Buscar

lista de densidade


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1 – O picnômetro é um recipiente de vidro com capacidade volumétrica definida e um termômetro de precisão. Um determinado picnômetro, quando vazio e seco, pesava 25,296 g. Quando completamente cheio de água, a massa do conjunto foi de 34,914 g à 25 oC. Esse mesmo picnômetro, quando cheio com outro líquido, pesava 33,485 g. Sobre esse experimento:
a) Calcule a capacidade volumétrica do picnômetro.
b) Calcule a massa específica do líquido desconhecido.
2 – O grego Arquimedes é considerado por muitos o maior cientista da Antigüidade. Entre suas diversas invenções e deduções matemáticas, consta uma história sobre a composição de uma coroa do Rei de Siracusa – uma cidade-estado da Grécia. O rei encomendou uma coroa de ouro, mas suspeitou que o ourives houvesse misturado prata ao ouro na coroa. Para solucionar o mistério o Rei convocou Arquimedes.
	
	Considere que Arquimedes montou o esquema representado na figura ao lado. Um recipiente completamente cheio de água foi colocado dentro de uma bacia vazia. Ao introduzir a coroa no recipiente, parte da água cai na bacia. Analisando quanto de água foi para a bacia Arquimedes foi capaz de concluir se a coroa era feita apenas de ouro. Considere os seguintes dados para resolver as questões propostas: 
DADOS:
Massa da coroa = 1,93 kg 		massa específica da água = 1,00 g/cm3
Massa da bacia vazia = 2,50 kg		massa específica do ouro = 19,3 g/cm3
Massa do recipiente vazio = 4,60 kg	Massa do recipiente cheio com água = 8,40 kg
a) Calcule a massa de água que transbordaria para a bacia caso a coroa fosse feita completamente de ouro.
b) O recipiente quando completamente cheio de um líquido desconhecido teve a massa medida em 7,26 kg. Calcule a densidade do líquido desconhecido.
3 – Para aumentar a resistência do ouro, os joalheiros costumam misturá-lo a outros metais. Considere uma jóia feita de uma mistura de ouro (massa específica 19,3 g/cm3) e de prata (massa específica 10,5 g/cm3) que pesa 9,85 g e tem o volume de 0,675 cm3.
Admitindo que o volume desta jóia seja igual à soma dos volumes do ouro e da prata, calcule as massas de ouro e prata presentes na jóia.
4 – Um aluno decidiu comprar um colar para presentear a sua mãe. Ao chegar a loja a atendente ofereceu-lhe um colar de ouro 18 quilates, de massa igual a 80 gramas por apenas R$ 25,99. Desconfiado com a oferta e sabendo dos conceitos de densidade, ele decidiu realizar o seguinte experimento:
(i) Transferiu 89,0 mL água para uma proveta de capacidade de 100,0 mL.
(ii) Colocou o colar dentro da proveta com água. O volume final lido foi de 98,0 mL.
Se a massa específica do ouro 18 quilates é 16,5 g/cm3, o colar comprado era verdadeiro ou falso?