Buscar

Administração Pública e Gestão de Carreira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão da Carreira
VIDEO
Carreira normalmente esteve associada a uma trajetória de trabalho, construída a partir de um planejamento definido de possibilidades concretas de crescimento.
Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta.
Administração Direta – São os órgãos ligados diretamente ao Estado, que executam funções típicas de Estado. São os Ministérios, as Polícias, os Hospitais públicos, as Escolas públicas, os órgãos de Controle (como o TCU e a CGU) etc. Nem sempre essas funções são exclusivas. Por exemplo, temos hospitais e escolas particulares. Mas mesmo assim é obrigação do Estado oferecer esses serviços gratuitamente.
Administração Indireta - é formada pelas entidades que representam o braço empresarial do Estado. Essas entidades concorrem de igual para igual com o mercado privado. Não são funções típicas, são só setores em que, por questões estratégicas, o Estado resolveu investir. São exemplos no Brasil, a Petrobrás, o BNDES, o Banco do Brasil, etc. A Administração Indireta, se divide em quatro formas de organização:
• Autarquias;
• Fundações Públicas;
• Empresas Públicas;
• Sociedades de Economia Mista.
	Servidor Público
	Empregado Público
	Ocupam cargos efetivos nos órgãos da Administração Direta e nas Autarquias e Fundações Públicas, ou seja, sua principal vantagem é a estabilidade.
	Estão nas Empresas Públicas e na Sociedade de Economia Mista.
	Demissão só é utilizada quando o servidor é afastado por cometer algo muito sério.
	É um aprovado em concurso, contratado sobre o regime CLT. Tem carteira de trabalho assinada e FGTS, podem ser demitidos a qualquer tempo.
	Está submetido ao teto constitucional, nenhum servidor público pode ganhar mais do que um ministro do STF.
	São regidos pela CLT, como os empregados de empresas privadas. Não há teto de salário, porém se receber recursos públicos para o seu custeio, será submetida ao teto também.
	Aposenta-se pelo RPPS (Regime Próprio de Previdência Social).
	Aposenta-se pelo RGPS (Regime Geral de Previdência Social), como os empregados de empresas privadas.
	Semelhanças
São admitidos por concurso público; Tem direito a fazer greve;
Teletransmitida:

Outros materiais