Buscar

AV1_7_Passei_Direto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
	 
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
	 2a Questão (Ref.: 201303069149)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O que é limite de escoamento?
		
	
	Tensão necessária para se fraturar um espécime no teste de impacto.
	
	Tensão necessária para se fraturar um corpo-de-prova em um teste de flexão.
	 
	Tensão relecionada a uma deformação plástica convencionada.
	 
	Tensão que corresponde à carga máxima suportada por um corpo-de prova em um teste de tração.
	
	Tensão acima da qual a relação entre tensão e deformação é não linear.
	 3a Questão (Ref.: 201303111567)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações: I) Os elementos de liga utilizados nas ligas refratárias geralmente apresentam baixo ponto de fusão. II) Alguns aços inox podem ser usados em temperaturas de até 1000 ºC e ambientes severos (ex: marinho), mantendo suas propriedades mecânicas em níveis satisfatórios. III) O cobre apresenta baixa condutividade elétrica, por isso é adicionado elementos de liga para aumentar sua condutividade utilizá-lo na fabricação de fios. IV) As ligas leves apresentam boa resistência mecânica, porém não podem ser utilizadas em ambientes agressivos devido a sua baixa resistência a corrosão.
		
	
	Apenas III e IV estão corretas.
	
	Apenas IV está correta.
	 
	Apenas a II está correta.
	
	Apenas I, III e IV estão corretas.
	 
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	 4a Questão (Ref.: 201303111648)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nas cidades onde ocorrem grandes nevascas costuma-se utilizar sal para derreter o gelo mais rapidamente, evitando problemas com seu acumulo nas ruas. Ao se adcionar sal ao gelo, ocorre uma redução do ponto de fusão da água, fazendo com que o gelo derreta em temperaturas menores que a temperatura de fusão padrão (próximo a 0 ºC). Como nas cidades onde ocorrem as nevascas as temperaturas, geralmente, se mantem em níveis negativos por certo tempo, o gelo não iria derreter, pois isso so aconteceria ao atingir temperatura de fusão. Com adição de sal essa fusão pode ocorrer em temperaturas inferiores a 0 ºC, evitando o acumulo de gelo nas ruas. Assim, considere uma nevasca ocorrida em uma determinada cidade na qual a temperatura se mantem em -10 ºC. Com base no diagrama de fases H2O-NaCl, qual seria a concentração aproximada de sal para derreter o gelo sem grandes desperdícios do mesmo?
 
		
	 
	26% de sal.
	
	11% de sal.
	 
	15% de sal.
	
	6% de sal.
	
	19% de sal.
	 5a Questão (Ref.: 201303205447)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A partir da Segunda Grande Guerra Mundial, os polímeros sintéticos assumiram definitivamente seu lugar na indústria, constituindo uma opção de menor custo quando comparados aos seus correspondentes naturais. Assim como ocorre com os metais e cerâmicos, as propriedades mecânicas dos polímeros são uma função dos elementos estruturais e da microestrutura criada. Considerando as características dos polímeros, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	 
	O petróleo e o gás natural são as duas principais matérias primas para a produção de plásticos.
	 
	Os elastômeros são polímeros que se deformam plasticamente, porém não apresentam deformação elástica se não forem aquecidos.
	
	Os materiais poliméricos são geralmente leves, isolantes elétricos e térmicos, flexíveis e apresentam boa resistência à corrosão e baixa resistência ao calor.
	
	Os polímeros termorrígidos são conformáveis plasticamente apenas em um estágio intermediário de sua fabricação. O produto final é duro e não amolece mais com o aumento da temperatura.
	
	Os polímeros termoplásticos podem ser repetidamente conformados mecanicamente desde que aquecidos.
	 6a Questão (Ref.: 201303206861)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Embora estejamos mais acostumados com o conceito de soluções líquidas, há também as soluções sólidas, ou seja, a mistura de dois ou mais elementos, existindo um solvente (aquele em maior quantidade, também chamado de hospedeiro) e os solutos, aqueles em menor quantidade. Há a formação de uma solução sólida quando o soluto (ou solutos) não altera a estrutura cristalina do solvente e se distribuem uniformemente, mantendo a homogeneidade do todo.
Considerando as características das soluções, identifique a afirmação CORRETA.
		
	
	Fase é a porção de matéria fisicamente homogênea e perfeitamente distinguível. A interação entre duas ou mais fases em um material permite a obtenção de propriedades diferentes.
	
	As fases sólidas são representadas nos diagramas de fase por letras gregas. Suas propriedades ou características mudam lentamente com o tempo, ou seja, o estado de equilíbrio nunca é alcançado.
	 
	Através da adição de elementos de liga a um material puro, este poderá fazer parte da rede cristalina, sempre ocupando posições atômicas, nunca intersticiais.
	 
	A capacidade de uma dada fase em dissolver um elemento de liga ou impureza tem limite. Esse limite é chamado limite de solubilidade. Uma vez excedido este limite, precipita-se uma nova fase, mais rica nos elementos de liga ou impurezas que não foram dissolvidos.
	
	É possível alterar as propriedades do material alternando a forma e distribuição das fases através de processos termo-químicos.
	 7a Questão (Ref.: 201303110016)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Se o raio atômico do magnésio é 0,160 nm, calcule o volume de sua célula unitária na estrutura CCC e CFC.
		
	
	0,369 nm e 0,452 nm.
	
	0,093 nm e 0,050 nm.
	 
	0,050 nm e 0,093 nm.
	 
	0,136 nm e 0,666 nm.
	
	0,452 nm e 0,369 nm.
	 8a Questão (Ref.: 201303121670)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A estabilidade da estrutura cristalina para alguns metais e bem como alguns não-metais é influenciado pela temperatura e pressão extena,um exemplo clássico é encontrado no carbono: Grafita estável na temperatura ambiente e o diamante a pressões extremamente elevadas.Qual tipo de fenômeno relaciona.
		
	 
	Alotropia
	
	Fusão
	
	Choque térmico
	 
	Têmpera
	
	Solidicação
	 9a Questão (Ref.: 201303205872)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante o ensaio de tração, o corpo passa pelo regime de deformação elástico (no qual recupera suas dimensões originais após a retirada da carga) e pelo regime de deformação plástica (no qual não recupera suas dimensões originais após a retirada da carga). Para efeito de um projeto, deseja-se que uma peça trabalhe sempre dentro do regime elástico de deformação, sempre recuperando suas dimensões originais. É necessário, portanto, que saibamos a partir de qual tensão o corpo apresentará deformação plástica, o que é denominado de limite de escoamento. No gráfico, esta tensão é interpretada como aquela que corresponde ao ponto a partir do qual o gráfico perde a sua linearidade.
Considerando o gráfico a seguir, assinale a opção CORRETA.O limite de escoamento é um valor inferior a 150 MPa.
	
	A tensão máxima suportada pelo corpo é de 225 MPa aproximadamente.
	 
	O limite de escoamento é um valor inferior a 200 MPa.
	
	O material não apresenta regime plástico de deformação.
	
	O material não apresenta regime elástico de deformação.
	 10a Questão (Ref.: 201303206868)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O desenvolvimento da microestrutura em ligas ferro-carbono é uma função da composição da liga e da taxa de resfriamento. No diagrama de fase a seguir, tem-se na linha vertical a qual estão associadas duas microestruturas representadas esquematicamente. Com relação ao contexto da figura, NÃO PODEMOS AFIRMAR que:
 
		
	
	A microestrura originada é denominada.
	
	A perlita consiste em uma mistura de ferrita e cementita.
	 
	Acima da temperatura de 727oC, tem-se a fase denominada de cementita e abaixo, tem-se ferrita e austenita.
	
	A liga corresponde a uma liga de composição eutetóide.
	
	Acima da temperatura de 727oC, tem-se a fase denominada de austenita e abaixo, tem-se perlita.

Outros materiais