Buscar

USUCAPIAO ncpc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXMO (A) SENHOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA_ VARA CÍVEL DA COMARCA DE CRICIÚMA/SC
 GUSTAVO DANIEL SILVASSOURO, brasileiro, casado, agricultor, inscrito no CPF sob o n° 987.654.321-01, residente e domiciliado na rua: Edson Arantes do Nascimento, n°745, bairro: Tazéloco, Nova Veneza/SC; 
 Vem por sua advogada (procuração em anexo) propor AÇÃO DE USUCAPIÃO contra:
 FUNERÁRIA JESUS TE CHAMA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ n° 34.987.346/0001-45, situada na rua: Edson Arantes do Nascimento, n°33, bairro: Centro, Criciúma/SC; pelas razões que passa a expor :
FATOS:
 Autor está na posse de um imóvel com as seguintes características: um terreno rural situado na localidade conhecida como Tazéloco, no município de Nova Veneza/SC, localizado na rua: Edson Arantes do Nascimento, com área total de 20 hectares, com as seguintes medidas e confrontações: frente ao sul em 5.000,00 metros com Jacira Jacirene, lado direito ao leste em 5.000,00 metros com Fernando Silva, lado esquerdo a oeste em 5.000,00 metros com a rua Projetada, o referido imóvel está registrado sob a matricula de n°4.965, no ofício de registro de imóvel de Nova Veneza.
 Terreno que autor encontrou abandonado, ninguém ocupava o local. Ali se instalou e constituiu sua casa, fez plantações, tem criação de animais, dali tira o sustento para seus filhos, vive honestamente, aonde mantem amizade com toda a vizinhança, sempre teve a sua posse tranquila. Para seus vizinhos o autor é como se fosse o proprietário do imóvel. Alem disso a casa possui registro de agua e luz em seu nome, apaga todos os impostos referente ao imóvel desde 1999 ano em que adentro no terreno até o momento. E não possui nenhum outro imóvel seja rural ou urbano.
DO DIREITO:
 Conforme o artigo 191 da CF, vide artigo 1.239 CC, o autor tem direito a usucapião do terreno pois possui a posse por mais de cinco anos ininterruptos, sem oposição área de terra em zona rural, e o terreno não é superior a 50 hectares, tem somente 20 hectares, e é produtiva principal para seu trabalho e de sua família, tendo nela moradia desde 1999, adquirir – lhe a propriedade. Artigo 1.241 CC e artigo 5°XXlll CF, aonde autor atende a sua função social.
A jurisprudência também anuncia os requisitos do usucapião especial urbano, conforme julgado do TJ/RS:
APELAÇÃO CÍVEL. USUCAPIÃO (BENS IMÓVEIS). AÇÃO DE USUCAPIÃO. MODALIDADE RURAL. ART. 191 DA CF . REQUISITOS PREENCHIDOS. PROCEDÊNCIA DO PEDIDO. Merece julgamento de procedência o pleito de usucapião formulado pela autora, considerando ter comprovado não ser proprietária de imóvel e que possuiu o bem rural objeto da contenda, inferior a cinquenta hectares, por mais de cinco anos, com animus domini, de forma mansa, pacífica e sem oposição, tornando-o produtivo por seu trabalho, tendo nele sua moradia. RECURSO PROVIDO, POR MAIORIA. (Apelação Cível Nº 70054221643, Décima Sétima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Liege Puricelli Pires, Julgado em 12/09/2013)
 Conforme anuncia o art. 941 do CPC, a presente ação, então, terá o condão de declarar o domínio do imóvel ao possuidor, autor da mesma.
DOS PEDIDOS:
Diante do exposto requer:
Citação pessoal dos confrontantes: Pedro Bó, Jacira Jacirene, Fernando Silva, tosos os vizinhos do autor.
Citação por edital para qualquer pessoa que queira confrontar a posse.
A produção de todas as provas em direito admitidos.
Manifestação desde já a desnecessidade de audiência de conciliação previa.
Isenção de custas, despesas processuais e honorários advocatícios conforme o artigo 98 do NCPC.
Condenação do réu ao pagamento das custas e honorários sucumbenciais.
Declaração de usucapião, reconhecendo a propriedade do autor.
DAS PROVAS:
A produção de todas as provas em direito admitidas.
Dá – se o a causa o valor de R$230.000,00 (duzentos e trinta mil reais).
 TERMOS EM QUE PEDE DEFERIMENTO
Criciúma, 21 março de 2016.
 KARINE DA ROSA AGUIAR
 OAB/SC 13981

Outros materiais