Buscar

Habilidades e Competências para Empregabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Habilidades e Competências para a Empregabilidade
VIDEO
Habilidades são as capacidades adquiridas pela teoria e/ou prática para realizar determinadas tarefas.
Habilidade pode ser um indicativo de capacidade, está associada ao saber fazer, ou à ação física / mental que indica a capacidade adquirida.
Competência pode ser definida como uma mobilização de recursos para desempenhar uma determinada tarefa ou função. Nessa mobilização são envolvidas habilidades, conhecimentos, valores e atitudes.
Tipos de Competência:
Competência cognitiva é aquela relacionada à capacidade de aprender. Essa capacidade implica na criação de estratégias a partir da organização das informações disponíveis na situação.
Diferente da competência didático-pedagógica, trata-se da capacidade de reconfigurar a mente para adquirir novos conhecimentos com rapidez e eficiência, mesmo não havendo um programa formal de aprendizagem.
Competência comunicativa é definida por Brown como sendo a capacidade que o indivíduo possui e que o possibilita emitir e interpretar mensagens e negociar seus significados, interpessoalmente em contextos específicos, ou seja, a capacidade de comunicar-se com clareza, precisão, empatia.
Competência didático-pedagógica é aquela relacionada à educação e ao ensino. Na prática, é a capacidade de aprender a aprender.
Competência intelectual é aquela relacionada à capacidade de raciocinar ou de aprender para solucionar um problema. Está, portanto, relacionada à aplicação de aptidões mentais. No mundo profissional, por exemplo, é muito comum ingressar em uma empresa e ter de aprender a usar sistemas específicos daquela empresa.
Competência pragmática tem relação com a competência comunicativa. Ou seja, não se trata apenas de troca de mensagens e entendimento do conteúdo, mas a postura, a articulação do que o outro quer ouvir, o entendimento cultural do falante, a atitude, etc.
Competência relacional é a capacidade de conviver em grupo.
Competência técnica é o domínio de determinados conhecimentos técnico relacionado a uma área de conhecimento ou profissão. Ou capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho.
Empregabilidade é a características ou qualidade de quem é empregável.
Ético é o código de princípios e valores morais que regem o comportamento de uma pessoa ou grupo, com relação ao que é certo ou errado, influenciando na conduta e na tomada de decisões. Portanto, a ética está relacionada à opção ou desejo de se manter com os outros, relações e/ou condutas justas e aceitáveis que consiste em uma reflexão crítica que permita a escolha da melhor forma de agir.
O marketing pessoal pode ser entendido como sendo uma forma do profissional demonstrar publicamente suas qualidades.
Relacionamento Interpessoal é a habilidade de interagir com pessoas, entendê-las e interpretar seus comportamentos.
Teletransmitida:

Outros materiais