
Fosseta: pequena depressão, mais ou menos profunda, na face oclusal de pré-molares e molares, e no terço médio vestibular dos molares. É também chamada fóssula.
Lobo, Mamelão ou Flor de Liz: qualquer das três protuberâncias arredondadas, delimitadas por sulcos e presentes na borda incisal (faces vestibular e lingual) de incisivos e caninos recém-irrompidos.
Ponto de Contato: é o local na face proximal onde um dente toca os seus vizinhos. Corresponde ao limite superior do espaço interdentário.
Sulco: é uma escavação linear do esmalte, um tanto pronunciada, que interrompe a superfície do dente.
Sulco de Desenvolvimento ou Principal: depressão rasa e linear que separa as partes primordiais da coroa.
Sulco Acessório: depressão pequena e rasa, distribuída irregularmente e em número variável, a partir de fossetas secundárias ou dos sulcos de desenvolvimento.
Tubérculo: é uma elevação arredondada, menor que a cúspide, sem forma definida, encontrada, às vezes, em algumas faces dentárias, devido a um depósito extra de esmalte. O Tubérculo de Carabelli, situado na porção mésio-palatina do primeiro molar superior, e o Tubérculo Molar (de Zuckerkandl), do primeiro molar superior e inferior decíduos, são os mais comuns.
Tuberosidade (Bossa): elevação arredondada no terço cervical vestibular dos dentes decíduos e permanentes, entre o terço cervical e médio da face lingual de pré-molares e molares, ou nas faces de contato de alguns dentes, correspondendo a pontos de maior espessura de esmalte. A bossa canina é a mais evidente, geralmente. Mônica Silveira Paixão

Outros materiais