Buscar

Estudo Dirigido Imuno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – 2
IMUNOLOGIA
Professora Dra. Rubia Regina Gonçalves Sivieri
1. Quais são os tipos de linfócitos diferentes que podemos encontrar no sistema imunológicos caracterizados atualmente?
Os linfócitos, possuem três variações, sendo linfócitos B, linfócitos T e os linfócitos Natural Killer; produzidos pela medula óssea vermelha, através das células-tronco linfoides
2. Resumidamente que funções os diferentes linfócitos podem realizar na resposta imune?
Linfócito T - possuem a função de fabricar os anticorpos do sangue, atuando também na imunidade celular.
Linfócito B - são responsáveis pelo reconhecimento dos antígenos (corpos estranhos que entram no corpo humano). Produzem os anticorpos contra os antígenos.
Células NK (Natural Killers) - totalizam cerca de 10% dos linfócitos presentes no sangue. Possuem a capacidade de atacar e destruir células hostis ao corpo humano. 
3. Como a célula B desempenha suas diferentes funções na resposta imunológica?
A célula B possui um receptor de proteína (BCR) uma vez em que ocorre uma ligação entre a membrana celular e a imunoglobulina, esta molécula permite a distinção das células B entre outros tipos de linfócitos, e também é a principal proteína envolvida na ativação da célula B. Uma vez que a célula B encontra seu antígeno e recebe um sinal adicional da célula T auxiliar, ela pode se diferenciar em uma dos dois tipos de células B. 
Plasmócitos: produzem e secretam grandes quantidades de anticorpos, que ajudam na destruição dos microrganismos ligando-se a elas e tornando-os alvo para fagócitos e ativando o sistema complemento.
Células de memória B são formadas através da ativação de células B no encontro com antígeno específico durante a resposta imune primária. Estas células são capazes de uma vida longa, e podem responder rapidamente a uma segunda exposição ao mesmo antígeno.
4. Como atuam as diferentes classes de anticorpos na resposta imune?
Imunoglobulina A (IgA): é o tipo de imunoglobulina predominante em secreções como saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrintestinal, trato respiratório e geniturinário.
Imunoglobulina D (IgD): esse tipo de imunoglobulina é encontrado no sangue em concentrações baixas e a sua função ainda não está bem definida pelos cientistas.
Imunoglobulina E (IgE): presente em baixas concentrações, esse tipo de imunoglobulina é encontrado na superfície dos mastócitos, eosinófilos e basófilos, sendo muito importante no combate a parasitas helmintos e também às reações alérgicas.
Imunoglobulina G (IgG): esse tipo de imunoglobulina é produzido em larga escala, assim que ocorre o reconhecimento do antígeno, sendo ele o responsável pela memória específica contra determinado antígeno.
Imunoglobulina M (IgM): imunoglobulina encontrada principalmente no meio intravascular, sendo um tipo de anticorpo produzido em grandes quantidades nas fases iniciais das doenças. Também pode ser encontrada na superfície dos linfócitos B, realizando a função de receptor de antígenos.
5. Descreva a importância do processo de maturação para os linfócitos em geral.
No processo e maturação em geral vai ocorrer, proliferação das células imaturas e a expressão dos genes dos receptores de antígenos funcionais.
6. O que é tolerância imunológica e qual o seu papel no sistema imune?
A tolerância imunológica é o processo pelo qual o sistema imunológico não ataca o antígeno. Distingue o que é e o que não é estranho.
7. O que é apoptose? Como ela ocorre?
Conhecida como "morte celular programada”, é um tipo de "autodestruição celular" que ocorre de forma ordenada e demanda energia para a sua execução.
Diminuição da célula com agregação dos componentes celulares, o que deixa a célula bastante eosinofílica. O núcleo celular muda de aspecto, a cromatina se prende à carioteca e toma um aspecto mais denso, além disso pode ocorrer a fragmentação do núcleo. Formam-se bolhas de citoplasma partindo da membrana plasmática celular que se desprendem e formam corpos apoptóticos. Eles serão então reconhecidos e fagocitados por leucócitos. Alguns destes corpos apoptóticos podem conter fragmentos de material genético
8. O que é anafilaxia? Como ela ocorre?
Anafilaxia é uma reação alérgica aguda e muitas vezes grave, que começa subitamente, entre menos que um minuto e até umas poucas horas após a exposição a um alérgeno ao qual a pessoa desenvolveu um tipo de hipersensibilidade, e que se não for socorrida rapidamente, pode ser fatal.
Diferentes tecidos do corpo liberam histamina e outras substâncias que causam uma verdadeira “tempestade” fisiológica que desorganiza todo o funcionamento orgânico, gerando vários sintomas.
9. O que doença auto imune? Como ela ocorre?
Autoimunidade é a falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada de auto tolerância, que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo.
São doenças que surgem quando a resposta imunitária é efetuada contra alvos existentes no próprio indivíduo. Respostas autoimunes são frequentes, porém transitórias e reguladas. A autoimunidade como causadora de doenças não é frequente, uma vez que existem mecanismos que mantêm um estado de tolerância aos epítopos do próprio organismo. As doenças autoimunes têm etiopatonogênese complexa e multifatorial.
10. Faça um resumo sobre um dos temas dos seminários apresentados, com exceção do apresentado pelo seu grupo. O resumo deve apresentar uma breve introdução, corpo e conclusão.
Alergia
Dentro do nosso corpo há um impressionante mecanismo de proteção, chamado sistema imunológico. Ele foi elaborado para defendê-lo de milhões de bactérias, micróbios, vírus, toxinas e parasitas. O sistema imunológico funciona 24 horas por dia e age de modos diferentes, porém trabalha quase sem ser notado. Só notamos nosso sistema imunológico quando ele falha por alguma razão ou, quando ele faz alguma coisa que produz um efeito colateral que podemos ver ou sentir.
Quando você se corta, vários tipos de bactérias e vírus entram no seu corpo através da abertura na pele. Quando entra uma farpa na sua pele e você fica com ela alojada, ela é identificada como um corpo estranho. Seu sistema imunológico responde e elimina os invasores enquanto a pele cicatriza e sela o corte. Em casos raros o sistema imunológico falha e o corte infecciona. Ele inflama e fica cheio de pus. A inflamação e o pus são efeitos colaterais do sistema imunológico fazendo o seu trabalho
Quando um linfócito encontra uma partícula ou célula com moléculas que identificam o alérgeno como um invasor externo, ele executa uma versão microscópica de pegar as digitais e fazer foto de identificação do invasor. Como estes invasores externos provocam a produção de anticorpos, eles são chamados de produtores de anticorpos ou antígenos. Após a célula B identificar um antígeno, ela retorna para o gânglio linfático, se transforma em plasmócito e produz anticorpos especialmente projetados para lutar contra aquela ameaça específica. Existem cinco tipos básicos de anticorpos chamados imunoglobulinas, ou Igs. Cada imunoglobulina é classificada por tipo, tendo uma letra como sufixo. No caso da alergia a IgE é responsável. 
Embora os mastócitos sejam encontrados no tecido conjuntivo e os basófilos sejam um tipo de glóbulos brancos do sangue, ambos têm algo em comum para quem sofre de alergia. Eles contêm histamina, uma arma importante no arsenal do corpo humano para a luta contra as infecções. Infelizmente, quando liberada de forma inadequada ou em doses muito altas, a histamina se torna uma substância devastadora.
Após a exposição sensibilizante, demora entre uma semana e dez dias para que os mastócitos e os basófilos fiquem carregados com os anticorpos IgE. Então, se houver contato com o alérgeno novamente, este desencadeará um efeito dominó destrutivo dentro do sistema imunológico, chamado de cascata alérgica. Uma sequência de eventos irá ocorrer: os anticorpos IgE se fixam na parede dos mastócitos e reconhecem os alérgenos;os anticorpos IgE reagem ligando-se aos alérgenos enquanto permanecem grudados aos mastócitos ou aos basófilos; esta ligação alerta um grupo especial de proteínas, chamado de complemento, que circula no sangue.

Outros materiais