Buscar

U03_TOPOGRAFIA_2 RELATORIO02 EDITAVEL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA “SÃO PAULO”
Engenharia Civil ( com renovação reconhecimento: Portaria Nro 286 - D.O.U. DE 27/12/2012 )
ENGENHARIA CIVIL
BRENNER MACHADO AMORIM
CUSTODIO FÉLIX
DANIEL RAMOS
IGOR SIQUEIRA
NISLAN DE SOUZA CERQUEIRA[
RELATÓRIO de campo n° 2 - análise altimétrica SIMPLIFICADA de um determinado terreno
TURMA: 0541 - Topografia II - 2015/1
PALMAS - TO
2015
Brenner Machado Amorim
Custodio Félix
Daniel Ramos
Igor Siqueira
Nislan de Souza Cerqueira
RELATÓRIO DE campo n° 2 - análise altimétrica simplificada de um determinado terreno
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina curricular Topografia 2 do curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA.
Orientado por Professor Éder Soares Pinto
Palmas - TO
2015
4
APRESENTAÇÃO
Atendendo a solicitação do Professor Éder Soares Pinto, da disciplina Topografia 2 do CEULP/ULBRA, apresentamos em seguida, relatório da atividade desenvolvida durante uma levantamento altimétrico simplificado de um determinado terreno no dia 14/03/2015 no campo CEULP/ULBRA.
“Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas da uma superfície de referência dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada”.(ABNT NBR 13133:1994 p3)
OBJETIVO ESPECIFICO
Conhecimento total do terreno incluindo o relevo;
Realização de uma tarefa utilizando o equipamento.
EQUIPAMENTO E PROCEDIMENTO
EQUIPAMENTO
A atividade foi executada com a utilização dos seguintes equipamentos:
Estaca; 
Nível de Cantoneira;
Nível;
Tripé.
Régua graduada
CROQUI DE LEVANTAMENTO
Croqui de levantamento de nível. (Vê figura 01)
CROQUI
PROCEDIMENTO
No nivelamento geométrico, assim como qualquer outro tipo de levantamento topográfico, é sujeito a erros durante a obtenção dos dados. Para isso, é necessário tomar os maiores cuidados possível para a determinação desse levantamento.
Na realização do nivelamento geométrico simples, a turma foi dividida em dois grupos, onde cada grupo ficou responsável pelo manuseio dos equipamentos e leitura do nível.
A atividade foi realizada na passarela entre o prédio 6 e prédio 2. ( croqui em anexo). Onde foi marcado 5 pontos para ser realizado a leitura do equipamento.
Tabela 1. TABELA DE RESULTADOS. FONTE DO AUTOR.
A visada na primeira estaca, geralmente de cota conhecida, é por convenção chamada de “visada de ré”. Todas as visadas a partir da visada de ré são chamadas “visadas de vante”. Desta forma, para cada estação de nivelamento, tem-se uma visada de ré e uma ou mais visadas de vante.
Para o cálculo das cotas dos pontos nivelados é necessário ainda, realizar a medição da altura do instrumento, ou seja, a altura do eixo ótico acima do plano de referência.
Para determinar a altura do instrumento, faz-se uma leitura inicial num ponto de cota conhecida. Para que as leituras do levantamento tenham significado, é necessário que elas sejam referenciadas a um plano, chamado referência de nível.
Quando se usa o nível médio do mar, a referência de nível é igual a zero. Quando a referência de nível é arbitrária, atribui-se um valor inicial elevado, de modo que no decorrer do levantamento não ocorram cotas negativas.
Portanto, duas são as regras para nivelar:
(i) a altura do instrumento (Ai) é igual à soma da visada de ré (RÉ) com a cota do ponto (C) onde a mesma foi feita:
	Ai = C + RÉ
(ii) a cota de um ponto (C), em função da altura do instrumento (Ai), é a diferença entre tal altura e a visada a vante (VANTE) lida no mesmo ponto:
	C = Ai - VANTE
CONCLUSÃO
A altimetria ou nivelamento tem por finalidade determinar a distância vertical ou diferença de nível entre diversos pontos. A diferença de altura entre dois pontos é a diferença de nível entre estes pontos. 
Com o conhecimento obtido em campo, nos proporciona uma visão mais ampla sobre o conteúdo, pois é a partir deste levantamento que grandes projetos de engenharia são elaborados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REFERÊNCIAS FÍSICAS
ABNT NBR 14724:2011 - Informação e documentação - Trabalhos Acadêmicos - Apresentação.
ABNT NBR 6027:2012 - Informação e documentação - Sumário - Apresentação.
ABNT NBR 6024:2012 - Informação e documentação - Numeração progressiva das seções de um documento - Apresentação.
ABNT NBR 10520:2002 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação.
ABNT NBR 13133:1994 - Execução de levantamento topográfico.
REFERÊNCIAS DIGITAIS
VEIGA, L. A. K.; ZANETTI, M. A. Z.; FAGGION, P. L. Fundamentos de Topografia. Disponível em: <http://www.gpeas.ufc.br/disc/topo/apost04> Acesso em 5 Março de 2013.
BRANDALIZE, Maria Cecília Bonato. Apostila de Topografia da PUC/PR. Disponível em:< http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAYZIAA/apostila-topografia-puc-pr> Acessado em 5 de Março de 2015.
Altimetria de Campo, Alimetria segundo Andrea Jelinkeak em Teoria. <http://www.ufrgs.br/igeo/Andrea_Jelinek/Teoria/Altimetria.pdf> Acessado em 07 de Março de 2015.
ABNT CATÁLOGO <http://www.abntcatalogo.com.br/> . Acessado em 08/03/2015 às 16:26.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais