Buscar

Perguntas e respostas Psicopatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES
Quais são os sintomas positivos? E os negativos?
Os sintomas positivos (aqueles que aumentam a atividade cerebral) são: delírio, alucinação, linguagem desorganizada e comportamento catatônico. Já os sintomas negativos (que diminui a atividade cerebral) são: embotamento afetivo, avolia, alogia e anedonia.
Descreva (fale) sobre o transtorno bipolar II
O transtorno bipolar tipo II tem presença ou história de um ou mais episódio depressivo maior e presença ou história de episódio HIPOMANÍACO. NÃO TEM EPISÓDIO MANÍACO, NEM MISTO.
Descreva transtorno psicótico
O transtorno psicótico indica perda de contato com o real. O indivíduo pode ter delírios, alucinações, mudanças comportamentais e pensamentos confusos. Afeta a mente e altera a habilidade do indivíduo em pensar claramente, fazer bom julgamento; tem dificuldade em manter contato com a realidade. A esquizofrenia é um transtorno psicótico, assim como o transtorno psicótico breve e outros.
O que é esquizofrenia desorganizada ou hebefrênica? E esquizofrenia paranoide?
A esquizofrenia é dividida em subtipos de acordo com o DSM-IV. A esquizofrenia desorganizada ou hebefrênica tem como característica a desorganização e transtorno do pensamento; incorrência e discussão; comportamento bizarro, a aparência do Δ e o contato com a realidade são precários; a afetividade e as respostas sócio-emocionais são inadequadas.
Já a esquizofrenia paranoide, esta é considerada a melhor evolução da esquizofrenia. É caracterizada pela preocupação com 1 ou mais delírios ou alucinações auditivos freqüentes (delírios de perseguição ou delírios de grandeza).
Quais são os antidepressivos e como agem?
São eles: IMAO, ISRS e os tricíclicos. Agem aumentando a disponibilidade de noradrenalina e serotonina na fenda sináptica. O IMAO (inibidores da monoaminaoxidase)
O que é esquizofrenia?
É um transtorno com episódios agudos com sintomas positivos (6 meses, sendo 1 de forma ativa) acompanhado de sintomas negativos e déficits cognitivos.
Qual o quadro clínico da esquizofrenia?
É um transtorno com episódios agudos com sintomas positivos (6 meses, sendo 1 de forma ativa) acompanhado de sintomas negativos e déficits cognitivos. A evolução da esquizofrenia é crônica e compromete várias funções psíquicas.
Quais os sintomas centrais da esquizofrenia?
Delírios e alucinações.
Descreva os tipos de esquizofrenia.
Esquizofrenia desorganizada (ou hebefrênica): A esquizofrenia desorganizada ou hebefrênica tem como característica a desorganização e transtorno do pensamento; incorrência e discussão; comportamento bizarro, a aparência do Δ e o contato com a realidade são precários; a afetividade e as respostas sócio-emocionais são inadequadas.
Esquizofrenia Paranóide: caracterizada pela preocupação com 1 ou mais delírios ou alucinações auditivos freqüentes (delírios de perseguição ou delírios de grandeza);
Esquizofrenia catatônica: sua característica clássica é uma perturbação acentuada da função motora, que pode envolver estupor, negativismo, rigidez, excitação ou posturas bizarras acompanhadas de estereotipia; maneirismos, flexibilidade cérea;
Esquizofrenia Indiferenciada: com freqüência, pacientes claramente esquizofrênicos não podem ser enquadrados em um subtipo com tanta facilidade.
Esquizofrenia Residual: caracteriza pela ausência de delírios e alucinações proeminentes; discurso desorganizado e comportamento desorganizado ou catatônico.
O que é tiramina?
É uma monoamina derivada da tirosina. Esta amina está presente no vinho e no queijo. A tiramina atua aumentando a liberação de noradrenalina.
Descreva os sintomas de primeira ordem e segunda ordem
Os sintomas de primeira ordem, segundo Schneider, não é específico na esquizofrenia, mas ajuda no diagnóstico. Os sintomas de 1ª ordem são: irradiação, influência, transmissão e roubo de pensamento; pensamentos audíveis; vozes que fazem comentários, conversam ou discutem; percepção delirante.
Os sintomas de segunda ordem são: ansiedade, delírio, alucinação, anedonia, apatia, avolia, distúrbio de atenção, embotamento afetivo, conduta bizarra, etc.
Defina transtorno de humor
São estados emocionais contínuos; é um conjunto de sinais e sintomas que persistem por meses; uma alteração de humor.
O que é PSICOSE?
É uma síndrome que pode estar relacionada a vários transtornos; em sentido restrito: são delírios e alucinações.
Defina MANIA
Mania é um episódio característico no quadro de transtorno bipolar, assim como a euforia e a depressão.
Descreva o quadro clínico de MANIA
A mania afeta o humor e as funções vegetativas como, por exemplo, sono, cognição, psicomotricidade e nível de energia. O humor é expansivo e eufórico, tem diminuição da necessidade de sono, hipersexualidade e agitação motora.
O que é distimia?
É um tipo crônico de depressão em que a pessoa fica triste regularmente; os sintomas não são tão graves quanto os da depressão profunda. Ocorre mais em mulheres. Os medicamentos mais utilizados são os inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS). O humor desses indivíduos é constante, tem baixa autoestima, pensamentos negativos. E, por fim, tem incidência de 1 ano.
O que é ciclotimia?
É uma perturbação crônica e flutuante de humor durante 2 anos, envolvendo episódios de hipomania e depressão.
Quais são os tipos e características dos transtornos delirantes?
São eles: erotomaníaco, grandioso, ciumento, somático, misto, indiferenciado e persecutório. Se caracterizam por apresentar delírios não bizarros, ou seja, delírios que devem estar relacionados a situações reais (fenômenos possíveis)
Discorra sobre os 3 episódios: maníaco, hipomaníaco e misto.
O episódio maníaco é um período distinto de, no mínimo, uma semana, durante o qual existe um humor anormal e persistente, caracterizado como sendo elevado, eufórico. A perturbação do humor é grave , acentuando o prejuízo no funcionamento social e ocupacional; e tem manifestações psicóticas.
O episódio hipomaníaco tem um período de, no mínimo, quatro dias. É similar ao episódio maníaco, exceto por não apresentar prejuízo no funcionamento social e ocupacional, assim como não ter manifestações psicóticas.
O episódio misto é um período de, no mínimo, uma semana, e que tanto um episodio maníaco com um episodio de depressão maior ocorrem quase todos os dias.
Descreva o tipo bipolar I
é definido como tendo um curso clínico com um ou mais episódios maníacos e, por vezes, episódios depressivos maiores;
Descreva o tipo bipolar II
Descreva os tipos de transtornos delirantes
Fale o que você sabe sobre o transtorno bipolar II
O que é psicose-maniaca-depressiva?
O que são os medicamentos tricíclicos?
Descreva a etiologia do transtorno de humor
Antidepressivos e como agem

Outros materiais