Buscar

Fisiologia e receptores do Sistema Reprodutor Feminino - Álef Lamark Alves Bezerra

Prévia do material em texto

Aluno FCMPB 2013.2: Álef Lamark Alves Bezerra
Temos 4 tipos de receptores nas células, esses 4 tipos de receptores desencadeiam 4 genes proteicos diferentes.
Temos o receptor ionotropicos (ou receptores ligados a canais iônicos) que são aqueles receptores que são de canais iônicos e altera a perfusão ou a passagem de íons nas células.
Tem também os receptores metanotropicos, uma grande maior classe de receptores ligados ao mecanismo ........... direto, esse receptor todos eles estão acoplados a uma proteína intracelular chamada de proteína G. Todo receptor metanotropico está ligado a uma proteína intracelular, a proteína G, ela desencadeia a síntese dos segundos mensageiros e ai nos temos a Gs produzindo o AMPc a G3 produzindo cálcio SABER SE E VERDADE a GI SABER O QUE A GI FAZ. Cada um desencadeia um mecanismo de TRADUÇÃO OU TRANSDUÇÃO diferente. Representa a maior parte dos receptores.
O IP3 é um segundo mensageiros. AMPc, prostanoides, também são exemplos de segundos mensageiros.
O LH chega no receptor, se liga ao receptor que muda a conformação.
Receptores enzimáticos (receptores de tirosina-sinase), são quando o próprio receptor ativa uma enzima , ele tem a função enzimática, uma vez ligada ele se auto fosforila e vai gerar a fosofrilação para mover essas proteínas. A prolactina se liga a um receptor que se autofosforila e ativa e uma vez ativada ela desencadeia funções enzimáticas de fosforilaçlão –adição de fosfato – isso vai gerar uam cascata de fosforilação e no final altera a síntese proteica.
Receptores citosolicos ou nucleares, temos aqui os hormônios estereoidais que são todos .......... são hormonios lipofilicos que atravessa ma membrana celular e seus receptores ................ temos receptores androgenicos e estrogenicos, boa parte dos receptores estão no citoplasma e alguns deles no nucleo, se liga a esse hormônio e ele vai alterar a expressão gênica e consequentemente ........................... temos ........................ .
A sintese dos estereoidais a produçlão pelas células especificas ......... e ovário, se dá por um mecanismo ligado a produção de um segundo mensageiro especifico que é o AMP cíclico, a produção deles a partir do colesterol la nos testículos e ovários se dá através do mecanismo do tipo metabotropico. Como isso acontece? É simples demais, os hormônios e as substâncias que vão ativar se ligam ao receptor da membrana, esse receptor tem uma alteração na conformação e a proteína Gs ativa uma enzima e essa enzima (adenolato ciclase) tem a finalidade principal de pegar o ATP, quebrar 2 fosfato e sintetizar o AMP cíclico, o mecansimo de produção é por síntese do AMP cíclico que é hidrossolúvel, é liberado pelo citoplasma, ativa a PKA que altera o a gente ......................... . 
Tanto o LH como o FSH possuem o mecanismo igual, só que as celulas de Leydig aumenta a secreção de testosterona e as celulas de Sertoli fazem .................................................... . O que muda é a função biológica e os tipos de receptores da célula, por isso que cada célula possui uma função especifica. Dependendo da célula pode gerar masculino, células de Leydig que gera a síntese de testosterona.
O LH para os homens tem a finalidade de produzir a testosterona e o mecanismo é o mesmo no das mulheres, onde se liga ao receptor, o receptor ativa a proteína G, que ativa uma enzima que está na membrana, a adenatociclase produz o segundo mensageiro que é o AMP cíclico que desencadeia, células de sertoli aumentam a espermatogenese células de leydig. Produzem testosterona . Esse mecanismo é intracelular.
Os mecansimos são semelhantes, a diferença é a função.
No sistema reprodutivo feminino, o LH e o FSH................................
No ciclo hormonal feminino o FSH aumenta a produção dos estrógenos e na fase lútea produz dois hormônios só que com ênfase na progesterona. Falou em LH falou em FSH todos eles estão ligados .......................................... .
O GnRH estimula a hipófise a produzir FSH e LH, a estimulação do GnRH la na adenohipofise se dá exatamente por um mecanismo semelhante a da oxitocina, o GQ ativa a enzima Fosfolipase C, para produzir IP3 e ................ e liberar o cálcio. Toda hexocirose vai ser do cálcio, esse ..................... e FSH. O Mecanismo do GnRH é semelhante ao da Oxitocina.
.................... essa biossintese é essencial porque ocorre quebras. Temos a rota metabólica, a rota de síntese, a rota dos hormônios estereoidais parte do colesterol, vem nos hormônios sexuais, depois do colesterol temos a progesterona, que é precursora para a síntese da testosterona que é base para o estradiol, é uma rota metabólica única, os homens produziem pouco estradiol e as mulheres ficam com pouca testosterona.
A prolactina atua no mecanismo Jackstap que é o nome das duas prote´ínas que estão ligadas diretamente no receptor, esse mecanismo é chamado de meccanismo jaqstap, ele gera toda a mecânica e a bioquímica .................................... esse tipo de é chamado de ........... ligado a receptor enzimático. 
Aluno FCMPB 2013.2: Álef Lamark Alves Bezerra	Página 2

Outros materiais