Buscar

Conhecendo o Ensino Superior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conheça seu curso e sua instituição de ensino
VIDEO
No vídeo acima você assiste a um relato que fala sobre diversos aspectos que estarão presentes na sua vida a partir de agora, quando você tomou a decisão de ingressar no Ensino Superior. Valores como acreditar no sonho, ter motivação, ter consciência da necessidade de renúncia, ter comprometimento são abordados no vídeo e serão recorrentes durante seu curso.
Pessoal Administrativo: Colaboradores formam o corpo social que garante o funcionamento do campus;
Gerente Acadêmico: Responsável pela administração acadêmica do campus, além da orientação do aluno em relação à instituição de ensino, especialista nos processos acadêmicos;
Coordenador de curso: Referência acadêmica e profissional responsável pela orientação do aluno em relação ao curso;
Colegas alunos: Habilidade de conviver e compartilhar;
Professor: Representa o principal caminho na construção de conhecimentos, responsável pela orientação do aluno em relação à disciplina.
As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades. Nelas funcionam os cursos de graduação, que se dividem em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Ainda fazem parte do Ensino Superior os cursos de pós-graduação, que se subdividem em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs).
As diretrizes do Ministério da Educação determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mínimo e máximo para integralização de cada curso de graduação. Além das disciplinas, alguns cursos têm definidas as obrigatoriedades de carga horária mínima de atividades acadêmicas complementares, de estágio curricular (articula teoria e prática) e trabalho de conclusão de curso, dentre outros.
1) Os cursos de graduação podem ser Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo.
2) Plano de Ensino é o documento de cada disciplina no qual estão informações como ementa, bibliografia, conteúdo programático, etc.
3) Vestibular é a forma de ingresso mais tradicional para os cursos superiores.
4) Estágio é a atividade acadêmica obrigatória na maioria dos cursos superiores e compõe parte sua da carga horária. Sua principal função é articular teoria e prática.
5) Componente Curricular é matéria ou disciplina obrigatória determinada pelo MEC que deverá compor a matriz de um curso.
6) Disciplina Optativa é aquela que não compõe parte da carga horária de um curso, mas que pode estar presente na matriz curricular.
7) Período é a unidade de tempo em que se dá uma etapa do curso.
Teletransmitida:

Outros materiais

Perguntas Recentes