Buscar

ANALIZE OPERAÇÕES BANCARIAS EXERCICIO 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

01/02/2017 ANÁLIZE E AVALIAÇÃO DE OPERAÇÕES BANCÁRIAS 2º AULA
O PERFIL DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS BANCÁRIOS
INVESTIGANDO AS NECESSIDADES E DESEJOS DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS BANCÁRIOS
Imagine que você está prestando consultoria financeira para uma pessoa. Antes de mais nada, é importante que você se pergunte quem é essa pessoa. Esse cliente pode ter várias características pessoais, familiares, muitas necessidades e também desejos.
Características pessoais como sexo, renda familiar, tamanho da família e idade, por exemplo, 
podem determinar a propensão ao consumo de produtos bancários.
CICLO DE VIDA DO CLIENTE BANCÁRIO 
É o conjunto de características e necessidades em função da idade do cliente.
Porém, as faixas etárias não são determinantes. Elas apenas identificam o comportamento de consumo de produtos bancários de uma ampla maioria de clientes.
Muitas pessoas podem não se sentir enquadradas nas faixas etárias, o que chega a ser até natural.
Esta segmentação é um orientador para a oferta de produtos bancários.
A RELAÇÃO ENTRE RENTABILIDADE -LIQUIDEZ -RISCOS
Você lembra que na primeira aula falamos sobre o conceito econômico da POUPANÇA? Falamos que a POUPANÇA gerada pelos agentes superavitários poderia ser utilizada pelos agentes deficitários para investimento ou consumo. 
Logo, concluímos que o investimento no conceito econômico significa a utilização da poupança para gerar renda no futuro. 
POUPANÇA
Em um conceito mais amplo, a POUPANÇA gerada é 
o sacrifício do CONSUMO presente para que esse 
CONSUMO possa ser realizado no futuro.
Popularmente também chamamos essa poupança de 
INVESTIMENTO. 
Quais são suas necessidades para atingir os seus objetivos? 
Esta é a pergunta mais importante para quem
deseja orientar um poupador (investidor)
sobre as melhores alternativas para o
investimento de suas economias (poupança).
Afinal, o investidor está sacrificando seu
consumo atual e postergando-o para o futuro 
AS DIFERENÇAS ENTRE RENDA FIXA E RENDA VARIÁVEL
Vimos que alguns investidores aceitam correr mais riscos. Para esses clientes, orientamos o investimento em produtos bancários de renda variável, em proporção que dependerá de seu perfil enquanto investidor. Nos casos de clientes de perfil conservador, a recomendação será por produtos de renda fixa. Então, qual é a diferença entre RENDA FIXA e RENDA VARIÁVEL?
RENDA FIXA - É todo investimento a prazo certo (vencimento determinado) e com rentabilidade previamente definida. Estas duas condições estabelecem o investimento em renda fixa.
RENDA FIXA - É todo investimento cujo prazo ou rentabilidade não estão perfeitamente definidos. 
A CADERNETA DE POUPANÇA
Caderneta de Poupança é um depósito remunerado, sem data de vencimento, com rendimento mensal pós-fixado composto de ajuste monetário e juros, exclusivo das SCI – Sociedades de Crédito Imobiliário, Carteiras Imobiliárias de Bancos Múltiplos, Associações de Poupança e Empréstimo e Caixas Econômicas.
OBJETIO DA CADERNETA DE POUPANÇA 
Estimular a poupança voluntária da população brasileira, adiando o seu consumo com a expectativa de uma rentabilidade.
PÚBLICO ALVO - Pessoas fisicas ( preferencialmente).
O QUE OS BANCOS GANHAM COM O PRODUTO?
SPREADS ( diferenças de taxas ) entre valores captados e aplicados.
Fidelização dos clientes e possibilidades de oferecer outros produtos bancários.
O CDB - CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO
Depósito a prazo é uma promessa de pagamento, à ordem, da importância depositada acrescida da remuneração combinada na hora da contratação. Temos duas modalidades, ambas emitidas pelos bancos somente na forma escritural:
RDB - Recibo de Depósito Bancário: 
nominativo e intransferível.
CDB - nominativo e transferível
ATENÇÃO - Quando contrata um RDB, o aplicador faz um contrato com a instituição financeira. Não há emissão de título de crédito. Por isso não permite negociação no mercado nem a retirada antecipada dos recursos aplicados.
O CDB gera um título de crédito que pode ser transferido por endosso nominativo (pode ser negociado).
ATIVIDADE
Tendo como base o conhecimento adquirido nesta aula, participe do fórum de discussão, registrando sua opinião sobre o seguinte tema:
O tripé Rentabilidade-Segurança-Liquidez 
Qual é o mais importante? 
Aproveite para registrar situações-problema para a indicação de produtos bancários mais adequados. 
VIDEO AULA 
AGENTES ECONOMICOS
Comprende -se por agente econômico toda pessoa, conjunto de pessoas , instutuição ou conjunto de instituição que por meio de suas decisões ou açõs , de alguma forma influienciam a economia.
OS AGENTES ECONÔMICOS ÃO DIVIDIDOS EM :
* FAMÍLIAS 
* EMPRESAS - 
* GOVERNO - 
* SETOR EXTERNO - 
EXERCÍCIO 2
1.Por definição, RENDA FIXA é todo investimento a prazo certo (vencimento determinado) e com rentabilidade previamente definida. Estas duas condições estabelecem o investimento em renda fixa. Entre as opções abaixo marque aquela que apresenta um investimento em Renda Fixa. 
 
NTN-A NOTA DO TESOURO NACIONAL, com rentabilidade vinculada à variação do Dólar americano
 
2.Quais são suas necessidades para atingir os seus objetivos? Esta é a pergunta mais importante para quem deseja orientar um poupador (investidor) sobre as melhores alternativas para o investimento de suas economias (poupança). Afinal, o investidor está sacrificando seu consumo atual e postergando-o para o futuro. Se o objetivo do cliente for o de obter SEGURANÇA, qual opção de investimento é recomendável para ele? 
 
CADERNETA DE POUPANÇA
 
3.Quais são suas necessidades para atingir os seus objetivos? Esta é a pergunta mais importante para quem deseja orientar um poupador (investidor) sobre as melhores alternativas para o investimento de suas economias (poupança). Afinal, o investidor está sacrificando seu consumo atual e postergando-o para o futuro. Se o objetivo do cliente for o de obter LIQUIDEZ qual opção de investimento é recomendável para ele? 
FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA DE CURTO PRAZO
 
4.O CDB Certificado de Depósito Bancário é um título de renda fixa emitido por bancos comerciais, bancos múltiplos e bancos de investimento para financiar operações de crédito (empréstimos). Dentre as características relacionadas marque a única opção FALSA sobre o CDB.
Não tem incidência de IR Imposto de Renda mas tem incidência de IOF Imposto sobre Operações Financeiras sobre os rendimentos dos investimentos que forem resgatados em prazo inferior a 30 dias. 
5.Quais são suas necessidades para atingir os seus objetivos? Esta é a pergunta mais importante para quem deseja orientar um poupador (investidor) sobre as melhores alternativas para o investimento de suas economias (poupança). Afinal, o investidor está sacrificando seu consumo atual e postergando-o para o futuro. Se o objetivo do cliente for o de obter RENTABILIDADE, qual opção de investimento NÃO É RECOMENDÁVEL para ele?
 
CADERNETA DE POUPANÇA
 
6.Quando contrata um RDB Recibo de Depósito Bancário, o aplicador faz um contrato com a instituição financeira. Não há emissão de título de crédito. Por isso não permite negociação no mercado nem a retirada antecipada dos recursos aplicados. Marque a única opção FALSA sobre o RDB
 
Permite a negociação por meio de transferência por endosso.
 
7.Heitor Hugo tem R$ 2.000,00 para investir com o objetivo de guardar mensalmente mais R$ 130,00, aproximadamente. Sua intenção de resgatar é para um horizonte de 3 anos. Que produto de CAPTAÇÃO BANCÁRIA deve ser indicado para ele. Marque a ÚNICA resposta que apresenta o PRODUTO CERTO para atender as necessidades financeiras de Heitor.
 CADERNETA DE POUPANÇA
8.Para depósitos a partir de 04 de maio de 2012, caso a taxa básica de juros (Selic) seja de 8,5% ao ano ou inferior, o rendimento passa a ser de 70% dela acrescido da taxa referencial (TR). Trata-se de investimento em 
 Caderneta de Poupança.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais