Buscar

PESQUISA MINERAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PESQUISA MINERAL
Art. 14. Entende-se por pesquisa mineral a execução dos trabalhos necessários à definição da jazida, sua avaliação e a determinação da exeqüibilidade do seu aproveitamento econômico.
§ 1º A pesquisa mineral compreende, entre outros, os seguintes trabalhos de campo e de laboratório: levantamentos geológicos pormenorizados da área a pesquisar, em escala conveniente, estudos dos afloramentos e suas correlações, levantamentos geofísicos e geoquímicos; aberturas de escavações visitáveis e execução de sondagens no corpo mineral; amostragens sistemáticas; análises físicas e químicas das amostras e dos testemunhos de sondagens; e ensaios de beneficiamento dos minérios ou das substâncias minerais úteis, para obtenção de concentrados de acordo com as especificações do mercado ou aproveitamento industrial.
Prospecção e pesquisa mineral são atividades fundamentais para a implantação de qualquer empreendimento minerário. Juntamente com o planejamento de lavra, representam um investimento relativamente pequeno se comparado ao custo total do negócio. Ao mesmo tempo em que possibilitam o aproveitamento racional da jazida, permitem o gerenciamento das operações com resultados mais lucrativos e competitivos no setor, fatores essenciais para a permanência de qualquer empresa no mercado. 
Devido a pouca importância dada à prospecção e pesquisa geológica, freqüentemente encontram-se empreendimentos minerários instalados e abandonados em locais que, caso tivessem sido alvos de estudos geológicos criteriosos, seriam considerados impróprios à implantação.
Cálculo de Reservas 
O cálculo de reservas minerais é um dos passos mais importantes de um projeto de mineração, afinal, é o um dos fatores que irá determinar a viabilidade econômica de um empreendimento minerário. Segundo o Código de Mineração, são definidas três classes de reservas minerais: Reserva Medida, Reserva Indicada e Reserva Inferida, em virtude da densidade e da qualidade de dados obtidos durante os trabalhos de pesquisa mineral. Quanto maior a densidade e melhor a qualidade dos dados adquiridos, maior será a confiabilidade dos resultados obtidos. 
Uma reserva mineral nunca é calculada de forma matemática exata, devido a uma série de fatores, como a qualidade dos dados obtidos na pesquisa mineral, a densidade da malha de sondagem, a precisão dos ensaios de laboratório, etc. Assim, o cálculo de reservas é, na verdade, uma estimativa. Portanto, é de extrema importância a escolha do método ideal de cálculo para cada depósito, de maneira que o resultado obtido seja o mais fiel possível à realidade, visto que a viabilidade econômica da lavra de um depósito é diretamente afetada pela reserva mineral que ele contém.
Fotogeologia e sensoriamento remoto
A interpretação geológica da crosta terrestre a partir de fotografias aéreas ou (fotogeologia) e o processamento e análise de imagens obtidas através de sensores aerotransportados ou orbitais (sensoriamento remoto) permite a avaliação das áreas pesquisadas e potencialmente mineralizadas e o planejamento das demais atividades de mineração e geologia ambiental. 
�� INCLUDEPICTURE "http://www.mgamineracao.com.br/areas/mineracao/pesquisa/fotogeologia/FOT-002.jpg" \* MERGEFORMATINET Estas ferramentas são fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos de mapeamento geológico, avaliações geotécnicas, levantamentos hidrológicos, prospecção mineral e controles ambientais.
Mapeamento geológico
O mapeamento geológico é uma ferramenta imprescindível para a mineração. Além de possibilitar a identificação dos depósitos minerais, auxilia na escolha dos locais mais apropriados para a abertura de uma mina. O mapeamento geológico, aliado ao planejamento de lavra, visa à otimização das atividades de lavra, pois fornece informações básicas acerca do modo de ocorrência do minério, sua distribuição geográfica, variação dos teores, relação estéril/minério, presença de descontinuidades, entre outras. Essas informações são de extrema importância pois fornecem subsídios para o direcionamento das atividades durante a vida útil do empreendimento.
Planejamento e execução de sondagens
Sondagem é um método investigativo que tem como objetivo fornecer informações sobre o perfil do solo e as rochas em subsuperfície, podendo também ser empregada para diversos fins: na investigação de maciços para execução de fundações (ensaios SPT), na construção de poços para captação de água, petróleo e gás natural, e como ferramenta para pesquisa mineral. 
Na pesquisa mineral, as sondagens têm como principal objetivo fornecer dados referentes ao depósito mineral, que sejam passíveis de interpretação. Assim, dependendo do modelo genético da jazida, diversos métodos de investigação são propostos e a escolha do mais adequado é um fator primordial na avaliação das reservas. A escolha do método de investigação é função direta das características do depósito que se pretende estudar e do orçamento previsto para tal investigação. 
O planejamento e execução de sondagens são indubitavelmente necessários ao aproveitamento racional de jazidas e ao gerenciamento das operações necessárias à extração, beneficiamento e comercialização de minérios. Tais práticas garantem resultados lucrativos e competitividade, fatores essenciais à permanência de novos empreendimentos no mercado.
Prospecção de jazidas e Avaliação do potencial mineral das áreas
A prospecção de jazidas agrupa uma série de atividades que visa à descoberta de corpos mineralizados. Em linhas gerais a prospecção mineral é realizada em três etapas sucessivas. A primeira fase envolve o reconhecimento geológico para seleção de alvos; na segunda fase são feitos estudos detalhados dos alvos; e por fim, na última fase, o alvo é avaliado em termos econômicos. 
O potencial mineral de uma determinada área atrela-se a três fatores essenciais referentes à: 
Probabilidade de ocorrência do jazimento mineral, condicionada pela existência de um modelo geológico compatível; 
Existência de mercado consumidor para a substância a ser produzida; e 
Logística de transporte do bem mineral, (rede hidroviária, rodoviária, ferroviária, etc).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes