Buscar

Trabalho de Química Verde

Prévia do material em texto

Trabalho de Química Verde
Nomes: Data: 29/06/2015
Nátalia Bielemann
Projeto Vênus
O projeto Vênus é uma ideia de Jacque Fresco, que nasceu em 13 de março de 1916, projetista industrial, engenheiro social, escritor, professor e futurologista inventor. Com as suas ideias ele pretende beneficiar o maior numero de pessoas possível. O projeto Vênus iniciou-se por volta dos anos 70 por ele e sua esposa Roxanne Meadows. Tem como objetivo ajudar a sociedade com seu projeto de cidades sustentáveis, eficiência energética, gerenciamento de recursos naturais e automação avançada.
O projeto Venus utilizar ciência e tecnologia em beneficio da humanidade e na restauração e proteção do meio ambiente. O projeto pretende criar cidades totalmente novas ao Ives de preservar ou restaurar as antigas, há no projeto um planejamento geral para elevar o padrão de vida.
A tendência de aumentar a população no planeta para quase o dobro é grande, como consequência a demanda por recursos naturais aumentara. Alimentos, energia e água serão os recursos mais procurados, recursos que hoje em dia estão sendo consumidos mais rápidos do que o planeta pode os renovar. O sobrepovoamento, a falta de energia, o aquecimento global, a poluição ambiental, a escassez de água, as catástrofes econômicas, a propagação de doenças incontroláveis e a substituição de pessoas por maquinas deve ser motivo de preocupação pra todos nós.
Como se já não fosse um grande problema no planeta a exploração da terra, retirando dela alem do que ela e capaz de oferecer,há também a competição entre os seres humanos, ou seja, um comportamento não adequada entre a sociedade. Guerras, brigas, competição, ódio, sempre existiram, deixando consequências, e é algo que também deve ser controlado para que todas possam conviver em harmonia.
O dinheiro foi apontado como causador de muitos problemas e diferenças na sociedade, tanto em textos como em vídeos sobre o projeto Venus, disponíveis na internet. Tudo que as pessoas fazem está relacionado com quanto de dinheiro as pessoas tem, tudo que se pretende fazer é necessário dinheiro, que hoje em dia é mecanismo de corrupção e está nas mãos de poucos. Há muito desigualdade, enquanto alguns trabalham por pouquíssimas horas e ganham muito, outros precisam ate mesmo de dois empregos para sobreviver. O dinheiro gera muitas preocupações como aluguel, desemprego, impossibilidade de casa própria.
Visando melhorar todos os problemas da sociedade o projeto Venus propõe uma visão do que será o futuro com uma alternativa sustentável, diferente dos sistemas políticos, econômicos ou sociais já vividos. A ideia é baseada em pesquisa experimental durante anos de estudos.
Há muitos problemas pra resolver que nem mesmo colocando as pessoas mais honestas em cargos políticos, não seriam solucionados. Enquanto o lucro for o objetivo será difícil melhorar a situação de todos.
O projeto já esta dividido em quatro fases. A primeira fase já esta em andamento, que é a construção de um centro de pesquisa na Florida para divulgar o projeto Venus, principalmente para fazer com que o publico comece a pensar no projeto e se comova. A segunda fase do projeto Venus é a produção de um filme, mostrando como que seria o mundo se o projeto Venus estivesse aplicando suas propostas, proporcionando uma ideia positiva da sociedade, mostrando que todos podem ter uma convivência já que todos são habitantes da mesma casa, o planeta Terra. A terceira fase é o teste das propostas, através da construção de uma cidade experimental, que já esta em andamento. Essa fase conta em média aproximadamente com dezoito principais objetivos e metas, das quais três entre elas são:
Desenvolver e usar fontes de energia limpas e renováveis;
Substituir economias nacionalistas baseadas em dinheiro por uma economia baseada em recursos.
Superar o nacionalismo, o fanatismo e o preconceito através da educação. 
Pode se perceber que esses três objetivos envolvem meio ambiente, economia e educação social.
E por último, a quarta e o última fase, pretende receber as pessoas nas cidades para pesquisas experimentais construídas na terceira fase para informá-los sobre como seria o novo estilo de vida não nocivos ao meio ambiente, possibilitando uma tecnologia computacional avançada e outras inovações.
Como já mencionado anteriormente, o dinheiro é a causa das maiorias dos problemas que temos hoje em dia. A eliminação da economia baseada em dinheiro é importante no projeto para que seja possível uma economia baseada em recursos. Para o fundador, com o progresso da tecnologia mais recursos serão possíveis para mais pessoas, gerando uma abundancia de produtos diminuindo a competitividade. Nessa ideia de Jacque Fresco, não haveria necessidade de dinheiro ou qualquer outro sistema que o envolva. Assim, tudo que existe seria de acesso a qualquer cidadão, acabando com a desigualdade, fome entre outros. Nessa ideia, cada pessoa iria fazer o que realmente gosta em questão de trabalho, ao invés de ficar com cargos que fazem-nas ganhar mas dinheiro, porem não gostam do que exercem, dessa forma haveria satisfação pessoal ao invés de felicidade por aquisição de riqueza e poder. Ao acabar com as desigualdades e todos viverem do mesmo modo, a maioria dos crimes cometidos com frequência, ganância e violência acabariam. O dinheiro só é importante quando os recursos já estão escassos, entretanto, com as pesquisas feitas o fundador do projeto acredita que não precisamos de dinheiro para sobrevivência, pois todos os recursos que tem no mundo seriam suficientes para proporcionar uma boa vida a todos.
O desemprego gerado hoje em dia devido a substituição das pessoas por maquinas inteligentes não seria um motivo de preocupação, mas sim proporcionaria mais tempo livre para as pessoas. Sem dividas o medo do desemprego não existira, seria possível fazer o que se gosta. O estresse físico e mental não seriam tão comuns. 
A escolha de aceitar esse novo modo de viver sugerido pelo projeto Venus e totalmente nossa. É possível que aos poucos os seres humanos consigam mudar seu modo de pensar. Ninguém nasce com ganância, preconceito, fanatismo, patriotismo e ódio. Estes são padrões de comportamento aprendido com o tempo, portanto se o jeito de viver for alterado é possível construir um novo comportamento. Se não houver mudanças, guerra, pobreza, fome, crime, desigualdade continuarão a existir. Mas com a união de toda a humanidade será possível evoluirmos para um padrão melhor de vida, proporcionando um modo melhor de viver a todos. Portanto, esse projeto Venus pode ser uma ótima ideia se aceitado por todos, para que o planeta Terra e todos seres humanos que a habitam saia do estado péssimo em que se encontra, se a ideia não entrar em pratica logo pode ser muito tarde para reparar os danos causados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes