Buscar

Orçamento de Investimentos e Análise de Projetos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Orçamento Empresarial
Murilo Carneiro
Aula 8
*
Orçamento dos investimentos
Além de orçar seus gastos operacionais (salários, matérias-primas, materiais de escritório, energia, etc.), cada departamento deve elaborar também seu orçamento preliminar de capital, ou seja, deve fazer uma previsão dos gastos com os investimentos que pretende implantar.
Vale ressaltar que o orçamento dos investimentos também é chamado de orçamento de capital.
*
*
Orçamento dos investimentos
A alta administração, que é responsável pela aprovação final do orçamento, definirá quais são os projetos de investimento que se enquadram no Planejamento Estratégico e no montante de recursos financeiros que a organização dispõe, anualmente, para investir.
Matias (2007) sugere que deve ser dada autonomia aos departamentos para decidir sobre pequenos investimentos, dessa forma, a alta administração não ficará sobrecarregada.
*
*
Orçamento dos investimentos
Dificilmente haverá recursos para se implantar todos os projetos de investimento preliminares, portanto, pode-se concluir que o primeiro critério a ser analisado em um projeto de investimento é o quanto deverá ser desembolsado de recursos financeiros para que ele possa ser implantado. 
Após o levantamento do custo do projeto de investimento, surge a parte mais complexa do processo, que é o dimensionamento dos fluxos de caixa que serão gerados, caso tal projeto seja implementado. 
*
*
Fluxo de caixa incremental
Os fluxos de caixa de um projeto de investimento devem ser elaborados de forma incremental, ou seja, devem ser projetadas as alterações que ocorrerão no caixa decorrentes da implantação do projeto de investimento. 
Diante de tal consideração, podemos definir fluxo de caixa incremental como o fluxo de caixa adicional que a organização passará a ter acima do fluxo de caixa operacional projetado.
*
*
Fluxo de caixa incremental
Aquisição de uma máquina de $ 120 M
*
*
Métodos de Análise de Investimentos
Depois de os departamentos terem elaborado os fluxos de caixa incrementais de seus projetos de investimento, caberá à alta administração analisá-los, para que possa definir quais deverão ser efetivamente implantados.
Obviamente, a definição dos projetos que comporão o orçamento de capital da organização não pode ser elaborada de forma aleatória. Para executar tal tarefa, sugere-se que sejam utilizados métodos de análise de investimentos.
*
*
Pay Back (tempo de retorno)
*
Pay Back = 1,7679 anos
*
Taxa Interna de Retorno - TIR
A TIR é uma medida da rentabilidade de um projeto de investimento, expressa por meio de uma taxa de juros, normalmente anual.
*
*
Valor Presente Líquido - VPL
Para se calcular o VPL, deve-se definir uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA). 
*
Orçamento Empresarial
Murilo Carneiro
Atividade 8
*
*
Análise do VPL
Ao se calcular o VPL de um projeto de investimento, pode-se obter três tipos de resultado: positivo, negativo ou zero. O que significam tais resultados?
*
VPL = 0: significa que o projeto pode ser implantado, pois atende exatamente à expectativa de rentabilidade da organização, representada pela TMA.
VPL > 0: quando o resultado é positivo, significa que o projeto vai além das expectativas; portanto, também pode ser implantado.
VPL < 0: quando o resultado é negativo, significa que o projeto não atende à expectativa de rentabilidade, por isso, não deve ser implantado. É importante ressaltar que o resultado negativo não significa, necessariamente, que o projeto dará prejuízo, significa que ele não atende a TMA estipulada pela organização.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes