A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Questões Processo de trabalho em SS II

Pré-visualização | Página 1 de 4

Questões Processo de trabalho em SS II
P. As transformações no Mundo do trabalho repercutem nas demandas nas quais o Serviço Social atua, bem como repercutem na própria inserção do Assistente Social no mercado de Trabalho. Há pouco tempo houve grandes repercussões na forma como os Assistentes Sociais estavam inseridos no ambiente de trabalho no que diz respeito a sua carga horária de trabalho. Ainda hoje existem diversos debates para fazer valer o que definiu a Lei 12.317 de 27 de agosto de 2010 que redefiniu a carga horária que foi legalmente votada para: R - 30 horas semanais sem redução de salário. 
P. Os condicionantes externos da prática profissional são aqueles fatores que não dependem apenas do sujeito profissional. Todos abaixo são condicionante externos, exceto qual? R - Capacidade de leitura da realidade 
P. A financeirização da economia, característica basal da reestruturação produtiva, está relacionada diretamente a qual característica, abaixo, que também se aplica as mudanças no mercado profissional do Assistente Social? R - O aumento do desemprego 
 
 P. Sobre o terceiro setor, assinale a alternativa correta: R - É um setor diferente do Estado e do mercado, não-governamental e sem fins lucrativos, e, em tese, voltado ao desenvolvimento social. 
P. Em qual das opções abaixo existem três das propostas neoliberais para a contra-reforma dos programas sociais que interferem diretamente no processo de trabalho do Assistente Social? R - focalização, descentralização e privatização 
P. A respeito da atividade do profissional do Serviço Social, é correto afirmar que: R - Como profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho, o Serviço Social não se auto-determina, isto é, não se pode entender a origem histórica da profissão olhando-se exclusivamente para ela mesmo. 
 P. Iamamoto infere que há uma tendência à homogeneização dos circuitos do capital, dos modos de dominação ideológica e dos objetos de consumo em um mercado mundial de fato unificado, e que se daria por meio de que: R - Da tecnologia e da multimídia 
P. ¿Essa dupla dimensão que caracteriza o Serviço Social desafia os profissionais a enfrentá-la cotidianamente no complexo tecido das organizações em que atuam. Este enfrentamento exige uma equipagem teórico ¿metodológica a altura de sua complexidade. É nesse ponto que a categoria de mediação aporta uma enorme contribuição ao desvendamento dos fenômenos reais e à intervenção do assistente social (Pontes ,1995,p. 43)¿. Baseado na leitura, assinale a alternativa correta: R - Como possui uma dimensão interventiva, o profissional do Serviço Social precisa dispor de um conhecimento da realidade em sua complexidade. 
P. Qual a cidade e qual o ano que surgiu a primeira escola de Serviço Social no Brasil na década de 30? R - Na cidade de São Paulo em 1936 PUC-SP 
P. A escolha do como fazer, a definição das técnicas e instrumentos que serão utilizados sobre uma determinada situação, depende da capacidade ________________ do trabalho do assistente social. A dimensão técnico-operacional constitui-se, portanto como __________ do trabalho consciente e sistemático do sujeito profissional sobre o objeto de sua_____________, tendo em vista o alcance dos objetivos propostos. Complete: R - intelectiva e ontológica; componente; intervenção 
 P. Os instrumentos e técnicas não podem se mais importante que os objetivos da ação profissional. Se partirmos do pressuposto que cabe ao profissional apenas ter habilidade técnica de manusear um instrumento de trabalho, o assistente social perderá a dimensão do porquê ele está utilizando determinado instrumento. Sua prática se torna: R - Mecânica. 
P. O prática profissional é partícipe do processo de trabalho, que se organiza conforme as exigências econômicas e sócio-políticas do: R - Processo de acumulação. 
P. Para que o profissional, Assistente Social, desenvolva sua intervenção com êxito e qualidade se faz necessária à reconstrução ontológica de seu objeto de intervenção profissional. Este profissional necessita de uma tríade e através desta busca-se o entendimento do espaço de intervenção do assistente social como um campo de mediações que se estruturam sobre determinações históricas ¿ sociais constitutivas dos complexos sociais. Essa tríade esta disposta na alternativa: R - Singularidade, universalidade, particularidade. 
P. Entende-se por intenção de ruptura tratada por José Paulo Netto como: R - Uma tendência significativa na profissão , em que pese sua heterogeneidade dada pela presença de diversas vertentes do marxismo no seu interior.. 
 
P. Complete a frase retirada do Livro da Professora Yolanda Guerra ¿ A Instrumentalidade do Serviço Social. ¿Essa ¿mitificação de como fazer profissional, que desde....... tem se constituído num dos dilemas intelectuais da profissão, tem como base de sustentação uma concepção de Serviço Social como disciplina de aplicação de conhecimentos ou tecnologias social, de forte raiz racionalista.¿ R - Desde a década de 70
P. Quando a profissão de Serviço Social nasceu seus órgãos reguladores tinham outra nomenclatura. Marque a opção que representa a nomenclatura antiga antes de se tornarem CFESS e CRESS. R - c) CFAS e CRAS 
P. O que determina o uso de um instrumento? R - as demandas postas pelo usuário
 
P. ¿Tal conceito, desenvolvido por Marx, se revela primeiramente pelos elementos físicos, energia e transformação, que colocadas sob um mesmo processo de submissão à ação humana , provocam mudanças em objetos¿ Desta forma, o que significa Processo de Trabalho para Marx? R - É o espaço em que ocorre a interação do homem com o mundo natural que é objetivado em valores de usos no modo de produção capitalista. 
P. Complete a frase: O Serviço Social deve ser visto num caráter contraditório da prática profissional, como produto das relações sociais. A prática profissional não deve ser considerada isoladamente em si mesma, pois é determinada por condicionantes____________e____________ da profissão. R - Internos e externos. 
P. A formação profissional do assistente social hoje, de acordo com o projeto ético político da profissão, contempla dois elementos primordiais: R - a questão social, como base de fundação sócio-histórica do Serviço Social, e a prática profissional como trabalho cujo objeto são as múltiplas expressões da questão social. 
P. Tal conceito, desenvolvido por Marx, se revela primeiramente pelos elementos físicos, energia e transformação, que colocadas sob um mesmo processo de submissão à ação humana , provocam mudanças em objetos. Desta forma, o que significa Processo de Trabalho para Marx? R - É o espaço em que ocorre a interação do homem com o mundo natural que é objetivado em valores de usos no modo de produção capitalista. 
P. Iamamoto (2009) em seu estudo acerca dos espaços sócio ocupacionais do assistente social, ressalta como parte do perfil profissional uma característica histórica, sendo ela: 
R - O Estado é o maior empregador dos assistentes sociais, sendo os entes municipais os espaços de maior absorção destes profissionais. 
P. Podemos afirmar que o trabalho do Assistente Social desenvolve-se dentro do Campo: R - Político-Ideológico 
P. (Petrobrás- 2006) As novas demandas que estao sendo postas ao Serviço Social, requerendo novas competências dos assistentes sociais, exigem que o foco da atenção e da análise dos profissionais se volte, prioritariamente, para: R - A dinâmica da sociedade civil. 
P. A profissão de Serviço Social tem como base de fundação sócio histórica do Serviço Social a ------------------------. Entendida como conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista, as contradições entre a classe que explora e aquela que é explorada. R - A questão social 
P. Qual é a opção que melhor define a visita domiciliar, instrumento importante da prática profissional? R - deve ser agendada com o usuário, somente caso haja a

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.