Buscar

AD2 de Bases da Cultura Ocidental(Salvo Automaticamente)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Angela Aparecida Teixeira Cabral Teles
Matrícula: 16213120235
Polo: Itaperuna
AD2 de Bases da Cultura Ocidental
Resposta 1
A tragédia tem sua origem ligada aos mitos tradicionais que tem como fonte os grandes mitos Helênicos. Esses mitos eram explorados pelos tragediógrafos, que tinha a capacidade de inová-los. Mas, essa inovação não consiste na mudança do tema mítico, mas existem elementos secundários que permitem criá-los. Já a comédia tem uma temática variada e atual que recorre intensamente ao humor, assim, o comediógrafo se serve da tragédia para a criação de algo sério e trágico em algo engraçado, parodiando-a, ou seja, cuja obra se baseia, geralmente a crítica de pessoas ilustres, colocando-as em situações ridículas e humilhantes que se fazia, principalmente, nos festivais religiosos. 
Resposta 2
A Filosofia faz parte da vida humana, pois ela busca a verdade de todas as coisas do mundo e, convida o filósofo a viver em harmonia com essa verdade, abrindo caminho para excelência de vida, mas ao se deparar com a morte, ele passa a refletir a realidade da vida, despreza o mundo e, vive a plena liberdade, pois sabe que o mundo é passageiro e, por conhecer a verdade, passa a viver a plena liberdade. Pitágoras, ao ser interrogado sobre qual era a sua profissão, respondeu que era “filósofo”, ou seja, amante da sabedoria, aquele que busca a sabedoria e não em razão de outro motivo que não ela própria, pois é um saber desinteressado. Portanto, o amante da sabedoria compara a vida a um espetáculo, que é dividido em três tipos de espectadores, mas apenas um está realmente interessado nele, os demais buscam riqueza e glória, ou seja, não estariam interessados efetivamente na sabedoria, mas no que eles poderiam obter com ela. 
Resposta 3
A comédia Nuvens de Aristófanes é dirigida contra os sofistas, ele escolhe Sócrates como personagem por ser uma pessoa conhecida em Atenas e de fácil identificação por parte dos espectadores. O comediógrafo acusa Sócrates como ateu e blasfemador, pois cultuava outros deuses e apresentava novas divindades aos jovens, afastando-os da religião tradicional. Assim, Sócrates foi ridicularizado diante dos espectadores que fez dele uma caricatura cômica, principalmente, por sua conduta ética e pedagógica que considerava demagógica e oportunista. Sócrates valia-se de uma oratória que tinha dois argumentos, o justo e o injusto, com maior predominância o injusto e, usava uma linguagem para comunicar de forma persuasiva, alegava que a “virtude” seria passível de ser ensinada aos seus estudantes. Além disso, Aristófanes critica a atuação remunerada dos educadores que pra ele trata-se de corrupção, pois cobravam taxas aos alunos para oferece-lhes educação, portanto, desconfiava quanto à nova educação e os novos valores que difere das virtudes da educação tradicional da Grécia antiga.
Resposta 4 
a) “Aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra” – João 8:1-11. Nessa passagem bíblica Jesus Cristo nos ensina que devemos amar e respeitar nossos irmãos e, que de forma alguma, devemos julgar e condená-los. Porém, ele disse: “amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” – João 13-34. O seu amor era, e é, um amor divino, ou seja, “como meu pai me ama, assim também eu vos amo” – João 15-9. Ele nos amou, portanto, com o mesmo amor que ele e o pai se amam e, com esse mesmo amor nós devemos amar mutuamente, é o que Deus espera de seus filhos e, que “não ofereçais resistência ao mal, mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também à esquerda” – Matheus 5-39. Nesse versículo aprendemos que devemos ter um princípio de não querer se “vingar”, ficar desejando mal ao próximo, pois devemos ser igual ao nosso Senhor Jesus, sincero, justo e santo.
b) Tais expressões são assinaladas como conselhos de Jesus Cristo ao homem quanto a sua ética moral e religiosa, levando-o a refletir sobre suas escolhas e ações no mundo. São exemplos explícitos da poesia lírica sapiencial, qualificada frequentemente de gnômica, que se caracteriza por máximas, bem como as soluções para a fragilidade humana, ou seja, um código de conduta moral que esbanja conselhos sobre o homem e sua vida em sociedade para que sua existência seja plena e feliz. Portanto, os versículos da sagrada escritura têm como objetivo transmitir aos fiéis, o saber necessário para a vida social.

Outros materiais