Buscar

Psicomotricidade - Exercícios psicomotores.

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá.
 UNESA
 Psicomotricidade — Fatores psicomotores
 Atividades infantis para os setes fatores psicomotores.
Amanda C.Lima
201602319448
Psicomotricidade 
Profa: Sônia Pabst 
O que é psicomotricidade?
”É um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.” 
— Associação Brasileira de Psicomotricidade.
O que são os fatores psicomotores?
''Tomando como referência o modelo neuropsicológico de Luria, consideram-se , então, esses 7 elementos básicos básicos da psicomotricidade: , equilibração, lateralização, noção de corpo, estruturação espácio-temporal, praxia global e praxia fina, que se encontram interligados em estreita relação. Em termos ontogénicos também se confirma a hierarquização vertical do modelo luriano. ''
— Fonseca (2007)
 I — Tonicidade: É a tensão fisiológica dos músculos que garante equilíbrio estático e dinâmico, coordenação e postura em qualquer posição adotada pelo corpo, esteja ele parado ou em movimento. 
A) Balanço de circo. 
a.1—Para essa atividade vamos presisar amarrar uma corda nas extremidades do cabo e pendura-ló proximo ao chão sobre uma superfície macia, feito isso peça para a criança segurar o cabo e se balançar para frente e para trás.
B) Amarrar um pneu em uma corda e pedir para a criança puxa-ló pelo local disponivel.
b.1—Atividade recomendada para criança de menas idade.
II — Equilibração: Reúne um conjunto de aptidões estasticas e dinâmicas abrangendo o controle postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção.
A) Pular as latas amarelas e se equilibrar nas latas vermelhas. 
a.1— Para esse exercício pode se usar latas de leite pintadas das determinadas cores.
a.2— As latas podem ser substituidas por baixos quadrados quando for se trabalhar com crianças de menos idade. 
B) Uma trilha de quadrados de EVA na qual a cada quadrado a criança deve jogar a bola para cima e pega-lá.
III — estruturação espácio-temporal: É a capacidade de orientar-se adequadamente no espaço e no tempo. Para isso, é preciso ter a noção de perto, longe, em cima, embaixo, dentro, fora, ao lado de, antes, depois. 
A) Circuito.
 a.1—Um pequeno circuito que a criança deve dar uma estrelinha sobre o primeiro elástico e passar por debaixo do segundo. (os elasticos podem ser amarrados nos pés de uma cadeira.) 
B) Recriação de mapas.
 b.1 —Dar mapas para as crianças recriarem com objetos que vão ser disponibilizados para ela. (Exp. Cones de trânsito, banboles e cadeiras.) 
IV — Noção de corpo: É a representação mental inconsciente que fazemos do nosso próprio corpo.
A) Reconhecendo as partes simples do corpo.
a.1— Peça para a criança mostrar em sí as partes de seu corpo, primeiro a criança deverá fazer isso de olhos abertos e quando voltar a fazer deverá fechar os olhos e indicar o local pedido.
B) Trabalhando com os olhos.
b.1— Em pé ou sentado a criança acompanha com os olhos sem mexer a cabeça, um objeto que se desloca.
V — Lateralidade: É o uso que as pessoas fazem de uma das duas partes do seu corpo. 
A) Lateralidade e quantidade.
 a.1— A criança colocará passarinhos na árvore,e, para isso, irá escolher um cartão que indicará a quantidade e o lado que deverá colar no painel -Direito ou esquerdo. Ex: 2D e 4E 
a.2— Para crianças menores as letras podem ser trocadas por bolas coloridas indicando o direito e o esquerdo. Ex: 1(bolinha vermelha/direita ou verde/esquerda) 
B) Seu mestre mandou.
 b.1— Deverá ser dadas ordens como: “A porta está do seu lado direito. Vá abri-la!” ou “As janelas estão do seu lado esquerdo. Feche uma delas.”.
VI — Praxia fina: Potencialidade de movimento das mãos. Caracterizado como a unidade motora mais complexa.
A) Trabalhar com massinha com a criança: 
a.1— Deve pedir para que elas formem um disco com as bolas de massinha as amassando com cada uma das mãos. Feito isso, terá que pedir para as crianças fazer o caminho oposto, transformando os discos em bolas.
B) Custura:
b.1— Dado um quadrado de EVA com furos em suas laterais e barbate para a criança o orientador deverá pedir para que ela passe o barbante pelos furos da forma que achar certo, feito isso peça para ela trocar com outra criança e a diga para desfazer o trabalho uma da outra.
VII — Praxia Global: É a colocação em ação simultânea de grupos musculares diferentes, com vistas à execução de movimentos amplos e voluntários.
A) Tiro ao alvo.
a.1— Na parede deverá prender pedaços de papeis de cores e tamanhos diferentes. O orientador deverá pedir para que a criança jogue a bola no papel em que tenha a mesma cor do que a bola.
B) Frisbe.
b.1— Peça para as crianças formarem um par e darem de ínicio dois passos longos para trás. Após a cada quatro lances deve se pedir para a criança recuar mais dois passos e assim -de dois em dois- até a criança completar 10 passos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes