Buscar

AP3 FEB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Gabarito da AP3 de Formação Econômica Brasileira
Explique os principais determinantes internos da crise nas bases do sistema colonial brasileiro (2,5 pontos).
A crise do sistema colonial brasileiro resultou do conflito de interesses entre a metrópole e a classe produtiva e comercial atuante na colônia. O crescimento das relações de produção e comércio no interior da economia brasileira, especialmente a partir do avanço da exploração do ouro, determinou uma maior preocupação da metrópole com o controle das atividades econômicas da colônia e a tentativa de preservar seus ganhos extraordinários. Dessa forma, a interferência da metrópole nas atividades internas desenvolvidas na colônia foi o estopim da crise. A vinda da corte portuguesa para o Brasil – e a formalização dos tratados com a Inglaterra – precipitou o fi m das bases do pacto colonial, na medida em que as elites coloniais perceberam que poderiam obter maiores vantagens com a bandeira do livre comércio.
Associe: Imigração para cafeicultura – Expansão da produção e da exportação de café – Ampliação do mercado interno – Início da industrialização (2,5 pontos).
Imigração como forma de elevação da oferta de mão de obra, demandada pela expansão a atividade cafeeira. A partir do momento em que o sistema de colonato é implementado, inicia-se um processo de monetização da economia e conseqüente criação e expansão do mercado interno, favorecendo a industrialização.
Descreva e analise os determinantes da recorrente desvalorização cambial que marcou o início da República Velha no Brasil (2,5 pontos).
A política econômica da República Velha viveu dois momentos bem distintos, cujo marco divisório foi o governo Campos Sales, iniciado em 1898. O momento inicial foi marcado por uma recorrente desvalorização da taxa de câmbio, o que garantia aos cafeicultores a manutenção de sua renda em moeda nacional. Esse quadro implicava a continuidade da expansão das lavouras e, conseqüentemente, da oferta de café no mercado internacional, determinando uma grande queda dos preços do produto.
Examine os conceitos de pontos de estrangulamento e pontos de germinação e sua importância para a elaboração do Plano de Metas no governo Juscelino Kubitschek (2,5 pontos).
Pontos de estrangulamento expressam restrições de oferta efetivas e potenciais que deveriam ser atacados pelo plano.
Pontos de germinação representam setores capazes de irradiar crescimento para outros segmentos da economia, como a indústria automobilística e a construção de Brasília.

Outros materiais

Outros materiais