Buscar

grecia thau3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Slide 1
O período conhecido como helenístico foi um período de conquistas. Os sopros inspiradores da Grécia se disseminaram, nesta época, por toda uma região exterior conquistada por Alexandre Magno, rei da Macedônia. Com suas investidas bélicas ele incorporou ao universo grego o Egito, a Pérsia e parte do território oriental, incluindo a Índia. A troca cultural marcou essa expansão, a arquitetura grega foi disseminada e ‘adapatadas’ nessas regiões. Algumas cidades dominadas incorporam elementos da arquitetura grega, e as cidades novas que iam surgindo eram construídas com a mistura de arquiteturas e modelos. Inspirada diretamente na arte clássica, a arquitetura helenística manteve o uso das ordens gregas (dórica, jónica e coríntia) e a forma canónica do templo, como se verifica nos grandes templos construídos na Ásia Menor. Para além dos templos, o império helenístico teve necessidade de novas tipologias (ginásios, teatros, grandes palácios e altares monumentais) que respondessem à vontade de monumentalidade e às novas funções exigidas pela vida cultural e política do Império.
SLIDE 2
Influência da Arquitetura Grega na Romana
Os teatros, casas, templos e estatuas romanas são semelhantes as gregas na sua coloração,Na parte dos estabelecimentos, as colunas eram esculpidas com curvas, eram grandes, pesadas, e chamavam a atenção com sua beleza. Os estábulos eram feitos com essas mesmas características, o povo romano adorava tais jogos em que nele aconteciam. A ARQUITETURA GREGA BASEOU A ROMANA, MAS EXISTIAM SUAS DIFERENÇAS. ERAM TÃO SEMELHANTES QUE HOJE EM DIA USAMOS O TERMO ARQUITETURA CLASSICA, PARA INDICAR O ESTILO QUE IMPEROU NAQUELE PERIODO. 
SLIDE 3
Os historiadores consideram a Grécia antiga o berço da civilização ocidental moderna.. Os romanos incorporaram muito da cultura grega antiga em sua sociedade, incluindo a filosofia, leis, artes e arquitetura. Esta cultura se espalhou pela Europa e pelos romanos para a civilização moderna pelo expansionismo europeu. A profunda influência da arquitetura grega antiga perdura há mais de 2.000 anos e é vista em edifícios em toda a América moderna.
Slide 4
O primeiro passo para reconhecer a influência grega na arquitetura moderna é a compreensão das três ordens clássicas da arquitetura: dóricas, jônicas e coríntias. A característica mais reconhecível de cada ordem são as colunas usadas na construção de edifícios públicos e templos e residências.
Slide 5
A maioria das pessoas associa a arquitetura grega com grandes edifícios públicos e casas. A verdade é que a arquitetura grega e seus princípios de construção são incorporados na mais básica das construções. Na arquitetura grega, as colunas eram fixas em uma fundação de pedra e apoiavam a estrutura da construção. No topo das colunas a coroa, ou capital, e o ábaco apoiavam vigas horizontais chamadas de verga ou arquitrave.
.

Outros materiais