Buscar

FINANCIAMENTO E CREDITO BANCÁRIO EXE 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

01/02/2017 FINANCIAMENTO E CRÉDITO BANCÁRIO 1º AULA ( CRÉDITO - INTRODUÇÃO - CONCEITO -ABRANGÊNCIA R IMPORTÂNCIA). Vanessa Aneli Borges
Conceito de crédito Bancário:
O que é crédito? O que significa “ter crédito na praça”? Qual é a importância do crédito para uma instituição financeira? Dos vários textos encontrados para definir crédito, podemos destacar as seguintes definições: 
CRÉDITO:
- Consiste na entrega de um valor presente, mediante uma promessa 
de pagamento.
- É a facilidade de obter dinheiro por empréstimo ou abrir contas em 
casas comerciais.
- É a soma posta à disposição de alguém num banco, numa casa de comércio etc., mediante certas vantagens.
- É o direito de receber o que se emprestou.
- É a troca de bens presentes por bens futuros.
- É a capacidade de que alguém dispõe para obter dinheiro, mercadoria 
ou serviço, mediante compromisso de pagamento num prazo futuro.
Para um banco, o crédito consiste em colocar à disposição de seu cliente uma quantia, através da formalização de empréstimo, financiamento ou adiantamento, tendo como contrapartida uma promessa de pagamento numa data futura. Logicamente, a quantia emprestada deverá ser devolvida acrescida dos encargos pactuados.
DEVEDOR - CONFIA QUE O CREDOR IRÁ COLOCAR CERTA QUANTIA À SUA DISPOSIÇÃO.
CREDOR - CONFIA QUE O DEVEDOR IRÁ LHE DEVOLVER A QUANTIA EMPRESTADA NA FORMA COMO FOI PREVIAMENTE PACTUANDO ENTRE PARTES.
A ABRANGÊNCIA DE CREDITOS:
A combinação de um bom cadastro com um sistema de análise e concessão de crédito se traduz num instrumento eficaz de apoio para o crescimento dos negócios. As empresas que possuam uma boa área de crédito, que avalia e conhece as necessidades de seus clientes, certamente terão em suas mãos uma poderosa ferramenta a ser utilizada na dura disputa por mercado.
NO COMERCIO - O crédito é um poderoso facilitador das vendas. Muitas lojas financiam diretamente seus clientes, seja através de cheques pré-datados ou de parcelamento no cartão de crédito.
NA INDÚSTRIA - O crédito também proporciona maior facilidade nas vendas. O financiamento pode ser oferecido pelo próprio fabricante ou através de uma instituição financeira.
NOS BANCOS - o crédito representa a sua atividade-fim. O banco tem que atuar como um intermediário financeiro entre aqueles que têm recursos excedentes (aplicadores) e aqueles que necessitam de recursos (tomadores). 
A IMPORTANCIA DO CRÉDITO PARA ECONOMIA DE UM PAIZ:
O crédito é um dos instrumentos que estimula o consumo das pessoas físicas, o que resulta em maiores vendas pelos comerciantes e numa elevação do nível de atividades das indústrias. Em uma análise preliminar podemos concluir que esse movimento é positivo para a economia de um país.
*O crescimento da economia brasileira nos últimos anos está fortemente relacionado com o consumo das pessoas e das empresas. 
* Há evidências de que o consumo das famílias está aquecido em virtude do aumento no crescimento do crédito. 
CONCLUSÃO - O crédito estimula o consumo que, por sua vez, proporciona o crescimento da economia.
MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO X RISCO:
Na decisão de obter o melhor retorno possível do capital aplicado, os bancos devem  levar em conta não somente a taxa a ser cobrada do cliente como também a possibilidade de não recebimento dos recursos emprestados.
* Obter o maior lucro possível. 
* Obter o retorno do capital aplicado.
CONCLUSÃO - As instituições financeiras devem buscar um ponto de equilíbrio entre a probabilidade de recebimento e a rentabilidade possível esperada.
Fórum 
Tendo como base o conhecimento adquirido nesta aula, participe do fórum de discussão, registrando sua opinião sobre 
A importância do mercado de crédito para o desenvolvimento de um país. 
Acesse o Fórum de Discussão e poste sua resposta no tópico Tema para discussão – Aula 1. Aproveita para debater e comentar as respostas dos seus colegas
exercício
1.Antigamente para se construir um imóvel era necessário que o proprietário tivesse os recursos suficientes para a construção. Se não tivesse teria que pedir emprestado a amigos e/ou parentes a soma de recursos necessários para esse fim (a construção). Assim, a vida era mais difícil para quem não dispunha do dinheiro ou não tinha amigos para a concessão de crédito. Os bancos apareceram para facilitar esse trabalho de busca dos financiadores. Agora toda a análise da capacidade de pagamento é realizada pelos bancos. Em relação ao CRÉDITO podemos afirmar corretamente (marque a única alternativa verdadeira):
 
A concessão do crédito pelos bancos facilitou a vida do tomador de recursos.
2.O crédito cumpre importante papel econômico e social no mundo em que vivemos. Por exemplo, o acesso ao microcrédito permite que os agentes econômicos deficitários, com menos acesso ao crédito normal, consigam recursos em pequena monta (entre R$ 500,00 e R$ 4.000,00) para investir em bens ou materiais que lhes permitirão aumentar a renda. Entre as alternativas relacionadas a seguir, assinale a única que NÃO ESTÁ RELACIONADA COM A IMPORTÂNCIA DO CRÉDITO para a economia.
 
Permite comprar à vista e obter descontos;
3.Existem várias definições possíveis para a CONCEITUAÇÃO DE CRÉDITO. Assinale entre as alternativas abaixo a única que NÃO ESTÁ RELACIONADA com os conceitos de CRÉDITO BANCÁRIO.
 
CRÉDITO é o pagamento depositado pelo empregador na conta corrente do seu empregado.
4.A cultura popular é muito sábia ao criar ditados para facilitar a compreensão pela sociedade das coisas importantes. Os ditados populares também estão correlacionados com as atividades financeiras, em particular o financiamento e crédito bancário. Em nossos estudos compreendemos que temos a seguinte DEFINIÇÃO PARA CRÉDITO: "Crédito é a facilidade de obter dinheiro por empréstimo ou abrir contas em casas comerciais". Marque entre os ditados abaixo listados aquele que está claramente relacionado com a definição acima apresentada para crédito.
 
QUEM SUAS DÍVIDAS PAGA, SUA FORTUNA AUMENTA.
5.A cultura popular é muito sábia ao criar ditados para facilitar a compreensão pela sociedade das coisas importantes. Os ditados populares também estão correlacionados com as atividades financeiras, em particular o financiamento e crédito bancário. Em nossos estudos compreendemos que temos a seguinte DEFINIÇÃO PARA CRÉDITO: "Crédito é o direito de se receber o que se emprestou". Marque entre os ditados abaixo listados aquele que está claramente relacionado com a definição acima apresentada para crédito.
 
QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME.
 6.O crédito facilita diversas etapas de sua atividade: custeio, investimento, comercialização. No Brasil tem tomado dimensões extraordinárias em função da pesquisa específica desenvolvida nas últimas décadas e que aumentou a produtividade do Setor. Essa é a abrangência do crédito no SETOR ___________. Complete a lacuna com a alternativa correta.
 
AGRONEGÓCIO
7.Na decisão de obter o melhor retorno possível do capital aplicado, os bancos devem levar em conta não somente a taxa a ser cobrada do cliente como também a possibilidade de:
 
não recebimento dos recursos emprestados.
8.Os bancos têm um papel importante na sociedade brasileira, com eles os investidores fazem as suas aplicações e tomadores de dinheiro buscam recursos. Assinale abaixo alternativa que assinala corretamente a principal atividade dos bancos.
A principal atividade dos bancos é a intermediação de recursos. Os bancos captam recursos de seus clientes e do mercado (financeiro e de capitais), repassando-os posteriormente sob a forma de empréstimos, na expectativa de realizarem ganhos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais