Buscar

Os prós e contras do Direito Internacional macio Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os prós e contras do Direito Internacional macio Ambiental
23 de setembro de 2014 pelo Katrina Lawrence
As Nações Unidas chamou a atenção para a globalização da nossa sociedade e com ela a necessidade de compreender as relações internacionais, especialmente no que diz respeito ao meio ambiente. A comunidade internacional, em que somos todos membros passivos, deve se concentrar em nossa atmosfera, rios e animais selvagens porque esses recursos não aderem a fronteiras políticas.
Um tratado é um dos exemplos mais familiares de cooperação internacional. O Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozono é fundamental para diminuir substâncias que destroem o ozono perigosos e reparar a camada de ozono à sua condição anterior. A Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados rege os procedimentos para a formação tratado, aplicação e interpretação. Um tratado só é juridicamente vinculativo entre Estados que são parte na convenção e que formalmente ratificar o tratado. Apesar de existirem tratados ambientais internacionais, tem havido um surgimento de várias leis suaves ambientais que abrangem temas como a poluição, o aquecimento global e espécies ameaçadas de extinção.
Soft law tem sido em torno desde a década de 1970 e tornou-se cada vez mais popular como as questões ambientais no centro das atenções na comunidade global. ((Antto Vihma, Capítulo 7 Analisando Lei macia e dura lei em Mudanças Climáticas , 21 IUS GENTIUM 143, 146 (2013) .)) o direito brando é um não vinculativo acordo, recomendação ou resolução que podem ser emitidos por Estados, organizações não governamentais ou outras entidades internacionais, como o Programa Ambiental das Nações Unidas. ((Pierre-Marie Dupuy, soft law e da Internacional direito do Ambiente , 12 MICH. J. INT'L L. 420, 423 (1991))). Lei duro, ao contrário, é uma obrigação legal que está claramente escrito e pode ser interpretado por um terceiro. ((Vihma, supra , em 148.)) Um tratado é um exemplo e como ilustrado pela Convenção de Viena disco lei é criado através de negociações e procedimentos sujeitando-se assim a um escrutínio formais. Soft law é tipicamente considerado impreciso e ambíguo. Em vez de criar regras e obrigações que devem ser rigorosamente seguidas, soft law cria metas e aspirações que os Estados podem se esforçam para conseguir. Se um Estado não consegue atingir os objectivos ambientais englobados em um documento de soft law não há recurso disponível ou execução mecanismo para forçar o cumprimento.
Apesar de soft law pode ser visto como irrelevante ou insignificante a uma discussão sobre a legislação ambiental devido ao seu carácter não vinculativo há vários aspectos desta forma de direito internacional que pode ser bastante persuasivo. Em primeiro lugar, os Estados de entrar em um acordo de soft law pode fazê-lo mais rápido do que passando por procedimentos tratado formal. (( Id. Em 150.)) Este método é propício para catástrofes ambientais que necessitam de uma resposta rápida, a fim de mitigar os danos graves e irreparáveis . Em segundo lugar, devido à falta de procedimentos formais que é menos oneroso para os Estados a participar nessas negociações, o que torna esta forma de direito internacional muito mais atraente. (( Id .)) Finalmente, soft law é um excelente veículo para delinear soluções para complicada preocupações internacionais ambientais que são influenciados por pressões políticas. ((Dupay, supra , em 430.)) Estas recomendações são, pelo menos, o início de uma conversa que de outra forma poderiam nunca sequer ter começado.
Ao mesmo tempo, existem significativas chamar costas para a criação de soft law e proliferação. A preocupação imediata decorre dos próprios negociadores que tipificam a convenção soft law. (( Id . Em 423.)) As organizações não-governamentais e outros grupos que têm seus próprios interesses em mente abranger muitas das convenções que emitem essas recomendações não vinculativas. Estes grupos podem argumentar que a recomendação é evidência de costume internacional e, portanto, é obrigatória para determinados Estados. Embora a lei suave pode ser um prenúncio de novas normas internacionais, as recomendações propriamente ditas são destinadas a ser uma aspiração e não carregam com eles a força da lei. Portanto, a credibilidade do soft law é uma grande limitação ao facto de ser uma ferramenta na formação de direito ambiental internacional.
Estas duas formas de direito podem trabalhar juntos a fim de melhorar e preservar o nosso meio ambiente. O Mar do Norte clean-up é um grande exemplo de países que chegaram a um acordo por não vinculativo objetivos através das declarações das Conferências do Mar do Norte Internacional (ICSN) e sua influência sobre a União Europeia (UE) e as Comissões de Oslo e Paris ( OSPAR). ((Jon Birger Skjaerseth, Olav Schram Stokke & Jorgen Wettestad, soft law, Direito duro, ea aplicação efectiva das normas ambientais internacionais , 6 GLOBAL ENVTL. POLÍTICA 104, 106 (2006).)) O Mar do Norte está localizado em Oceano Atlântico, entre a Grã-Bretanha, Escandinávia, Alemanha, Bélgica, França e Holanda e foi usado como uma lixeira para materiais perigosos. A década de 1980 viu um aumento de substâncias tóxicas sendo despejado no Mar do Norte e resultou na proliferação de algas mortais e epidemias de mamíferos marinhos. (( Id . Em 107.)) A UE e OSPAR, devido a pressões políticas, não poderia facilitar cooperação entre os Estados costeiros para criar obrigações internacionais vinculativos. (( Id . em 106.)) foi o ICSN que desencadeou a ação em relação ao despejo de materiais tóxicos no mar. (( Id .)) Recomendações foram postas em prática para regular nutrientes e substâncias perigosas, de modo a diminuir a poluição. A UE e OSPAR, eventualmente, foram capazes de transformar os compromissos e metas constantes do ICSN em obrigações legalmente vinculativas. (( Id . Em 107.)) A UE adoptou a directiva relativa aos nitratos e da Directiva-Quadro da Água, tudo a fim de combater a poluição problema no Mar do Norte. (( Id .)) OSPAR proibiu a incineração eo despejo de substâncias perigosas e implementado as melhores práticas ambientais para controlar a situação. (( Id .)) ICSN acordo estimulado e cooperação entre os Estados do Mar do Norte que de outra forma poderiam não encontrar um terreno adequado para negociar. As declarações ICSN tornou-se um meio, a fim de trazer luz para a opinião pública e, essencialmente, para proteger um recurso natural.
Como um advogado ambiental ou energia é o século 21, é vital para compreender a política global e relações internacionais na promulgação das leis ambientais. Mesmo que o nosso trabalho do dia-a-dia pode girar em torno de direito local ou municipal, a realidade inescapável é que vivemos em uma sociedade interconectada e avanços técnicos futuros só vão aumentar ainda mais a possibilidade de que poderíamos tocar em uma questão de direito ambiental internacional. Devemos entender e identificar soft law ambiental, porque ele só poderia ser uma rampa de lançamento que se transforma em lei dura juridicamente vinculativo. Como um comentarista ". . . é evidente que uma parte substancial da lei "soft" de hoje, de forma impressionista, descreve parte da lei "hard" de amanhã. "((Dupuy, supra , em 433.)) De um modo geral, soft law pode ser visualizado como a opinião do mundo sobre as questões ambientais e um dia nós pode desempenhar um papel essencial na formação da natureza maleável do direito ambiental macio.

Outros materiais