Buscar

Ciência,Tecnologia e Educação nota corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO
NOVO
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
versão para impressão
PRISCILA GORETI DE OLIVEIRA - RU: 1081019 
Nota: 67
PROTOCOLO: 2016040810810197CFCE0
Disciplina(s):
Ciência, Tecnologia e Educação
Fundamentos da Educação a Distância
	Data de início:
	08/04/2016 17:59
	Prazo máximo entrega:
	08/04/2016 19:14
	Data de entrega:
	08/04/2016 19:14
Questão 1/3
Leia o texto a seguir:
 
“Outra geração de EAD foi desenvolvida “em torno das comunicações mediadas por computador”, no final do século XX com o desenvolvimento da Internet, permitindo, entre outros, o acesso a banco de dados e bibliotecas virtuais, videoconferências, comunicação síncrona e assíncrona, por meio de chats e e-mails e participação em fóruns de discussão (RUMBLE, 2000, p. 46-7).”
 
Revista Educação Online. Volume 5 - No 1 - Janeiro/Abril de 2011. Disponível em: file:///C:/Users/92005316/Downloads/193-593-7-PB.pdf Acesso em 04/02/2016
 
Após a leitura do texto e dos conteúdos abordados no livro-base, responda a seguinte questão:
 
De acordo com o avanço e aprimoramento da educação a distância, de que forma  a nomenclatura “Aprendizagem mediada pelo computador”, pode ser caracterizada   ?
 
Nota: 16.7
	A aprendizagem mediada pelo computador foi a fase iniciada na educação a distância pela utilização dos computadores e redes digitais como apoio para a educação e como suportes tecnológicos fundamentais para a educação a distância no Brasil. Inicialmente, nas décadas de 1970 a 1990 esta modalidade de ensino era somente uma instrução ou treinamento realizado com o apoio do computador, com seus significativos avanços tornou-se a educação com o recurso de computadores e redes digitais como suportes tecnológicos fundamentais, atuando tanto nas atividades presenciais como nas virtuais, alternando-se e combinando-se. Resposta disponível nas páginas 113 e 114 – capítulo 01.
 
Resposta:O movimento da informática na educação iniciou se nos anos 1970,de forma mais abrangente no setor administrativo das escolas,tanto privadas quanto públicas,com investimentos em sistemas eletrônicos de informação e de gestão. Na informatização da secretaria das escolas,buscou se,de fato,a reestruturação administrativa.Simão Neto (2002)O primeiro movimento que teve r
Questão 2/3
Leia o texto :
 
“Com a ajuda das tecnologias interativas, as atividades virtuais estão conseguindo aumentar a sensação de proximidade percebida pelos aprendizes. Uma videoconferência pode aproximar aluno e professor. Por meio de chats podemos aproximar alunos entre si. Com recursos de realidade virtual, é possível uma maior aproximação entre aluno e conteúdo de aprendizagem”.
 
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias entre ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010, p. 27.
 
A interação social comunicativa necessária para a aprendizagem na EAD inclui interações entre diferentes participantes do processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, explique os diferentes participantes do processo ensino-aprendizagem.
Nota: 33.3
	Professor, tutor e alunos.
Comentário: a interação social comunicativa necessária para a aprendizagem inclui interações entre diferentes participantes do processo ensino-aprendizagem que, na EAD, incluem professor, tutor e alunos. Sendo intencional, a interação é necessária para a coesão do grupo. (Página 33)
Resposta: Os participantes do processo ensino aprendizagem na EAD incluem professor,tutor e alunos. Sendo intencional,a interação é necessária para a coesão do grupo,isto é ,não acontece ao acaso ou de forma automática. Os participantes do processo ensino aprendizagem ouvem uns aos outros,trazem suas experiências e compartilham conhecimento. 
Questão 3/3
Leia o texto abaixo,
 
 Educação a distância é aprendizado planejado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação de um curso de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais.
 
MOORE, M. M. ; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007, p. 237)
 
Cada momento histórico apresenta características constitutivas para a EAD. Explique pelo menos uma característica  relacionando-as com as décadas  de 1970, 1980, 2000 e o Momento Atual.
Nota: 16.7
	Na resposta podem conter:
Comentário: Iniciativas de ensino por teleducação e a ênfase no ensino estava centrado no métodos de ensino apoiados pelas mídias – década de 1970
A ênfase dada é na aprendizagem, em cursos criados especialmente para essa modalidade, utilizando diferentes tecnologias, mas com organização e estrutura específica. Momento atual
Havia diferentes denominações para a EAD: e-learning (aprendizagem eletrônica ou on-line), blended learning (aprendizagem híbrida, já que parte dela é presencial) e flexible learning (aprendizagem flexível). Década de 2000
Publicação do primeiro volume sobre Educação a Distância, na qual apresentou algumas características dessa modalidade de ensino, tais como a separação física entre professor e aluno, a influência de uma organização educacional, o uso de mídias e a produção industrial.  Década de 1980
 
Resposta:Iniciado em 1967,com a criação do V Sistema Avançado de Comunicações Interdisciplinares(Projeto Saci)no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e mantido durante a década de 1970,o programa de teleducação pôde atingir escolas em todo o Brasil por meio de programas de rádio e televisão e de material impresso.As abordagens utilizadas na oferta de cursos em EAD até o final da década de 1980 eram as mesmas utilizadas ba educação presencial.A maior parte dos materiais didáticos eram impressos,traziam a mesma comunicação unidirecional e voltada apenas para a transmissão de conteúdos praticada nos cursos presenciais. Na década de 1990,algumas instituições e universidades estaduais começaram a pesquisar sistemas mais interativos para o uso da internet e da videoconferência na educação.A maioria dos providos como parte de projetos pilotos ou por pesquisadores individuais.Na verdade,somente algumas universidades tinham um centro ou departamento específico para a EAD. Em 2000,quatro grupos de trabalho foram criados para preparar a estrutura oprganizacional,a tecnologia e mídia interativa,o apoio operacional e o produto da UniRede Virtual.Também foi criada uma comissão,formada por representantes da Secretaria de Ensino Superior,da Secretaria de Educação á Distância,da Secretaria de Educação Tecnológica e Secundária,do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico e por professores das Universidades federais de Mato Grosso,Brasília,Pernambuco,Pará,e Paraná,para propor diretrizes para o desenvolvimento de projetos,padrões e procedimentos na organização de cursos de graduações virtuais. Em 12 de abril de 2000,o ministro da Ciência e Tecnologia indicou um grupo de trabalho para elaborar o projeto de infraestrutura que estabeleceria a Universidade Virtual Pública Brasileira (Uni Rede) com representantes do MEC,do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)e das universidades de Minas Gerais(MG),Rio de Janeiro(RJ),Rio Grande do SUl(RS),São Carlos(SP)e Campinas (SP).

Outros materiais