Buscar

Avaliações I e Final Discursiva de Literatura Infanto Juvenil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (294937)
Literatura Infanto-Juvenil (PED38)
Prova: 3532271
QUESTÃO:
1. Os clássicos da literatura são obras conhecidas por todo o mundo, desde a tenra idade. Ultrapassam seu tempo e permanecem na memória das pessoas, são reeditadas e reinventadas, mas nunca perdem a sua essência. Escreva uma redação com o tema: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DOS CLÁSSICOS.
RESPOSTA ESPERADA:
Geralmente, na escola, a literatura clássica é imposta como obrigatória. Quando lidas na idade adulta, outro olhar é depositado sobre aquela obra, pois a percepção de certos elementos se aprimora à medida que nos tornamos leitores assíduos. A leitura dos clássicos traz uma riqueza de informações, o que ao longo da juventude não é totalmente absorvido pela falta de atenção e pela impaciência. Quando o livro é relido na maturidade, muitos são os detalhes que podemos compreender. A releitura traz tantas descobertas quanto a primeira leitura de um clássico.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (294939)
Literatura Infanto-Juvenil (PED38)
Prova: 3532380
QUESTÃO:
1. Monteiro Lobato foi um grande escritor da literatura infantojuvenil. Em suas obras, repetia os personagens e fazia histórias em série, nas quais os personagens enfrentam problemas e criam as mais inusitadas situações. Exemplifique de que forma isso ocorria através da descrição de um dos seus personagens.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico poderá exemplificar qualquer um dos personagens de Monteiro Lobato. Emília: ignora limites, é autêntica e engenhosa. Vive se metendo em confusões, mas sempre encontra a solução. Dona Benta: é inteligente, sabe dar bons conselhos, sempre bem-intencionada, é a tutora do sítio. Para Lobato, o Brasil deveria ser governado por pessoas como Dona Benta.
QUESTÃO:
2. A escola é um local privilegiado, no qual o aluno tem a possibilidade de estar em contato com os mais diversos tipos de leitura. No espaço escolar, são disponibilizados ao aluno uma gama de variados textos, além daqueles que circulam diariamente na mídia. Que textos o professor deve escolher para trabalhar em sala de aula, visando a melhor formação de seus alunos?
RESPOSTA ESPERADA:
A escola é um local de pluralidades. Os textos escolhidos para o trabalho em sala de aula devem buscar instruir e fazer com que o leitor seja um sujeito ativo e que participe da sociedade na qual está inserido. O professor deve buscar textos críticos e de diferentes gêneros que possibilitem ao leitor múltiplas possibilidades de interpretação.
QUESTÃO:
3. A literatura é uma das formas de expressão mais comuns do dia a dia. Seja através de poemas, contos, crônicas, novelas ou outros gêneros textuais, ela sempre está presente no cotidiano escolar e familiar. Assim sendo, de que forma pode-se compreender a literatura?
RESPOSTA ESPERADA:
A literatura é uma das formas de compreensão da realidade. Não apresenta um compromisso com a verdade instituída pela ciência, por isso se utiliza da ficção. Tem por finalidade promover o prazer ao mesmo tempo em que transmite informações.

Outros materiais