Buscar

INSETICIDAS FISIOLÓGICOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSETICIDAS FISIOLÓGICOS.
Estagiária:
Iolanda Alves 
Os inseticidas de modo geral, atuam bloqueando um processo bioquimico ou fisiológico do organismo vivo. Atualmente tem-se buscado moléculas mais seletivas, evitando atingir os organismo não alvo (inimigos naturais, polinizadores, mamiferos, aves, peixes) e com menor persistência no meio ambiente.
1
Histórico
Introduzidos no mercado em 1978;
Grupo das aciluréias, benzoiluréias, benzoilfeniluréias, diacilhidrazinas;
IRCs;
Produtos pertencente a uma classe de inseticidas; 
Os inseticidas que atuam como reguladores de crescimento de insetos foram introduzidos no mercado em 1978 pela multinacional Bayer Cropscience tendo como representante o grupo das aciluréias. Pode ser considerado um dos grupos de inseticidas mais utilizados no mercado com relação a volume. 
Conhecidos como Inseticidas Reguladores de Crescimento (IRCs) que também são chamandos de inseticidas da quarta geração.
Estes produtos são pertencente a uma classe de inseticida que diferem aplamente dos inseticidas convencionais por provocarem mudanças morfologicas durante o processo de desenvolvimento e metamorfose do inseto, além de induzirem efeitos morfogeneticos que podem resultar em completa inibição da emergência de adulto. 
2
Modo de ação 
Fase de desenvolvimento;
Não possui ação de choque;
Lenta ação inicial dos produtos;
Excelente efeito residual;
Fonte: portalagro
Normalmente os inseticidas reguladores de crescimento são empregados na fase de desenvolvimento larval dos insetos, pois interferem no processo de ecdise que ocorre na troca de estádio larval.
A maioria dos reguladores de crescimento não possui ação de choque, não possuem amplo espectro de ação e principlamente agem por ingestão, apesar de que em certas espécies de insetos podem agir tambem por conato. 
Na pratica a lenta ação inicial dos produtos é compensada pelo prolongado período de proteção que conferem ás plantas devido ao excelente efeito residual 
3
Classificação 
Inibidores da síntese de quitina; 
 Grupo das benzoilfeniluréias.
 Princípio ativo; diflubenzuron, triflumuron, lufenuron.
Juvenóides (agonistas do hormônio juvenil);
 Princípio ativo; Piriproxifen.
Anti-juvenóides (antagonistas do hormônio juvenil);
Agonistas de ecdisteróides;
 Grupo das diacilhidrazinas.
 Princípio ativo; Metoxifenozide e o Tebufenozide.
Inibidores da síntese de quitina: As Benzoilfeniluréias, como, por exemplo: diflubenzuron, triflumuron, lufenuron são os principais representantes dos inseticidas do grupo dos inibidores da síntese de quitina. As Benzoilfeniluréias provalvemente inibem a formação da quitina sintetase a partir do seu zimógeno, por meio da interferência em algumas proteases responsavel pela ativação da quitina sintetase. 
Juvenoides (agonistas do hormonio juvenil ): Os juvenoides como por exemplo o Piriproxifen são agonistas do hormônio juvenil. A ação dos juvenoides e mais pronunciada no ultimo instar de desenvolvimento do inseto. No ultimo instar o nível de hormônio começa a declinar, de modo, que com a liberação do hormônio protoracico-tropico, as células da epiderme programa-se para que o inseto passe para o estádio subsequente de desenvolvimento. Porem caso o nível de hormônio juvenil seja elevado artificialmente com a aplicação de juvenóide o inseto programa-se para manter as características jovens , passando para um outro instar em vez da fase de pupa ou adulto.
Anti-juvenóides antagonistas do hormonio juvenil; Ocorre a redução do nível de hormônio juvenil durante o desenvolvimento os inseto as células epidérmicas são programadas para passar precocemente para o estagio subsequente de desenvolvimento. Os precocenos provocam injurias ao corpo alado (glandula) responsavel pela secreção do hormônio juvenil, há a formação de compostos altamente reativo.
Agonistas de ecdisteróides; OS produtos do grupo das diacilidrazinas, como por exemplo o tebufenozide e metoxifenozide, atuam como agonistas de ecdisteróides. Esses compostos provocam uma aceleração no processo da ecdise. ( atua ligando fortemente á proteina receptora de ecdisona, ativando-se e iniciando o processo de muda de pele ecdise. )
4
Principais inseticidas 
fisiológicos
Inibidores da síntese de quitina: Certero (triflumuron), Nomolt (teflubenzuron), Match (lufenuron).
Juvenóides: Tiger (piriproxifen). 
Ecdisteróides: Intrepid (metoxifenozide), Mimic (tebufenozide).
Principais inseticidas 
fisiológicos utilizados no CPTO
Nomolt – Teflubenzuron
Certero – Triflumuron 
Tiger – Piriproxifen 
Fonte: rehagro
São considerados de baixa toxicidade aos vertebrados, 
São produtos considerados perigosos ao meio ambiente, ficando na classe II da classificação do potencial de periculosidade ambiental. 
Para humanos são Classificado como pouco toxico pertencendo á classe IV, de cor verde com Dl 50 oral ou dermica maior que 5000mg Kg.
O inseticida certero contem o ingrediente ativo triflumuron, pertecente ao grupo 15, das benzoiluréias, que agem como inibidores da formação de quitina. 
O inseticida nomolt contem o ingrediente ativo teflubenzuron , pertence ao grupo quimico das benzoiluréias, que agem como inibidores da formação de quitina. 
5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
GALLO, D.; NAKANO, O.; SILVEIRA NETO, S.; CARVALHO, R.P.L.; BAPTISTA, G.C.de; BERTI FILHO, E.; PARRA, J.R.P.; ZUCCHI, R.A.; ALVES, S.B.; VENDRAMIN, J.D.; MARCHINI, L.C.; LOPES, J.R.S.; OMOTO, C. Entomologia Agrícola. Piracicaba. FEALQ, p.361-395, 2002.
GUEDES, R.N.C. Toxicologia de inseticidas I. In: PICANÇO, M.C. Apostila de entomologia. Viçosa, Universidade Federal de Viçosa, p.21-26, 2010.
GALLO, D.; NAKANO, O.; SILVEIRA NETO, S.; CARVALHO, R.P.L.; BATISTA, G.C. de; BERTI FILHO, E.; PARRA, J.R.P.; ZUCCHI, R.A.; ALVES, S.B.; VENDRAMIM, J.D. Manual de entomologia agrícola. 2 Ed. Agronômica Ceres, São Paulo, 1988. 649p.
Grata pela 
atenção de todos!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais