Buscar

psicologia da educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
A teoria de ensino-aprendizagem de Vygotsky 
Alunos
Joel pereira silva neto
Lucas Henrique Pereira Pontes
Histarley dos Santos Conceição
*
*
Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 – entanto Vygotsky morreu aos 37 anos). No entanto, eles não chegaram a se encontrar em vida, devido a vários fatores, principalmente os políticos.
Lev Vygotsky nasceu na Rússia, num contexto histórico de conflitos políticos (Revolução Russa), sendo este um dos motivos pelo qual sua obra só foi conhecida e valorizada mais recentemente, apesar de sua pesquisa ser de suma importância para a ciências educacionais e psicológicas.
*
A teoria histórico-cultural
pressupõe que na presença de condições adequadas de vida e de educação as crianças desenvolvem intensamente: diferentes atividades práticas, intelectuais e artísticas
As crianças iniciam a formação de ideias, sentimentos e hábitos morais, traços de personalidade.
Os autores denominaram essa corrente de pensamento como histórico-cultural pelo principio de que o homem é um ser de natureza social.
*
A TEORIA DE VYGOTSKY
Põe em pauta a discussão do papel do social no desenvolvimento mental 
o papel da educação, do professor e da aprendizagem 
Funções psicológicas superiores 
auto-observação, intencionalidade, planejamento, capacidade de pensamento abstrato, metacognição (indivíduo ser capaz de pensar sobre o seu próprio pensamento).
*
*
*
*
LINGUAGEM – SISTEMA SIMBÓLICO BÁSICO DE TODOS OS GRUPOS HUMANOS 
VYGOTSKY TRABALHA COM 2 FUNÇÕES BÁSICAS DA LINGUAGEM: 
 INTERCÂMBIO SOCIAL – É A FUNÇÃO PRINCIPAL DA LINGUAGEM E TEM POR OBJETIVO A COMUNICAÇÃO.
 EX: O CHORO DO BEBÊ .
 PENSAMENTO GENERALIZANTE – É O “ENCAIXE” DA LÍNGUA COM O PENSAMENTO.
 
 EX: UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE SIGNOS.
 A FUNÇÃO DO PENSAMENTO GENERALIZANTE É TORNAR A LINGUAGEM UM INSTRUMENTO DE PENSAMENTO. 
*
*
*
*
*
*
*
A educação em Vygotsky
	Vygotsky salienta que o aprendizado do individuo parte das suas interações do mesmo com os objetos que o cercam através dos processos mediação do meio social em que vive, na teoria Vygotskiana o processo do desenvolvimento do individuo surgem de sua pré-história e de suas raízes biológicas tendo a fala como o primeiro instrumento do desenvolvimento cultural e social sendo de grande representatividade para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Visto que na teoria histórica cultural o educador deve possibilitar, que as crianças se apropria de elementos culturais para que possam adquirir habilidades de sua gerações anteriores.
*
O professor:
	O professor é, para Vygotsky, o mediador no processo de aprendizagem oferecendo a ajuda no caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha. Saber identificar essas duas capacidades e trabalhar o percurso de cada aluno entre ambas são as duas principais habilidades que um professor precisa ter.
*
*
A função do professor é a de conduzir o aluno até à aquisição do conhecimento e um dos recursos de que dispõe, para tal, é o trabalho de pares. Vygotsky considera que a mediação da aprendizagem de um aluno por outro mais capaz, a par da ZDP, é um fator relevante em educação. Na aprendizagem mediada pelos pares, o professor deixa de ser responsável pelo controlo da aprendizagem exterior (em contexto social), passando essa responsabilidade para o tutor.
O ensino não é único do professor
*
Aprendizagem:
	De acordo com a perspectiva Vygotskiana, a aprendizagem é resultante da atividade de cada pessoa e da reflexão que ela consegue concretizar sobre a mesma e sendo todo ato humano mediado a aprendizagem é portanto um processo dialético entre o individuo e o meio.
Na relação dialógica, em busca do entendimento, segundo Baktin (apud Emerson, 2002, p. 142-143), há sempre que se considerar a negociação de significados, a negociação de valores, pois cada grupo social – cada classe, profissão, geração, religião, região – tem seu modo próprio característico de falar, seu próprio dialeto, suas características. As palavras não podem ser entendidas fora do contexto e dos sujeitos que as falam
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais