Buscar

Comparação Teoria Clássica, Keynes e Marx 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho
Compare a teoria clássica, a keynessiana e a de Marx em relação aos aspectos econômicos.
Teoria clássica:
- Tem como marco inicial “As Riquezas das Nações” do escocês Adam Smith.
- Seus conceitos giram em torno da noção básica de que os mercados tendem a encontrar um equilíbrio econômico a longo prazo, ajustando-se a determinadas mudanças no cenário econômico.
- A desigualdade é vista como um incentivo ao trabalho e ao enriquecimento (logicamente os pobres querem ficar ricos e atingir o nível das classes ricas e mais beneficiadas), sendo uma condição fundamental para que as pessoas se mexam e tentem atingir níveis melhores de vida.
- Para Adam Smith, o Estado deveria desempenhar três funções: manutenção da segurança militar administração da justiça e erguer e manter certas instituições públicas. Por conseqüência, sem interferir na economia.
- Desenvolveu a Teoria da Mão Invisível, na qual o mercado, por seus próprios meios, prosperaria de modo independente do governo.
Teoria de Keynes:
- Define economia por um conhecimento de natureza incerta;
- Fatos econômicos são fatos morais, pois são motivados e intencionais e não mecânicos;
- Fundamenta que o Estado é um agente indispensável de controle da economia, com objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego.
- Não se trata promover uma competição entre o Estado e o mercado, mas sim de obter uma adequada complementação ao mercado, que agindo sozinho não é capaz de resolver todos os problemas.
- Defende um esforço de redistribuição da riqueza, quando necessária, baseando no fato de que se os mais pobres da sociedade receberem mais dinheiro, provavelmente eles irão gastá-lo, ao invés de poupar os ganhos recebidos, promovendo assim o crescimento econômico.
Teoria de Marx:
- quantidade de trabalho socialmente necessária para produzir uma mercadoria é o que determina o seu valor mínimo

Outros materiais