Buscar

CONTESTAÇÃO MODELO PROFESSORA VERA PRÁTICA TRABALHISTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Endereçamento da contestação:
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA_____ª VARA DO TRABALHO DE_____________________
Processo nº ________ ( Escrever o no. do processo - quando o reclamante entra com o processo haverá um no. de processo que deverá ser informado na contestação)
( QUALIFICAÇÃO DA RECLAMADA - NÃO PRECISA QUALIFICAR O RECLAMANTE)
“__________________”,inscrita no CNPJ nº____________________, estabelecida à(endereço completo), por seu advogado que esta subscreve, nos termos da procuração anexa(doc.),com escritório à (endereço completo), em nome de quem e para onde requer sejam remetidas as notificações,vem, a presença de Vossa Excelência, apresentar sua
 CONTESTAÇÃO, 
nos autos da Reclamação Trabalhista que lhe move“_____________”,já qualificado nos autos cujo número se encontra em epígrafe, com fundamento no art.847 da CLT e art 335 do CPC as razões de fato e de direito abaixo aduzidas:
DOS FATOS ( FAZER UMA PEQUENA SINTESE - BEM RESUMIDO DA HISTÓRIA, OU DO CASO)
DAS PRELIMINARES PROCESSUAIS ( verificar logo abaixo quais são as preliminares que podem fazer com que o processo seja extinto sem resolução do mérito)
A presente Reclamação merece ser extinta sem resolução do mérito, pois.....(desenvolver a preliminar conforme rol abaixo - ver se algumas delas se encaixa ao processo. Pode ser que não haja nenhuma preliminar se isto ocorrer você passa para o Tópico MÉRITO). 
À luz do exposto,requer a Reclamada que Vossa Excelência se digne decretar a extinção do processo sem resolução do mérito nos termos do art. 485 do CPC.
As preliminares a serem suscitadas podem ser:
(art 337 CPC): 
I - Inexistência ou nulidade da citação;
II - Incompetência absoluta ou relativa;
III - Incorreção do valor da causa;
IV - Inépcia da petição incial;
V - perempção;
VI - Litispendência;
VII - Coisa julgada;
VIII - Conexão;
IX - Incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização;
X ....
XI - Ausencia de legitimidade ou de interesse processual;
XII - ....
XIII - Indevida concessão do beneficio da gratuidade da justiça;
DO MÉRITO
Apenas por cautela, em estrita atenção ao princípio da eventualidade,não se furta a Reclamada em discorrer sobre o mérito.
 PREJUDICIAL DE MÉRITO - PRESCRIÇÃO BIENAL ( pode ser que não haja prescrição. você só vai arguir se ocorrer)
 (Observar se a ação foi proposta dentro do prazo de prescrição quinquenal estabelecer o período a ser discutido - prescrição quinquenal).
Argúi-se inicialmente, no mérito, a prescrição bienal, contida no art. 11 da CLT, bem como no art. 7o, XXIX, da CF. O reclamante obteve sua demissão no dia___/____/____, propondo a presente demanda somente no dia ___/___/___, ultrapassando, assim, o prazo prescricional de dois anos contido nos dispositivos legais já destacados. 
Assim, requer-se a extinção do presente processo com exame de mérito nos termos descritos. Contudo, se este não for o entendimento de Vossa Excelência, fato este que trazemos à tela somente para argumentar, contestamos o itens da exordial nos seguintes termos:
 
PREJUDICIAL DE MÉRITO - PRESCRIÇÃO QUINQUENAL 
(Observar se a ação foi proposta dentro do prazo de prescrição quinquenal estabelecer o período a ser discutido - prescrição quinquenal).
O Reclamante postula em sua reclamatória trabalhista ajuizada em ____ o pagamento de verba derivada de todo o contrato laboral. Entretanto, conforme art. 7, XXIX, da CF/88, art. 11, I, da CLT e Súmula 308, I, do TST, a prescrição trabalhista concerne às pretensões imediatamente anteriores a cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação.
Portanto, requer a extinção do processo, com resolução do mérito, nos termos do art. 487, II do CPC, no que tange às verbas pleiteadas anteriores aos últimos 5 anos contatos do ajuizamento da ação.
(Feito isso você passa a contestar dividindo por tópicos e contrariando de forma precisa e objetiva todos os pedidos da inicial,fundamentando na lei conforme exemplo abaixo).
O reclamante não faz jus a pretensão aludida pois..........( fundamentar e contestar) Portanto, requer a improcedência do pedido.
Exemplo de como contestar: 
DA MULTA DO ART. 477, DA CLT
O Reclamante postula pela aplicação da multa prevista no art. 477, § 8, daCLT.
A pretensão obreira improcede, visto que a Reclamada respeitou o prazo para pagamento das verbas rescisórias, conforme TRCT em anexo, sendo ônus do Reclamante de demonstrar o não pagamento das verbas, nos termos do art. 333, I, do CPC e art. 818, da CLT.
Portanto, requer a improcedência do pedido.
REQUERIMENTOS FINAIS
Diante do exposto, requer: (os dois tópicos abaixo que está em vermelho somente entrarão nos requerimentos finais se houve preliminares ou prejudicial de mérito invocando prescrição. Pode ser que haja só preliminar ou somente prejudicial ou nenhuma das duas ou as duas).
a) O acolhimento da prescrição quinquenal bem como a extinção do processo com resolução do mérito, nos termos do art. 487,II do CPC, quanto às parcelas anteriores a 5 anos contados do ajuizamento da ação;
b) O acolhimento da prescrição bienal/total, bem como a extinção do processo com resolução do mérito, nos termos do art. 485,II do CPC;
c) A improcedência de todos os pedidos formulados pelo Reclamante, condenando-o ao pagamento de custas processuais.
Requer a Reclamada que,em caso de vir a ser reconhecido qualquer direito ao Reclamante nesta demanda, sejam considerados e deduzidos todos os valores já pagos ao mesmo título, nos termos do art.767 da CLT.
DAS PROVAS
Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidas, especialmente pelo depoimento pessoal do Reclamante,sob pena de confissão nos termos da Súmula nº74,I do TST e outras que forem necessárias.
Termos em que,
pede deferimento.
Local e data.
______________________
Adv.____ -OAB nº ____

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes