Buscar

Recepção x Repristinação x Desconstitucionalização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Recepção x Repristinação x Desconstitucionalização
Recepção
Recepção é um processo abreviado de criação de normas jurídicas, pelo qual a nova Constituição adota leis já existentes, se com ela compatíveis, dando-lhes validade e evitando o trabalho de se elaborar toda a legislação infraconstitucional novamente. Ocorre em dois planos: 
a. Plano formal:
Quanto ao tipo de lei ou norma jurídica; é automática e imediata, sendo prontamente adaptada ao novo tipo normativo exigido pela nova Constituição. Ex: se era decreto-lei, continuará com esse nome, mas será aplicada com força de lei ordinária ou complementar.
b. Plano material:
Quanto a matéria da qual cuida a lei entra em conflito com o dispositivo da Constituição, poderá haver ou não recepção, de acordo com a admissão de vigência da norma anterior em face da atual Constituição.
Repristinação
Não há repristinação na constituição. Não é possível recepcionar um conteúdo normativo já revogado, mesmo compatível com a nova. O que se faz é criar uma nova.
Desconstitucionalização
É uma maneira de aproveitamento da norma constitucional da Constituição anterior que seja compatível com a nova Constituição. Isso só será possível por previsão expressa.
A desconstitucionalização ocorre quando a constituição prevê expressamente que as normas permanecem em vigor na nova ordem, mas como norma infraconstitucional e não como norma constitucional (mudança de categoria normativa)

Outros materiais