Buscar

Estudo dirigido patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudo dirigido.
Considere as pressões hidrostática e oncótica capilar pulmonar, explique o edema pulmonar que ocorre em decorrência da insuficiência cardíaca. As mudanças no volume vascular, pressão ou conteúdo proteico, ou alterações na função endotelial, todas afetam o movimento final da agua através da parede vascular. Nos pulmões, o edema faz com eu a agua preencha os alvéolos, levando à dificuldade na respiração. O edema pulmonar devido à pressão hidrostática aumentada pode ser uma complicação terminal da doença cardíaca.
Defina isquemia e infarto. Isquemia é a falta de fornecimento sanguíneo para um tecido orgânico, devido a obstrução causada por um trombo, seja ele formado por placa gordurosa ou por coágulo sanguíneo. Infarto é a consequência máxima de falta de oxigenação sanguínea para um órgão ou parte dele.
Considerando a nomenclatura das neoplasias, explique os sufixos Carcinoma e Sarcoma. São nomenclaturas para definir quando o câncer é maligno.
Na avaliação da funcionalidade do paciente oncológico, cite os níveis do “Performance Status”, segundo Zubrod. É uma escala em que classifica a dependência do paciente restrito ao leito. A classificação vai de 0 (zero) a 5, sendo zero uma atividade normal, 1 quando se tem os sintomas da doença mas deambula e leva o dia normalmente, 2 quando fica mais de 50% do tempo fora do leito, 3 fica mais de 50% no leito e é carente de cuidados e 4 restrito ao leito.
Defina ANASARCA, CACIFO, PETÉQUIA e HEMATOMA. Anasarca é um edema grave e generalizado com tumefação subcutânea profunda. Cacifo é o teste com pressão digito digital no local do edema para avaliar o grau de edema. É avaliado através de cruzes. Petéquias são pequenos pontos vermelhos pelo corpo, causado por uma pequena hemorragia de vasos sanguíneos. Em contraste com outras manchas na pele, as petéquias não some ou clareiam quando são pressionadas. Hematoma define-se como um acumulo de sangue em um órgão ou tecido, geralmente bem localizado e que pode dever-se a traumatismos, alterações hematológicas ou outras coisas.
Na formação do tampão hemostático, qual a diferença entre o primário e o secundário? Na hemostasia primaria, tem-se a vasoconstrição do vaso lesado, após inicia-se a adesão das plaquetas no endotélio juntamente com a ligação da glicoproteína lb/IX/V. está ligação é mediada pelo fator de von Wollebrand, que funciona como “ponte” entre a superfície da plaqueta e o colágeno. Com a ativação plaquetária, acontece a liberação do ácido aracdonico pela via das cicloxigenases, ADP, fator de ativação plaquetária, feito isso, as plaquetas se agregam umas as outras formando o “trombo branco”. No tampão hemostático secundário, temos a cascata de coagulação agindo na conversão de protombina em trombina e sua principal função é converter o fibrinogênio em fibrina que atua junto com o fator XII da cascata de coagulação.
A tríade de Virchow explica o mecanismo que favorece o surgimento dos trombos. Quais as características presentes nesta tríade ? A tríade é formada por lesão endotelial, que é a mais importante da tríade. Uma vez o endotélio lesado, começa agregação plaquetária formando trombos e por sua vez podendo causar trombose. Fluxo sanguíneo anormal, pois a estase sanguínea é um fator principal no desenvolvimento do trombo venoso. A hipercoagulabilidade contrinuí com menos frequência aos estados trombóticos, porem é um componente importante na equação. As causas de hipercoagulabilidade podem ser disfunções primárias (genéticas) ou secundárias(hereditárias). Tendo esses fatores correlacionados, temos a formação do trombo, causando uma trombose no sistema circulatório.
Explique a primeira fase do CHOQUE. Quando em choque, o corpo sempre busca pela homeostase, sendo assim, a pressão arterial, frequência cardíaca e contração do coração ficam mais fortes a fim de fazer uma perfusão adequada para os principais órgãos. Tendo a pressão arterial muito aumentada, ocorre a distensão e excitação dos barorreceptores, situados na parede do arco aórtico e da artéria carótida, fazendo uma lentificação do coração e dilatação dos grandes vasos afim de fazer a pressão reduzir, buscando a homeostase. O sistema Renina Angiotensina atua no funcionamento do sistema a responder a uma instabilidade hemodinâmica e evitar a redução da perfusão tecidual sistêmica. Atua de modo a reverter a tendência a hipotensão arterial através da indução de vasoconstrição arteriolar periférica e aumento na volemia por meio da retenção renal de sódio. O sistema renina-angiotensina-aldosterona se soma ao sistema simpático e ao ADH, componto o trio de sistemas neuro-hormonais de compensação cardiovascular.
Diferencie imunidade inata de adaptativa. Imunidade inata é aquela que nasce com o individuo, sem necessidade de introdução de substancias ao organismo. A adquirida é desenvolvida durante toda a vida de um individuo, podendo esta imunidade ser ativa ou passiva. A ativa ocorre quando a pessoa é exposta a microorganismos ou substancias estranhas e o sistema imunológico responde. A passiva ocorre quando os agentes de imunidade são transferidos de pessoa pra pessoa.
Cite 3 fatores que contribuem para ocorrência de TVP. Imobilização no leito, obesidade, gravidez.

Outros materiais