Buscar

Aula 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Empregabilidade: Além da Técnica
VIDEO
O sucesso profissional não depende apenas do conhecimento técnico. Nesse contexto, o que fará diferença é justamente a capacidade de entender que é preciso ir além: ser flexível, ser criativo, resolver problemas inesperados, assumir riscos, querer ir além.
Empregabilidade refere-se à capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho, ou seja, a capacidade de prestar serviços e obter trabalho remunerado utilizando-se das competências. Para isso, é preciso desenvolver habilidades e competências, agregadas, pela via do conhecimento específico e pela multifuncionalidade.
Flexibilidade é a aptidão para variadas coisas ou aplicações, e até mesmo como sendo nossa disponibilidade de espírito, nossa compreensão, complacência para entender e, porque não dizer, aceitar e adaptar-se ao contexto.
Coerência é o que se espera entre os colaboradores de uma empresa e ela própria. É a base para a existência da confiança na empresa.
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
Empreendedor é o indivíduo que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, obtendo resultados positivos.
Empreendedorismo social é um termo que indica um negócio lucrativo que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. Inclusão social, geração de renda e qualidade de vida são os objetivos principais dos negócios sociais. A utilização de presidiários em setores como a construção civil é um bom exemplo de Empreendedorismo Social.
ONG´s são empreendedoras do Terceiro Setor. O lucro deste tipo de setor está muitas vezes mais relacionado à necessidade e ao valor percebido pelo consumidor do que à promoção da marca.
Resiliência pode ser definida como a habilidade que uma pessoa desenvolve para resistir, lidar e reagir de modo positivo em situações adversas. Trata-se de uma combinação de fatores que permitem enfrentar e superar problemas. O resiliente busca aprender com as adversidades para poder adaptar-se à nova realidade, está sempre em evolução.
Teste:
Comprometimento – Postura de ir além, de pensar em metas e resultados antes de se pensar em benefícios, horário de trabalho. Fazer mais do que a obrigação, vontade de crescer.
Coerência - Postura de equilíbrio entre as crenças individuais, estratégias e comportamento pessoais frente às crenças de uma empresa/organização.
Flexibilidade – Postura que se espera do profissional, de se adaptar rapidamente às mudanças impostas por novas funções, novas estruturas organizacionais, mobilidade, etc.
Resiliência – Postura de aprender com as adversidades para poder adaptar-se á nova realidade. Consegue lidar bem com pressão e novos problemas profissionais.

Outros materiais