Buscar

Resenha filme A Onda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Sergipe
Centro de Educação e Ciências Humana
Departamento de Educação
RESENHA
Disciplina: Didática 
Aluno: José Alison Nascimento Garcia
Professor: Dr. Alan Oliveira
Filme: A onda (Die Welle)
Lançamento: 2008
Direção: Dennis Gansel
O filme retrata, o quão longe pode ir uma turma de alunos que resolvem seguir à risca a metodologia de aula aplicada de um professor, que recebe a incumbência da direção da escola de ministrar aulas sobre autocracia. Uma vez iniciado a discussão em torno da temática, o professor então, inicia uma forma de didática inovadora, na qual consiste, em deixá-los completamente motivados fazendo da sala de aula um bom exemplo de regime autocrata com normas a serem seguidas pelos participantes e cumprimento específico de exigências comportamentais imitando uma autocracia, que tinha como figura central de liderança o próprio professor, “Sr. Wegner”. Ao longo das aulas o grupo vai se desenvolvendo e apresentando características de um grupo que vive sob um regime autocrático e por seguinte, a nova forma de conduta acaba pulando os muros da escola e adentrando o ambiente familiar dos alunos envolvidos. Aos poucos o controle vai fugindo das mãos do professor e ao mesmo tempo que os alunos incorpora características de regimes autocráticos tais como: disciplina, ideologia, ordem, controle e como consequência, os alunos chegam a praticar vandalismo onde moram, na tentativa de envolver e impor essa “onda” aos que rejeitam segui-la à risca.
Um marco central no filme, é o momento em que os alunos começam a usar camisas brancas com o objetivo de transparecer unidade de grupo, que a partir daí os atos de solidariedade ficam restrito e corriqueiros no cotidiano dos que fazem parte da onda, inclusive, defendendo um dos integrantes do grupo de nome Tim, ao ser repelido e ofendido por outros alunos de fora da onda. Os alunos que rejeitam ou protestam com a onda sofrem sanções de caráter excludente, sendo ignorados não apenas pelos alunos, mas também por o professor.
O aluno Tim começa a demonstrar uma espécie de “entrega” a onda e consequentemente aos seus integrantes e passa a mostrar sinais de obsessão e dependência da ideologia fomentada pela onda. Passando Tim a ser o maior propagador e da disciplina da onda e nesse contexto, espalha o símbolo do grupo em vários locais da cidade inclusive, na prefeitura, o que chama a atenção da população e sai nas manchetes de jornais. 
Em sua trama final, a onda passa por uma série de situações que evidenciam o quão longe foram os alunos ao tomarem pra si um estilo de vida totalmente espelhados no pensamento ideológico da onda e com isso, após serem repelidos pelo professor que estavam indo longe demais e não haviam percebidos que estavam sendo manipulados por essa ideologia na qual tolhia as liberdades individuais, os alunos ficam espantados e quanto estavam ainda retornando a realidade, eis, que o aluno Tim em uma reação inesperada saca uma arma e revela a todos, que a onda era “a vida dele” e acaba ferindo um colega de turma e logo após comete suicídio.
 
São Cristóvão, 08 de fevereiro de 2017

Outros materiais