Buscar

Tutorial LibreOffice Calc - Exp2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tutorial LibreOffice Calc – Experimento 2
Esse tutorial tem por objetivo mostrar aos alunos como utilizar o programa de computador LibreOfficeCalc para auxiliar na elaboração de tabelas e execução de cálculos do Experimento Relação entre Trabalho e Energia.
De acordo com o roteiro, a primeira tabela deve conter os dados das massas dos objetos. É importante ficar atento que a tabela do LibreOffice deve ser diferente da que será usada no relatório final. A tabela da planilha não deve conter o erro da massa na mesma célula que esta, pois isso impede o uso da célula num calculo futuro. Algumas opções são possíveis:
- inserir o erro na mesma célula que traz a informação do dado (no caso a massa): 
- inserir o erro apenas no relatório final;
- criar uma coluna para o erro do dado.
Ao se construir uma planilha, é importante lembrar que temos que formatar as células de acordo com o número de algarismos significativos que temos para cada tipo de dado. Para isso você deve selecionar as células aserem editadas, clicar com o botão direito, ir à opção “formatar células”. A janela ao lado:
Na parte de casas decimais deve-se inserir o número de algarismos significativos.
No experimento 2, devemos realizar esse procedimento na formatação e calculo das células do desvio padrão e do desvio padrão da média.
Para inserir uma função no LibreOffice, pressione “Ctrl+F2”. Uma janela contendo todas as funções do programa irá se abrir e você pode procurar às que julgar necessário. Com intuito de facilitar o aluno, seguem a seguir as principais funções para esse experimento:
- Desvio Padrão da Média: =DESV.MÉDIO
- Desvio Padrão: =DESVPAD
- Média: =MÉDIA
	
	
	
	
	
Nesse experimento as fórmulas que devem ser usadas na planilha são as seguintes: 
Um exemplo de como usa-las segue abaixo na figura:
Nessa figura, utilizamos a primeira fórmula . Como V0 = 0, para descobrir a aceleração, colocamos todos os termos em função de α. Observando a planilha ilustrada acima, observe o circo em vermelho e percebe que B10=ΔSe B11=t. Dessa forma inserimos e utilizamos essa primeira função ou fórmula.
Note que as células B15 até F15 (B15:F15) estão marcadas por um retângulo vermelho. Isso ocorre ao arrastarmos o retângulo preto da célula B15 até a F15 para podermos aplicar a fórmula criada para as distâncias de 0,1m até 0,5m. O LibreOffice irá transportar e aplicar a função criada seguindo a sequencia da planilha. Na célula C15 a formula irá aparecer como =(C10*2)/(C11^2)e assim por diante nas demais células da fileira 15.
O procedimento realizado para essa função é análogo ao que deve ser realizado para construir as demais funções. De forma resumida, o que se deve fazer é isolar a variável que se deseja obter e, então, utilizando =”células selecionadas e operações matemáticas da função”construa a operação que forma a variável. Uma dica é sempre fazer tabelas que sigam o mesmo formato, como na figura acima; isso quer dizer, tabelas cujos dados sejam sempre na vertical ou sempre na horizontal de forma a permitir o arrastamento de uma função pelas demais células que se deseja aplica-la.
Lembre-se, seu relatório deve sempre conter o máximo de informações possíveis. Não se esqueça de calcular os erros, inclusive coloque-os na também na forma de erro percentual relativo. Outro detalhe, confira seus algarismos significativos.

Outros materiais