Buscar

Tendências do Marketing

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tendências 
de Marketing
Material desenvolvido para a disciplina “Marketing e Design” pelos alunos do 2o período do curso de Bacharelado em Design da Faculdade Boa Viagem/DeVry – Turma 2013.2. Adaptações: Profa. Raquel Rodrigues.
Tendências 
de Marketing
Sumário
1 Marketing de Guerrilha.......................4
2 Marketing Multinível..........................8
3 Marketing de Relacionamento..............12
4 Marketing Digital.............................15
5 Marketing Integrado.........................19
6 Marketing Interno............................23
7 Marketing Pessoal............................26
8 Marketing Social..............................29
9 Marketing Viral...............................33
10 Marketing Verde............................37
Grupo: Laryssa Moura, Thaís Martinez, Ingrid Kennya.
Marketing de
Guerrilha
1
1 Marketing de Guerrilha
Conceito
Surgiu na década de 70, criado por Jay Conrad Levinson (pai do Marketing de Guerrilha), com termo baseado na Guerra do Vietnã.
É considerado um “arsenal de conceitos, proposições e ideias de como sobreviver e vencer num mercado totalmente desigual” 
(RODRIGUES, 2010, apud Wikipedia)
Atualmente este tipo de marketing é conhecido pelos seus metódos inusitados de fazer propaganda.
1 Marketing de Guerrilha
Estratégia
É uma boa alternativa para as pequenas empresas, pois propõe uma maneira criativa de se pensar outras aplicabilidades para certos dispositivos, sem os altos investimentos que as mídias convencionais demandam.
Usado também nas grandes empresas como uma estratégia complementar às campanhas publicitárias. Buscam estabelecer mais interatividade com os receptores, com vistas à promoção da mídia espontânea, invisível ou buzz marketing.
Cases no mercado
1 Marketing de Guerrilha
Grupo: Maruza Campelo, Maria Laura e Luana Lucena. Luis Moraes, Elias Joshua e Camila Bertouline.
Marketing Multinível
2
2 Marketing Multinível
Conceito
Sistema derivado das vendas diretas em forma de rede (networking), também chamado de Marketing de Rede ou Network Marketing.
É um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores (ALVARENGA, 2013 apud Wikipedia).
2 Marketing Multinível
Estratégia
Uma maneira de vender produtos e serviços utilizando distribuidores independentes que terão contato direto com o consumidor e formaram uma rede tanto de clientes como de outros distribuidores. Assim, diminuem-se os custos de propagandas e gastos com trabalhadores fixos, gerando um aumento do lucro. 
Benefícios: flexibilidade de horário, renda extra, ausência de patrão, crescimento pessoal. Esquema: revendedores ganham um percentual sobre os novos que convidam para empresa (comissão).
2 Marketing Multinível
Cases no mercado
Grupo: Rebeca Simões, Matheus Henrique e Bianca Xavier.
Marketing de
Relacionamento
3
3 Marketing de Relacionamento
Conceito
Corresponde ao trabalho voltado ao bom relacionamento com o cliente e com as pessoas envolvidas de forma direta ou indireta com a empresa: fornecedores, parceiros, distribuidores, representantes, etc. 
No caso dos clientes, o relacionamento deve vir da integração com a empresa desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais até as vendas. Atenção: Seu foco é nos clientes já existentes. 
3 Marketing de Relacionamento
Estratégia
Para conseguir fidelizar os seus clientes, deverá ter em atenção alguns pontos: conhecer bem o cliente, saber comunicar e escutar as suas necessidades e reconhecer a sua fidelidade. 
É prática comum da maioria das empresas. Tem como resultado: aumento da frequência das relações negociais, aumento do volume de negócios, redução de custos devido à diminuição da rotação dos clientes e clientes inativos podem novamente ser clientes ativos.
Grupo: Rayssa Leite, Letícia Lourenço, Maria Amélia, Luiz Otávio, Paloma Lins e Cláudia Souza.
Marketing 
Digital
4
4 Marketing Digital
Conceito
Estratégia na qual a Internet, a telefonia celular ou outros meios digitais são utilizados como plataforma para realização de ações promocionais, as quais têm por finalidade divulgar produtos/serviços de uma marca ou fortalecer relacionamento.
O marketing digital engloba a prática de promover produtos/serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência (ISCAP – Núcleo de Marketing digital apud Wikipedia).
4 Marketing Digital
Estratégia
Envolve o uso de dispositivos conectados à Internet e suas funcionalidades para se espalhar mensagens de marketing: mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter), sites, portais, blogs, wikis, newsletter, e-mail marketing, e-commerce, mobile marketing, anúncio online, canal de vídeos (Youtube), dentre outros. Além disso, estratégias como SEO – posicionamento em sites de busca.
O segredo é se basear no que o público se interessa, investir em mídias sociais, e postar conteúdo relevante para chamar atenção do público.
Cases no mercado
4 Marketing Digital
Grupo: Rodolfo César, Carmen Júlia, Ana Luísa, Manoel Neto, Ingryd, Larissa Moura.
Marketing 
Integrado
5
5 Marketing Integrado
Conceito
É um conceito no qual o consumidor é foco de toda a atividade da empresa, sendo também conhecido como marketing total ou marketing global.
Utiliza-se atividades diferentes para se comunicar e integrar valor. Significa mesclar e combinar atividades de marketing a fim de maximizar os efeitos individuais e coletivos, com o objetivo de fornecer uma visão completa dos programas de marketing, informando sobre quais os melhores retornos do investimento em cada uma das campanhas.
5 Marketing Integrado
Estratégia
Utiliza-se como uma estratégia que permite detectar oportunidades que de outra forma estariam invisíveis e que são de baixo risco. 
Resultado: obtem-se sucesso no mercado a partir do planejamento de seu negócio -> agregando valor a marca, otimizando a comunicação e as campanhas de acordo com o que a empresa planejou. Assim, sua aplicação é capaz de modificar as atividades e os processos da empresa.
5 Marketing Integrado
Cases no mercado
Grupo: Rayssa Cunha, Rafaela Mendonça e Ana Paula.
Marketing 
Interno
6
6 Marketing Interno
Conceito
Ações de treinamento ou qualificação dos funcionários da empresa visando a um melhor serviço para o consumidor. Trabalha na mente dos funcionários, em cima da sua motivação, do desempenho, do foco, da integração e da colaboração.
As pessoas nas organizações refazem, criam e recriam processos, implementam novas formas de execução, inventam novas soluções, inovam. Neste sentido, as pessoas nas organizações são o elemento distintivo de identidade e diferenciação a cada organização, posicionando-a no mercado de forma exclusiva.
6 Marketing Interno
Estratégia
A gestão de recursos humanos tem de gerir os colaboradores da empresa integrando de forma harmoniosa as suas expectativas individuais e as necessidades organizacionais, de acordo com as imposições do meio envolvente. 
A gestão de marketing interno deverá, com base no acompanhamento da realidade do seu mercado interno, caracterizar-se por: promover a cultura da organização; gerir sistema de recompensas; garantir uma boa comunicação interna; desenvolver sistemas de avaliação de desempenho, etc.
Grupo: Raíssa Lyra, Luis Henrique, José Macedo e Thãmara.
Marketing 
Pessoal
7
7 Marketing Pessoal
Conceito
Utilização de alguns conceitos e instrumentos do marketing para benefício profissional e/ou carreira, agregando valor às habilidades e características.
Características: liderança, confiança, visão, espírito de equipe, maturidade, integridade, visibilidade, empatia, otimismo e paciência.
7 Marketing Pessoal
Estratégia
“O processo encetado por
um indivíduo, envolvendo a concepção, planejamento e execução de ações que contribuirão para: a formação profissional e pessoal do indivíduo (produto), a atribuição de um valor justo e compatível com o posicionamento de mercado que queira adquirir (preço), a execução de ações promocionais de valorização pessoal (promoção) que o colocariam no lugar certo e na hora certa (distribuição)” (OLIVEIRA NETO, 1999 apud Wikipedia).
Grupo: Carolina Santoro, Carolina Antonino e Alice Mac Dowell.
Marketing 
Social
8
8 Marketing Social
Conceito
O termo surgiu nos EUA em 1970, introduzido por Kotler e Zaltman. Pode ser definido como: aplicações de estratégias, planejamento de mercado, análises e técnicas gerenciais voltadas para o bem estar da população e da sociedade.
É uma gestão estratégica orientada por princípios éticos, fundamentada por direitos humanos e pela equidade social. 
8 Marketing Social
Estratégia
Modernamente, o conceito de marketing social tem sido associado à ideia de responsabilidade social. Para os organismos e grupos envolvidos, a disseminação de valores positivos, além de contribuir para o desenvolvimento humano, é capaz de melhorar a imagem corporativa. 
O marketing social se caracterizaria, portanto, como estratégia de mudanças comportamentais passível de ser aplicada por todo tipo de organização, desde que ela tenha como meta final a produção e a transformação de impactos sociais na comunidade.
8 Marketing Social
Cases no mercado
Grupo: Francielly Monteiro, Amanda Alves, Priscila Lopes e Frank Souto.
Marketing 
Viral
9
9 Marketing Viral
Conceito
O termo “viral” é referente ao processo biológico de transmissão de vírus de um indivíduo a outros. Nos meios digitais é a transmissão de informação e/ou compartilhamento entre internautas.
Tem por características: a propagação do fato, imagem ou vídeo pela “net”; possui forma espontânea, na qual os usuários (mídias sociais) propagam a informação; a velocidade com que a mensagem atinge seu objetivo é alta.
9 Marketing Viral
Estratégia
Propagação (infecção) através do burburinho eletrônico, também chamado de buzz. Pode ser aplicado através de diversos mecanismos, tais como: vídeos no Youtube, e-mail marketing, posts em mídias sociais, entre outros.
9 Marketing Viral
Cases no mercado
Grupo: Hebert Santos, Gregory, Paulo Medeiros, João Paulo e Amanda Guimarães.
Marketing 
Verde
10
10 Marketing Verde
Conceito
Também conhecido como Marketing Ambiental ou Marketing Sustentável, é a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos/serviços que são baseados nos seus benefícios ao meio ambiente (Ambiente Brasil – Marketing Ambiental apud Wikipedia).
Esta estratégia entende que uma pessoa que tenha o mínimo de consciência ecológica, daria preferência aos produtos citados. Um serviço ou produto pode demonstrar ser ambientalmente responsável pela forma como é produzido, como é vendido ou embalado.
10 Marketing Verde
Estratégia
O marketing ambiental pode ser uma ferramenta extremamente poderosa de gestão de mercado. Porém, ao mesmo tempo em que cresce o número de consumidores conscientes, cresce também a desconfiança com relação a propostas pretensamente “verdes”; mas que não passam de promessas vazias que tentam explorar de forma irresponsável este novo filão de mercado.
10 Marketing Verde
Cases no mercado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais