Buscar

ANALIZE OPERAÇÕES BANCARIAS EXERCICIO 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

04/02/2017 ANÁLIZE E AVALIAÇÃO DE OPERAÇÕES BANCÁRIAS 3º AULA FUNDO DE INVESTIMENTO.
Conceituando fundo de investimento
FUNDO DE INVESTIMENTO é um condomínio de pessoas físicas ou jurídicas que aplica os recursos captados em ativos nas diversas modalidades de investimento disponíveis no mercado financeiro.
Podem ser abertos ou fechados.
Possuem personalidade jurídica própria.
Para sua administração, os condôminos contratam uma empresa especializada que cobra por seus serviços uma taxa de administração fixa ou variável.
Veja abaixo algumas características do fundo de investimento:
PERSONALIDADE JURÍDICA PRÓPRIA - Assim como um condomínio residencial que está cadastrado no CGC e tem um síndico que administra todo o condomínio, o FUNDO DE INVESTIMENTO tem um CGC, porque tem personalidade jurídica própria e um administrador que cuida de tudo.
CONTABILIDADE PRÓPRIA - Por possuir um CGC, o Fundo de Investimento tem sua própria contabilidade.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO - É composto pelos aportes de recursos dos QUOTISTAS (os condôminos)
ADMINISTRADOR - Como todo “condomínio”, também o fundo de investimento contrata um administrador, com a obrigação de fazer a gestão do fundo, adquirindo os ativos que compões o fundo e tomando todas as medidas para o bom desempenho do fundo.
A Resolução 2.451 do BACEN regulamenta o conceito de CHINESE WALL (“muralha da china”), a separação clara da gestão pelas instituições financeiras de recursos próprios e de terceiros. Ao administrador do fundo de investimento é vedado o conflito de interesses entre a instituição financeira gestora do fundo e seus quotistas.
Classificação dos fundos de investimentos:
Os fundos de investimentos podem ser classificados quanto à composição dos ativos, quanto aos mercados financeiros, quanto ao prazo, quanto ao acesso e quanto à liquidez.
Vamos ver mais detalhes sobre cada uma das classificações.
COMPOSIÇÃO DOS ATIVOS
Os fundos de investimento podem aplicar seu patrimônio líquido na aquisição de diversos tipos de ativos. Basicamente, os ativos podem ser adquiridos de vários MERCADOS FINANCEIROS e classificados como de RENDA FIXA ou RENDA VARIÁVEL.
RENDA FIXA - Compõem sua carteira com títulos de renda fixa e atuam nos mercados de juros pré e pós-fixados, de câmbio e de inflação. 
RENDA VARIÁVEL - Compõem sua carteira com títulos de renda variável e atuam nos mercados de ações e de derivativos.
MERCADOS FINANCEIROS:
Entre os principais mercados, estão o de juros pré e pós-fixados, o de câmbio, o de inflação, o de ações e o de derivativos.
JUROS PRÉ-FIXADOS - O valor do resgate é conhecido pelo investidor no ato da contratação. A taxa básica de juros norteia os juros da economia.
JUROS PÓS-FIXADOS - O valor do resgate é conhecido somente no vencimento. Também tem a taxa de juros do CDI como benchmark.
MERCADO DE CÂMBIO - Tem como referência a variação cambial de moedas estrangeiras: dólar e euro.
MERCADO DE INFLAÇÃO - Tem como referência a variação de índices de inflação, em especial a do IPCA  Índice de Preços ao Consumidor Amplo e a do IGP-M Índice Geral de Preços de Mercado.
MERCADO DE AÇÕES - Os títulos de renda variável negociados nas bolsas de valores formam o mercado de ações.
MERCADO DE DERIVATIVOS - É o mercado onde se realizam as operações financeiras que derivam dos mercados tradicionais, negociados à vista: Mercado a Termo, Mercado Futuro, Mercado de Opções, Mercado de SWAP.
QUANTO AO PRAZO:
Os fundos de investimentos podem ser classificados como sendo de longo e de curto prazo.
LONGO PRAZO - A regulamentação fiscal define que fundos de longo prazo são aqueles que incluem em sua carteira ativos de renda fixa com prazos contratados com vencimento superior a 365 dias. Diferenciam-se dos fundos de curto prazo pela cobrança de Imposto de Renda sobre o rendimento em prazo superior a um ano. Quanto maior o prazo do investimento, menor será a alíquota do imposto de renda.
CURTO PRAZO - São aqueles que têm menor volatilidade e, por esse motivo, admitem-se a aplicação e o resgate automáticos.
QUANTO AO ACESSO:
Quanto à acessibilidade aos Fundos de investimento, estes podem ser Abertos, Fechados ou E
ABERTOS - Costumam ser recomendados para abrigar ativos com maior liquidez. Nesse tipo de fundo, os quotistas podem aplicar/resgatar seu investimento livremente (respeitadas as condições do fundo quanto a valores de movimentação).
FECHADOS - Podem ter ou não um prazo determinado. Normalmente os fundos fechados têm um propósito específico e o número de quotas é limitado. Nesse caso, o quotista só pode resgatar suas quotas no momento da liquidação (extinção) do fundo.
EXCLUSIVOS - É um fundo de investimento com apenas um quotista, com o objetivo de atender especialmente clientes de grande porte que devem ser do tipo “investidor qualificado”.
QUANTO A LIQUIDEZ:
A maioria dos fundos tem grande liquidez. No caso dos fundos de investimento abertos, o investidor pode solicitar o resgate a qualquer momento e o prazo máximo para o pagamento de um resgate em fundo de investimento não pode ultrapassar 5 dias úteis (no caso de renda variável).
Fundos fechados têm menor liquidez, porque exigem que o quotista encontre um novo investidor para que haja a troca de titularidade das quotas.
A maioria dos fundos tem grande liquidez. No caso dos fundos de investimento abertos, o investidor pode solicitar o resgate a qualquer momento e o prazo máximo para o pagamento de um resgate em fundo de investimento não pode ultrapassar 5 dias úteis (no caso de renda variável).
Fundos fechados têm menor liquidez, porque exigem que o quotista encontre um novo investidor para que haja a troca de titularidade das quotas.
EXERCÍCIO
1.Aplicação que tem a característica de aquisição de quotas de aplicações abertas e solidárias, que possuem valorização diária. Assinale a alternativa que corresponde a essa definição.
 
Fundos de Investimento
2.Emerson Leonel é um recém aposentado que acumulou um patrimônio de R$ 800.000,00 para fazer frente às suas necessidades de aposentadoria. Uma grande parte (80%) está direcionada para investimentos em renda fixa. Tendo a compreensão de que as taxas básicas de juros estavam elevadas e de que a tendência é a de que essa taxa diminua, Emerson está atualmente direcionando parte de suas economias para fundos de investimento com os seguintes títulos (marque a única alternativa correta)
TÍTULOS COM JUROS PRÉ-FIXADOS
 
 3.Na escolha de um investimento o poupador deve levar em consideração a melhor ponderação entre os seguintes fatores:
 
Risco ¿ Rentabilidade - Liquidez
4.Qual a alternativa correta em relação ao conceito de fundo de investimento?
 
Comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio, destinado a aplicação em títulos e valores mobiliários.
 
5.Os fundos de investimento em renda fixa tem prazos diferentes para a incidência do IR Imposto de Renda sobre os rendimentos: quanto maior o prazo do investimento tanto menor será a alíquota do IR. Marque dentre as alternativas a seguir aquela única que apresenta a alíquota de IR correta para o prazo de investimento informado.
 Prazo de 24 meses completos tem uma alíquota de 15,0% de IR
 
6.Assinale a alternativa FALSA em relação a fundos de investimento:
 
Conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, de forma idêntica à Caderneta de Poupança.
7.FUNDOS DE INVESTIMENTO são modalidades muito versáteis de investimento porque podem aplicar os recursos captados em diversas modalidades de investimento disponíveis no mercado financeiro. O nome de um fundo de investimento costuma refletir em que mercados financeiros é aplicado o seu Patrimônio Líquido. Por exemplo, um fundo de investimento com o nome SUCESSO AÇÕES OPÇÕES está relacionado com qual mercado financeiro? Marque a ÚNICA alternativa CORRETA.
 
MERCADO DE DERIVATIVOS
 8.FUNDOS DE INVESTIMENTO são modalidades muito versáteis de investimento porque podem aplicar os recursos captados em
diversas modalidades de investimento disponíveis no mercado financeiro. O nome de um fundo de investimento costuma refletir em que mercados financeiros é aplicado o seu Patrimônio Líquido. Por exemplo, um fundo de investimento com o nome SUCESSO RENDA FIXA LONGO PRAZO está relacionado com qual mercado financeiro? Marque a ÚNICA alternativa CORRETA.
 
JUROS PRÉ FIXADOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais