Buscar

Qual a função do Poder Legislativo para garantir a efetividade de suas normas?

Prévia do material em texto

Qual a função do Poder Legislativo para garantir a efetividade de suas normas? 
Antes de iniciar o assunto preterido neste texto, precisamos entender de vez o objeto deste estudo, a norma constitucional em si.
Essa lei, deve ser construída tendo em vista alguns requisitos para que tenha validade, para que exista no mundo jurídico e em razão disto produza seus efeitos desejados. Um projeto de lei, para vigorar tem que respeitar a todo processo necessário para que se verifiquem possíveis erros ou vícios(sejam estes erros de iniciativa, no próprio procedimento legislativo, ou mesmo uma inconstitucionalidade material, ou seja, seu conteúdo estar em desconformidade com a Constituição) e assim, obtenha-se uma norma clara, adequada a todos, e em equivalência com o que manda a Constituição Federal brasileira.
Para que seja observada sua efetividade, é necessário que essa lei alcance seu público alvo, sem perder de vista aqueles que a propuseram. Ou seja, uma lei efetiva é aquela que atinge a todos sem distinção, seja ela qual for, de acordo com o artigo 5° da C.F.
Agora, sua eficácia se vê quando a norma cumpre sua finalidade, elucidando assim a situação a que foi designada. Uma norma eficaz produz seus efeitos, podendo-se observar que foi atingida com êxito sua função social.
Um terceiro requisito para uma norma constitucional é que sua iniciativa parta do poder competente, que seja proposta por quem cabe o papel de propor tal norma sobre determinado assunto. Isso se chama legitimidade.
Entendido o que é a norma, precisamos entender quem é o Poder Legislativo, por quem é composto e o que pode fazer. O nosso país é dividido em três poderes, tudo isso graças a Teoria dos Três Poderes do grande pensador francês Montesquieu. O que nos interessa, é o poder legislativo: O poder legislativo é o que tem como função principal elaborar normas de Direito e legislar nas mais diversas áreas e sobre os mais diversos assuntos; podendo ainda fiscalizar, aprovar, bem como rejeitar as propostas do poder executivo. 
Nosso poder legislativo é representado pelas Câmaras de Deputados e pelo Senado Federal. Já nos municípios e nos estados propriamente ditos, é representado pela Câmara de Vereadores e pela Câmara de Deputados, respectivamente.
Tendo em vista todo o exposto aqui a respeito das funções deste órgão, fica claro entender que sua função começa já na fase da concepção das leis, onde busca-se limpidez nos textos para que de fato sua efetividade seja alcançada. Um bom texto constitucional dispensa demais interpretações quando se faz claro suficiente.

Outros materiais

Perguntas Recentes