Buscar

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0668_AV_201201163188 » SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201201163188 - LEANDRO SILVA LEITE 
	Professor:
	ANTONIO SERGIO DE CARVALHO MAIA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 3,1        Nota de Partic.: 1,9        Data: 14/11/2013 17:01:02 
	
	 1a Questão (Ref.: 201201265927)
	9a sem.: Alterações Solos
	DESCARTADA 
	As alterações físicas e químicas ocorridas no solo em consequência da poluição causam prejuízos aos organismos vivos e à fertilidade do solo. Um dos efeitos das alterações químicas é a salinização, que pode ocorrer de maneira natural ou provocada pela ação do homem através da prática da irrigação. Para evitar a salinização, é CORRETO: 
		
	
	utilizar águas preferencialmente com alto teor de sais e sódio. 
	
	aumentar a turbidez da água. 
	
	realizar a monocultura. 
	
	reduzir a evaporação da água e fazer uma drenagem adequada. 
	
	fazer uso de pesticidas apenas organoclorados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201342334)
	9a sem.: Sistema de Gestão Ambiental Empresarial
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	As alternativas abaixo estão corretas e em conformidade com o tema que trata a gestão corporativa no alcance de metas ambientais, exceto:
		
	
	A organização deve ter uma cultura ambiental própria. Dessa cultura devem participar, além dos colaboradores, os parceiros e fornecedores para poderem, juntos, alcançar os objetivos de todos e as metas corporativas. 
	
	É certo que a demanda de mercado e a concorrência possam levar a equipe gerencial a optar por práticas que reduzam custos e, às vezes, custos relacionados ao gerenciamento ambiental. 
	
	Todas as ações que compreendem uma série de aspectos ambientais e impactos associados, que não forem corretamente administrados, irão impactar nas metas e nos custos finais de qualquer tipo de projeto. 
	
	Os relacionamentos com comunidades parceiros e órgãos ambientais pertinentes devem estar sempre em conformidade com a legislação ambiental. 
	
	A sustentabilidade ambiental corporativa não necessita da integração de todas as áreas empresariais. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201266739)
	2a sem.: Desenvolvimento Sustentável
	Pontos: 0,0  / 0,8 
	Segundo a WWF (Organização de Conservação Global), o objetivo de programas de Uso Sustentável dos Recursos Naturais é de desenvolver e fazer o marketing de produtos de base florestal ou pesqueira, agregando valor na base da pirâmide produtiva e garantindo a conservação da biodiversidade e o manejo sustentável dos recursos naturais.
Nesse sentido, deve-se considerar, no manejo,
		
	
	as mudanças no tempo ou o funcionamento da população, tais como as taxas de mortalidade, dispersão, crescimento numérico ou produção de biomassa.
 
	
	a necessidade de aumentar a população da espécie manejada acima da sua capacidade suporte.
 
	
	o uso do recurso renovável até o nível mais baixo da capacidade de regeneração do manejo.
	
	a economia de mercado, a demanda pelo produto natural e as necessidades da população humana local em explorar o recurso.
 
	
	investir em tecnologias que garantam a produtividade dos ecossistemas e a reprodução das espécies.
 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201342366)
	10a sem.: SGA Empresarial
	Pontos: 0,4  / 0,8 
	O que são indicadores de desempenho ambiental ?
		
	
Resposta: Relatoriós, documentos, estudos e pesquisas para se saber o desempenho ambiental.
	
Gabarito: Os indicadores de desempenho são medidas padronizadas, realizadas periodicamente para interpretar os resultados obtidos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201342364)
	9a sem.: SGA Empresarial
	Pontos: 0,3  / 0,8 
	Cite 03 passos para uma organização alcançar um bom índice de eficiência no seu SGA.
		
	
Resposta: Planejamento, Monitoramento e ação corretiva, Análise crítica.
	
Gabarito: Desenvolver e publicar uma política ambiental; Estabelecer metas e avaliar os ganhos desta política; Definir com clareza as responsabilidades ambientais de cada um dos setores da organização, inclusive a da alta administração; Divulgar interna e externamente sua política, objetivos, metas e responsabilidades; Obter recursos adequados para dar consecução à sua política; Educar e treinar seu pessoal, além de informar os consumidores e a comunidade; Acompanhar a situação ambiental da organização via auditorias e relatórios periódicos; Acompanhar a evolução da discussão sobre as questões ambientais; Contribuir para os programas ambientais da comunidade e investir em pesquisa e desenvolvimento aplicados à área ambiental; Conciliar os diferentes interesses existentes entre todos os envolvidos: organização, acionistas, consumidores, comunidade, entre outros. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201342336)
	4a sem.: SGA Empresarial
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	O SGA, apresentado pela NBR ISO 14001, pode ser desdobrado em cinco etapas sucessivas e contínuas. É CORRETO afirmar que a sequência lógica dessas etapas é:
		
	
	Política ambiental da organização; Planejamento; Análise crítica pela administração; Implementação e operação; Monitoramento e ação corretiva.
	
	Planejamento; Implementação e operação; Monitoramento e ação corretiva; Análise crítica pela administração; Política ambiental da organização.
	
	Planejamento; Política ambiental da organização; Implementação e operação; Monitoramento e ação corretiva; Análise crítica pela administração.
	
	Política ambiental da organização; Implementação e operação; Planejamento; Monitoramento e ação corretiva; Análise crítica pela administração.
	
	Política ambiental da organização; Planejamento; Implementação e operação; Monitoramento e ação corretiva; Análise crítica pela administração.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201321506)
	2a sem.: Sistemas de Gestão Ambiental
	Pontos: 0,0  / 0,8 
	A obtenção da norma ISO 14.000 por parte de uma empresa prevê pelo menos cinco fases distintas. A ordem cronológica de ocorrência das cinco fases é: 
		
	
	Implementação e operação; medição e avaliação; análise crítica e melhoria; compromisso e definição da política ambiental; planejamento.
	
	Compromisso e definição da política ambiental; implementação e operação; planejamento; análise crítica e melhoria; medição e avaliação.
	
	Implementação e operação; compromisso e definição da política ambiental; medição e avaliação; planejamento; análise crítica e melhoria.
	
	Planejamento; compromisso e definição da política ambiental; implementação e operação; análise crítica e melhoria; medição e avaliação.
	
	Compromisso e definição da política ambiental; planejamento; implementação e operação; medição e avaliação; análise crítica e melhoria.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201321501)
	2a sem.: Sistemas de Gestão Ambiental
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	O termo Sistema de Gestão Ambiental pode ser entendido por: 
		
	
	Elemento das atividades, produtos ou dos serviços, que pode interagir com o meio ambiente. Dessa interação resultam impactos adversos ou benéficos.
	
	Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente (ar, água e solo) causada por qualquer forma de energia ou por qualquer substância sólida, líquida ou gasosa, ou combinação de elementos despejados no meio ambiente.
	
	A parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental.
	
	É o conjunto de elementos físico-químicos, ecossistemas naturais e sociais em que se insere o homem, individual e socialmente, num processo de interação que atenda ao desenvolvimento das atividades humanas, à preservação dos recursos naturais e das característicasessenciais do entorno, dentro de padrões de qualidade definidos.
	
	É uma declaração da organização expondo suas intenções e seus princípios em relação a seu desempenho ambiental global, que provê uma estrutura para ação e definição de seus objetivos e suas metas ambientais. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201268245)
	2a sem.: ECOLOGIA
	Pontos: 0,0  / 0,8 
	Numa comunidade convivem várias espécies de gramínea, sapo, louva-a-deus, coruja, gavião e cobra. Esses organismos NÃO podem formar uma cadeia alimentar porque, entre eles, não há
		
	
	consumidores terciários.
	
	consumidores secundários.
	
	consumidores quaternários.
	
	consumidores primários.
	
	produtores.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201265711)
	2a sem.: Biodiversidade
	Pontos: 0,0  / 0,8 
	Sobre diversidade ambiental é correto afirmar que 
		
	
	a diversidade ambiental de uma área só é considerada grande se tiver associada a uma alta etnodiversidade
	
	a diversidade ambiental de uma área não apresenta qualquer relação com número de espécies presentes na mesma. 
	
	de maneira hipotética e de forma bem resumida, considerando dois ambientes que possuam, por exemplo, quatro (04) espécies animais e vegetais, pode-se afirmar que terão a mesma riqueza. Entretanto, se um desses ambientes tiver cinco mil (5.000) indivíduos de cada espécie e o outro tiver uma (01) espécie com vinte mil (20.000) indivíduos e as três (03) outras espécies com dez (10) indivíduos cada, ambos ambientes terão a mesma diversidade relativa, pois a dominância de uma das espécies não interfere na diversidade ambiental da área. 
	
	de maneira hipotética e de forma bem resumida, considerando dois ambientes que possuam, por exemplo, quatro (04) espécies animais e vegetais, pode-se afirmar que terão a mesma riqueza. Entretanto, se um desses ambientes tiver cinco mil (5.000) indivíduos de cada espécie e o outro tiver uma (01) espécie com vinte mil (20.000) indivíduos e as três (03) outras espécies com dez (10) indivíduos cada, o primeiro ambiente terá uma diversidade ambiental menor, mesmo que o segundo ambiente apresente dominância de uma das espécies. 
	
	de maneira hipotética e de forma bem resumida, considerando dois ambientes que possuam, por exemplo, quatro (04) espécies animais e vegetais, pode-se afirmar que terão a mesma riqueza. Entretanto, se um desses ambientes tiver cinco mil (5.000) indivíduos de cada espécie e o outro tiver uma (01) espécie com vinte mil (20.000) indivíduos e as três (03) outras espécies com dez (10) indivíduos cada, pode-se afirmar que o primeiro ambiente terá uma diversidade ambiental maior, mantendo os demais aspectos fixos e semelhantes entre os ambientes, pois não há, como no segundo caso, dominância de uma das espécies. 
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201201267151)
	3a sem.: conama
	Pontos: 0,0  / 0,8 
	A Resolução CONAMA no 23, de 12 de dezembro de 1994, estabelece procedimentos específicos para atividades de exploração e produção de hidrocarbonetos fósseis no Brasil. Dentre as licenças prévias descritas nesta resolução, duas são específicas para este tipo de empreendimento, pois tratam de autorização para 
		
	
	instalação das unidades e dos sistemas de produção e escoamento do óleo produzido. 
	
	perfuração e produção para pesquisa de viabilidade econômica da jazida. 
	
	início da operação das unidades e dos sistemas integrantes da atividade. 
	
	elaboração de Relatório de Avaliação Ambiental e Projeto de Controle Ambiental. 
	
	elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente.

Outros materiais