Buscar

2008 2 AP1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2008/2º
Disciplina: Formação Econômica Brasileira
Coordenador da Disciplina: Aléxis Toríbio Dantas
Gabarito
Aluno:_______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
 
Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
Falso ou verdadeiro (6,0 pontos) – (justifique a resposta quando falso).
O fato de não encontrar metais preciosos no Brasil no início da colonização facilitou a defesa do território americano nas mãos dos portugueses, pois a produção de cana-de-açúcar era pouco cobiçada pelas outras potências à época.
R: F
A mineração no Brasil foi a principal responsável pela passagem do centro econômico da região nordeste para o centro-sul brasileiro, principalmente em função da crise da economia açucareira do nordeste.
R: V
As invasões holandesa e francesa na costa brasileira foram as principais responsáveis pela crise das bases da economia colonial no Brasil, contribuindo decisivamente para o processo de independência.
R: F
A rápida expansão das exportações de café no Brasil resultou, em boa medida, das condições excepcionalmente favoráveis no que se refere aos recursos necessários para o seu cultivo nas regiões norte e nordeste, sobretudo na Amazônia, marco inicial da produção para o mercado externo.
R: F
A industrialização paulista determinou uma clara polarização espacial no Brasil e, conseqüentemente, o acirramento dos desequilíbrios regionais que vinham sendo observados.
R: V
O primeiro governo de Getúlio Vargas (Revolução de 30) marcou o fortalecimento do governo central frente aos governos estaduais, que perderam parcela substancial de sua autonomia, iniciando uma mudança significativa no papel do Estado na condução do desenvolvimento brasileiro.
R: V
O conceito de Industrialização por Substituição de Importações, de acordo com a visão desenvolvida pela CEPAL, é absolutamente coincidente com os fundamentos da Teoria dos Choques Adversos.
R: F
O Plano de Metas foi caracterizado pela implementação de um conjunto de políticas de combate à inflação ao final da década de 1950, além da adoção de mecanismos de política salarial concentradora de renda.
R: F
O conceito de Estado Desenvolvimentista surge, fundamentalmente, da compreensão de que a intervenção estatal, sobretudo na orientação do processo de industrialização de economias subdesenvolvidas, assumiria papel chave na superação do subdesenvolvimento.
R: V
As reformas monetária e financeira de 1964 no Brasil tiveram como principal determinante a necessidade de construir uma barreira à expansão desenfreada dos bancos no Brasil.
R: F
A CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) apregoava uma tendência à estagnação na economia brasileira na década de 60, fundamentalmente recorrente da concentração de renda e do baixo dinamismo do mercado consumidor.
R: V
Ao final dos anos 60, a estrutura econômica brasileira era muito semelhante àquela encontrada no início do século XX, com uma dinâmica determinada pela expansão das exportações de café como a principal atividade de geração de renda e emprego no país.
R: F
Explique de maneira sucinta as principais diferenças entre as bases de produção do café no oeste velho e no oeste novo paulista (2,0 pontos).
A resposta deve focar nas diferenças entre a imigração no sistema de parceria (suas motivações e limites) e no sistema de colonato, que permitiu o deslanche definitivo da cultura cafeeira em São Paulo.
3) Analise as características fundamentais das reformas monetária e financeira ocorridas no Brasil a partir de 1964, destacando seus objetivos e as medidas assumidas (2,0 pontos).
Com a reforma monetária, dois objetivos principais seriam alcançados:
(a) definir um quadro institucional de maior controle das operações monetárias, sobretudo na gestão da política monetária. O destaque foi a criação da ORTN e do Banco Central; 
(b) garantir melhor organização das funções de autoridade monetária, antes dividida entre a Sumoc e o Banco do Brasil, através da criação do Banco Central.
No que se refere à reforma financeira, os principais objetivos eram:
(a) garantir uma maior capacidade de transferência de recursos entre os agentes econômicos, com participação central das instituições financeiras. A especialização do sistema financeiro, criando instituições focadas em determinadas atividades, daria maior fluidez a essas;
(b) ampliar as oportunidades de investimento, em conseqüência, do crescimento econômico, por exemplo, com a constituição do Sistema Financeiro da habitação.

Outros materiais

Outros materiais