Buscar

Introdução a anatomia e fisiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anatomia e Fisiologia Humana Comparadas.
A disciplina de Anatomia e Fisiologia comparada. 
Trata das principais estruturas anatômicas e fisiológicas do corpo humano , com especial atenção ao reconhecimento da nomenclatura e posição anatômica; planos, eixos e conceitos sobre a construção geral do nosso corpo: sistemas ósseo, articular, muscular, circulatório e respiratório, explorando fundamentalmente as noções de forma e relações entre estruturas. Análise da evolução anatômica. Terminologia anatômica. Estudo morfo -funcional do sistema tegumentar, esquelético, nervoso, digestivo, circulatório, respiratório, excretor, endócrino e reprodutor dos Chordata
Planos Anatômicos
	Para efeitos de estudo utilizam-se vários planos de divisão do corpo, os chamados planos anatômicos:
Plano Sagital mediano - É um plano imaginário que passa longitudinalmente através do corpo e o divide em metades direita e esquerda; 
 Plano Frontal ou Coronal- É todo plano que intercepta o plano sagital mediano em ângulo reto e divide o corpo em metades anterior e posterior.
Plano Transversal ou Horizontal - Todo plano que divide o corpo em metades superior e inferior.
Divisão do Corpo Humano
O corpo humano divide-se em cabeça, tronco e membros.
Cabeça - A cabeça é dividida em duas partes: crânio e face. Uma linha imaginária passando pelo topo das orelhas e dos olhos é o limite aproximada entre estas duas regiões.
Divisão do corpo humano
O corpo humano divide-se em cabeça, tronco e membros.
Cabeça - A cabeça é dividida em duas partes: crânio e face. Uma linha imaginária passando pelo topo das orelhas e dos olhos é o limite aproximada entre estas duas regiões.
Tronco - O tronco é dividido em pescoço, tórax, abdome e pelve.
Pescoço - Contém varias estruturas importantes. É suportado pela coluna cervical que abriga no seu interior a porção cervical da medula espinhal.
Tórax - Contém no seu interior, na chamada cavidade torácica, a parte inferior do trato respiratório (vias aéreas inferiores), os pulmões, o esôfago, o coração e os grandes vasos sangüíneos que chegam ou saem do coração.
 
Abdome - Está separado internamente do tórax pelo músculo diafragma e contém basicamente órgãos do aparelho digestivo e urinário, portanto da digestão e excreção.
Pelve - Liga o abdome aos membros inferiores e contém, na chamada cavidade pélvica, a porção distal do tubo digestivo e do aparelho urinário e o aparelho reprodutor masculino e feminino.
Membros - O corpo humano possui um par de membros superiores e um de membros inferiores.
Divisão do corpo humano
 Todas as células do organismo humano necessitam de um suprimento de oxigênio e outros nutrientes para obter energia, para manter sua integridade estrutural e para sintetizar as substâncias essenciais à sua função e à do organismo.
Sistema respiratório
Vias aéreas
Vias Aéreas - O caminho que o oxigênio faz do meio ambiente até a célula é longo e se inicia pelas vias aéreas. As vias aéreas se dividem em superiores e inferiores.
Vias Aéreas Superiores - São compostas pela cavidade nasal, cavidade oral e faringe. O ar passa inicialmente através das cavidades nasais onde é filtrado, aquecido e umedecido.
Vias aéreas inferiores - São formadas pela laringe, traquéia, brônquios e brônquios. A laringe é uma estrutura complexa formada por ossos e cartilagens e contém as duas cordas vocais e os músculos responsáveis pelo seu funcionamento.
Fisiologia da respiração
A respiração é o processo biológico através do qual ocorre a troca de oxigênio e gás carbônico entre a atmosfera e as células do organismo. Possui dois componentes: a ventilação e a perfusão. A ventilação é o processo mecânico através do qual o ar rico em oxigênio entra pelas vias aéreas até os pulmões e o ar rico em dióxido de carbono segue o caminho inverso. A perfusão consiste na passagem do sangue pelos capilares alveolares pulmonares para captar o oxigênio do ar alveolar e liberar o dióxido de carbono para ser excretado.
Aparelho Circulatório (C) - O aparelho circulatório (cardiovascular) é o responsável pela circulação do sangue através de todo o organismo. Seus componentes são o sangue, o coração e os vasos sanguíneos.
Sangue - É um fluido complexo composto de uma parte líquida e de elementos celulares. A parte líquida do sangue é chamada de plasma e contem várias substâncias entre as quais os anticorpos e os fatores da coagulação. Os elementos celulares são as hemácias (glóbulos vermelhos ou eritrócitos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.
Coração - É a bomba que promove a circulação do sangue através dos vasos sangüíneos. É um órgão oco, composto de um tipo especial de músculo involuntário, o músculo estriado cardíaco, é do tamanho aproximado de um punho fechado.
Vasos sanguíneos – São as artérias, arteríolas, capilares, veias e vênulas.
Artérias - São os vasos que saem levando sangue do coração para a circulação pulmonar ou sistêmica. A principal artéria do organismo é a aorta.
 
 
Sistema Nervoso - O sistema nervoso se distribui por todos tecidos do organismo humano. E responsável pela regulação e integração da função dos órgãos, pela captação de estímulos do meio-ambiente e é sede de todas atividades mentais e comportamentais humanas. Devido à sua função essencial à vida, a principal parte dele está bem protegida dentro de estruturas ósseas. Ainda assim está sujeito a lesões e de fato aproximadamente metade das mortes por trauma decorrem de lesões do sistema nervoso.
Meninges cranianas
Anatomicamente o sistema nervoso é dividido em duas partes: o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. Funcionalmente o sistema nervoso é dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso somático regula as atividades sobre as quais há controle voluntário, enquanto o sistema nervoso autônomo regula as atividades involuntárias essenciais ao funcionamento do organismo
Sistema nervoso central
O sistema nervoso periférico é composto de 31 pares de nervos que saem da medula espinhal (nervos raquidianos) e 12 pares de nervos que saem do crânio (nervos cranianos). A cada espaço Intervertebral, desde a primeira vértebra cervical até a quinta sacral, de cada lado da medula espinhal se origina uma raiz nervosa que sai do canal medular através de um orifício chamado de Forame Intervertebral. Os nervos raquidianos apresentam Fibras sensitivas e motoras. As Fibras sensitivas trazem para a medula espinhal os impulsos sensitivos provindos da pele e outros órgãos e as fibras motoras levam os impulsos a medula espinhal para os músculos.
Sistema nervoso autonomo
Também chamado de sistema nervoso vegetativo ou involuntário. Controla as funções vegetativas involuntárias do corpo humano, independentemente da consciência e da vontade. Entre estas funções se encontram a regulação do aparelho cardiovascular, do processo digestivo, da respiração e do funcionamento renal.
O sistema nervoso autônomo exerce sua função reguladora através de dois subsistemas de função antagônica e complementar: o simpático e o parassimpático. O simpático é responsável pela constrição vascular, aumento da freqüência cardíaca e dilatação pupilar, entre muitas outras funções. O parassimpático, por sua vez, é responsável pela vasodilatação, diminuição da freqüência cardíaca e contração pupilar.
Sistema endócrino
Não faz parte do sistema nervoso, mas também possui uma importante função reguladora. E um sistema formado por vários órgãos chamado de glândulas endócrinas e que produzem substâncias chamadas de hormônios responsáveis pela regulação do metabolismo e de fenômenos como o crescimento e diferenciação sexual. Como quase todas as glândulas pequenas, dificilmente elas são lesadas em traumatismos.
Hipófise: do tamanho de uma ervilha. Situa-se na base do crânio e regula a atividade de todas as outras glândulas endócrinas.
Tireóide: situada
no pescoço; controla a intensidade do metabolismo.
 Paratireóides: Regulam o metabolismo do cálcio; são diminutas e situam-se atrás da tireóide.
Adrenais: também chamadas de suprarrenais porque se situam sobre os rins. Produzem vários hormônios que regulam o metabolismo dos carboidratos, lipídeos, proteínas, água, sódio e potássio. Certos hormônios atuam em situações de estresse como a adrenalina e a noradrenalina.
llhotas de Langerhans: situam-se no pâncreas e produzem a insulina.
Gônadas: também denominadas glândulas sexuais. São os testículos e ovários e produzem os hormônios responsáveis pela diferenciação sexual.
ABDOME e PELVE - O abdome contém os principais órgãos do aparelho digestivo, do aparelho urinário, parte do aparelho reprodutor e endócrino e também grandes vasos arteriais e venosos. A cavidade abdominal está separada da cavidade torácica pelo músculo diafragma e se continua inferiormente com a cavidade pélvica. A separação entre a cavidade pélvica e a abdominal é um plano imaginário que passa pelo púbis e o sacro. Seus outros limites são os músculos da parede ântero-lateral do abdome, a musculatura dos ilíacos e a coluna vertebral.
Sistema digestório
Aparelho digestório - É o conjunto de órgãos responsável pela digestão e absorção dos alimentos. Se inicia na boca e termina no anus. Compõem-se do tubo digestivo e de glândulas acessarias. Os órgãos do tubo digestivo são a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado.
Sistema urinário
Aparelho urinário - O aparelho urinário promove a filtragem de todo o sangue do organismo retirando resíduos provenientes do metabolismo celular. Estes resíduos precisam ser eliminados porque são tóxicos se acumulados no organismo. E composto pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.
Sistema reprodutor
Destina-se à perpetuação da espécie. Compõem-se de: órgãos responsáveis pela produção das células reprodutoras e dos hormônios sexuais, órgãos destinados à realização da cópula ou ato sexual e, na mulher, órgãos destinados a abrigar o embrião desde a sua concepção até o nascimento.
Aparelho reprodutor masculino
Aparelho reprodutor feminino
obrigada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes