A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Guia de experimento 1 – Introdução ao MULTISIM e aplicações de portas lógicas básicas

Pré-visualização | Página 1 de 1

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
DISCIPLINA: Sistemas Digitais 2011.1
PROFESSORA: Jeanne Elizabeth de Paula Braquehais
Experimento 1 – Introdução ao MULTISIM e Aplicações: portas lógicas básicas, projeto.
Sobre o MULTISIM:
O Multisim é um software utilizado para simulação de circuitos eletrônicos. Ele utiliza os mesmos conceitos necessários à implementação de um circuito físico em laboratório. Esses conceitos estão relacionados à lógica de ligação, ao uso de instrumentos e componentes. Além de possibilitar conversões e análises mais detalhadas. 
A Eletrônica Digital e o MULTISIM:
A eletrônica digital é mais uma das modalidades abordadas pelo MULTISIM. Um circuito digital opera basicamente com portas lógicas as quais são encontradas em um circuito integrado ( CI ). O MULTISIM possibilita dois tipos de representação: o da simbologia em termos de porta lógicas, que trabalharemos neste experimento, e o da representação de um CI, que trabalharemos em experimentos posteriores. As entradas de um circuito lógico no MULTISIM podem ser implementadas por meio do uso de chaves elétricas com duas opções de ligação: para o terminal de 5v e para o terminal 0v (terra), como são no laboratório físico. Outra maneira de implementar as entradas das portas lógicas é utilizando o Gerador de Palavras Binárias forma que será abordada em outro experimento. As saídas, são representadas por símbolos de lâmpadas que acendem e apagam conforme seu estado, da mesma maneira que no laboratório físico.Elas também podem ser vistas por meio do Analisador Lógico, assunto que veremos em outros experimentos. Após implementado o circuito lógico, ele deve passar pelo processo de simulação, que consiste em variar as entradas ( mudar a posição das chaves ) e observar as saídas ( se as lâmpadas estão acesas ou apagadas).
Implementando um circuito lógico 
Implemente o circuito lógico a seguir ( porta e ), simule e com o resultado da simulação construa a tabela verdade.
Primeiro Passo: Abrir área de trabalho.
No menu principal escolha file e new e uma área de trabalho nova será criada, é neste lugar que você deve implementar e simular seu circuito.
Segundo Passo: inserir as fontes de 5v e 0v (terra).
No menu principal, escolha Place e Component na caixa Group escolha Sources abaixo apareceram diversos tipos de fontes escolha POWER SOURCES. A direita escolha Ground e arraste para área de trabalho e escolha Vcc e arraste para área de trabalho.
Terceiro Passo: Inserir as chaves.
O número de chaves corresponde ao número de entradas do seu circuito. Para encontra-la escolha Place e Componente na caixa Group escolha Basic abaixo apareceram diversos tipos opções escolha Switch. A direita escolha SPDT e arraste para área de trabalho.
Quarto Passo: Inserir as portas lógicas.
No menu principal escolha Place e Component na caixa Group escolha MiscDigital abaixo apareceram diversos tipos de famílias lógicas escolha TTL. A direita escolha and2 e arraste para área de trabalho.
Quinto Passo: Inserir as saídas ( Lâmpadas )
No menu principal escolha Place e Component na caixa Group escolha Indicators abaixo apareceram diversos tipos de indicadores escolha PROBE. A direita escolha PROBE e arraste para área de trabalho.
Sexto Passo: Fazer as ligações.
Com o mouse vá até a extremidade de cada componente clique e arraste até a extremidade do outro componente ao qual você deseja ligar. Quando for necessário fazer uma derivação, ou seja, a partir de um mesmo ponto fazer duas ligações, insira neste ponto uma junção escolhendo Place e Junction e levando o mouse até o ponto onde se deseja fazer a junção é necessário um clique e arraste.
Sétimo Passo: Simular
Uma vez que o circuito está pronto, escolha no menu principal Simulate e Run clique em cima das chaves conforme você desejar e observe o estado das lâmpadas. Construa sua tabela verdade a partir
daí.
Implemente o circuito lógico a seguir ( porta ou ), simule e construa sua tabela verdade.
Implemente o circuito lógico a seguir (porta nand), simule e construa sua tabela verdade.
 
Implemente o circuito lógico a seguir (porta nou), simule e construa sua tabela verdade.
Implemente o circuito lógico a seguir (porta not), simule e construa sua tabela verdade.
Implemente e simule o circuito de uma porta lógica ou exclusivo. Construa a tabela verdade.
1