Buscar

NCPC - Elementos da Ação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ELEMENTOS DA AÇÃO: (partes, objeto e causa de pedir)
 	A diversidade de obrigados; de créditos, em razão da natureza de títulos; o valor da causa etc, permitem diferenciar uma ação de outra.
 	Cada direito subjetivo é uma unidade, tem uma individualidade que o identifica. O mesmo ocorre com a ação, a qual se individualiza e se identifica pelos seus elementos.
 	A ação se liga a um caso concreto, uma lide, pois, a uma pretensão.
 	São elementos da ação:
as partes: os sujeitos envolvidos na lide (CPC, artigo 319, II). Autor e réu; exeqüente e executado; requerente e requerido; querelante e querelado; impetrante e impetrado ou autoridade coatora.
o objeto: é o pedido do autor (CPC, artigo 319, IV, 322). Corresponde aquilo que o autor pede.
pedido imediato: a providência jurisdicional (tipo de ação) que se busca, (provimento declaratório, constitutivo, condenatório). 
pedido mediato: é a utilidade que se quer alcançar (bem material – entrega de uma coisa; ou imaterial – recebimento de um crédito).
Bem, de acordo com a Economia, é tudo aquilo que pode vir a satisfazer uma necessidade. O bem pode material ou corpóreo e imaterial ou incorpóreo.
 	O pedido é que traça os contornos da futura sentença, a qual consubstancia a prestação da tutela jurisdicional (sentença). É vedado ao magistrado conceder além, aquém ou fora do que foi pedido. O pedido deve ser certo (artigo 322). O pedido deve ser determinado (artigo 324). A petição inicial deverá ser indeferida (artigo 330, § 1º), quando: “I – lhe faltar pedido ou causa de pedir; ... IV - contiver pedidos incompatíveis entre si.”
a causa do pedido ou causa petendi: o autor deve expor no pedido os fatos e os fundamentos jurídicos, ou seja, mostrar a causa próxima (os fundamentos, a natureza do direito controvertido) e a causa remota, ou seja, o fato gerador do direito.
Exemplo na ação em que o pedido é o pagamento de dívida:
- causa próxima: mostrar que é credor, por força de um contrato,
 - causa remota: o vencimento da dívida.
 	A coisa julgada, a litispendência, o pedido, a execução e a conexão são problemas que se resolvem a partir da correta individualização das ações.
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais