Buscar

Neuroanatomia: exercício resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Neuroanatomia 
Exercícios resolvidos:
1 O termo normal, em medicina, significa sadio. Em anatomia, o termo normal é também utilizado para definir:
R: A estrutura mais frequente, que é encontrada no mais alto número ou na mais alta percentagem, estatisticamente significativo, de indivíduos da espécie humana.
2 Tanto no sistema nervoso central quanto no sistema nervoso periférico, os neurônios relacionam-se com células denominadas coletivamente de neuroglia, glia ou gliócitos. São células muito numerosas, podendo a proporção entre neurônios e células da glia variar de 1:10 a 1:50. identifique, dentre as opções abaixo, as células que compõem, no sistema nervoso central, a neuroglia:
R: Astrócitos, oligodendrócitos, microgliócitos.
3 Segundo os conceitos anatômicos a monstruosidade se refere:
R: Anomalia acentuada incompatível com a vida. Ex.: Agenesia (não formação) do encéfalo.
4 As células gliais possuem a função de auxiliar o neurônio em realizar sua função. Qual a alternativa correta quanto à célula glial e sua função.
R: Micróglia – defesa do SNC por fagocitose.
5 As fibras nervosas podem ser amielínicas ou mielínicas. Estas últimas são constituídas por um axônio e sua bainha envoltória, a bainha de mielina, que é produzida no SNC pelas células denominadas de:
R: Oligodendrócitos
6 Localizado entre a medula espinal e o diencéfalo, o tronco encefálico encontra-se ainda anterior ao cerebelo. Dividido anatomicamente em três porções ele se apresenta organizado em feixes denominados tratos, fascículos e lemniscos. Considerando os seus estudos sobre a anatomia desta região de nosso sistema nervoso central analise as três frases: I. A ponte, localizada entre a decussação das pirâmides e a margem inferior do bulbo, forma a transição entre a medula espinal e o cérebro. II. O bulbo é a parte do tronco encefálico interposta entre a ponte e o mesencéfalo. III. O mesencéfalo é a porção mais inferior do tronco encefálico, localizado abaixo da ponte. Desta forma, podemos afirmar que:
R: I, II e III estão incorretas.
7 Identifique, dentre as opções abaixo, a estrutura localizada no tronco cerebral, composta por uma rede de neurônios relacionada ao sono, ao despertar e à atenção.
R: Formação reticular.
8 Qual o princípio de formação do corpo humano que considera que somos formados com importante simetria bilateral?
R: Antimeria.
9 As hidrocefalias são processos patológicos que interferem na produção, circulação e absorção do líquor. Elas se caracterizam por um aumento na quantidade e na pressão do líquor levando a uma dilatação do ventrículo e compressão do tecido nervoso contra a caixa craniana, com sérias consequências. Identifique, entre as opções abaixo, os principais fatores que resultam em hidrocefalias não comunicantes.
R: Resultam da obstrução no trajeto que o líquor percorre desde sua produção até sua absorção.
10 Marque a afirmativa correta com relação as funções do sistema nervoso.
R: Função sensorial, integrativa e motora.

Outros materiais