Buscar

Comentário sobre o filme maus habitos

Prévia do material em texto

Comentário sobre o filme “Maus Hábitos”
Elena é uma mulher de meia idade, casada, perfeccionista e bem sucedida, que ao longo do filme se mostra anoréxica, bulímica e viciada em exercícios. Ela possui uma filha com sobrepeso chamada Linda e se enoja dela por este motivo, fazendo-a passar por situações desgastantes, expondo-a como motivo de vergonha. A forma como a criança encara o desprezo da mãe é inicialmente de concordância, se culpando pelo sobrepeso e chegando a julgar a fome como algo errado, mas com o tempo percebe o problema pelo qual a mãe está passando. Elena perde o cabelo, desejo sexual, características femininas e acaba morrendo.
Alguns personagens ligados diretamente à elas trazem histórias interessante, como o amigo de Linda também com excesso de peso que ensina uma forma desenvolvida por ele para “comer” e não engordar, mastigando e cuspindo a comida. Gustavo, marido adúltero de Elena torna a comida um fetiche, ingerindo-a compulsivamente com sua amante Gordinha, sem perceber que sua mulher precisava de tratamento. Matilde é freira em um convento do qual Linda frequenta e ganha um papel importante na história.
A freira sofre de psicose, acreditando possuir um certo controle sobre o ambiente, adquirido pela fé. Esta crença inicia-se pois ao ver seu tio engasgando quando jovem, rezou e o viu desengasgar graças ao Gustavo, que realizou a Manobra de Heimlich. Crente de seu poder, Matilde inicia um jejum para cessar a chuva em sua cidade e essa privação de alimento vai se prolongando e tronando-se um transtorno alimentar. O problema se torna evidente em algumas cenas, como quando ao morder uma maça ela sente o prazer proporcinado pelo sabor e a culpa pela ingestão. Como resultado, Matilde acaba internada e percebe que seu corpo não pode mudar situações do mundo externo.
O filme aborda o quão presente estão os transtornos alimentares em diversos ambientes, desencadeados por motivos diferentes, mostra como a realidade destas pessoas muitas vezes é destorcida e como consequência podem ter problemas nutricionais, hormonais, psicológicos e chegar até à morte.

Outros materiais