Buscar

Estudo dirigido Patologia (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo dirigido Patologia – AV1
Quais são as possíveis respostas celulares a um agente agressor?
Primeiro a célula tenta a se adaptar, gerando a lesão reversível, e caso o estimulo persista a lesão se torna irreversível gerando a morte celular.
Descreva as adaptações celulares a agressão. 
Resposta Adaptativa: Aumento do numero de células [HIPERPLASIA], ou aumento em tamanho [HIPERTROFIA], atrofia que reduz a função e o tamanho das células. [reversíveis.], e metaplasia [substituições de tecidos]
Resposta Não - Adaptativa: Não consegue se adaptar ao ambiente: Morte celular por necrose – isquemia [falta de fluxo sanguíneo] e lesão química – apoptose [suicídio controlado internamente] metaplasia [irreversíveis]
Diferencie hiperplasia de câncer.
A hiperplasia patológica é formada geralmente em locais de fatores de crescimento, onde constitui um solo fértil no qual a proliferação cancerosa pode surgir posteriormente uma proliferação cancerosa.
Quais são as alterações morfológicas relacionadas às lesões reversíveis e irreversíveis?
Reversíveis: edema e a esteatose; Irreversíveis: Necrose – isquêmica gangrenosa e gordurosa - e apoptose.
Como ocorre a lesão celular induzida por Depleção (Retirada) de ATP? [Lesões hipóxias e químicas]
A hipóxia: O fosfato é importante para as vias de síntese e degração das células; O ATP pode ser produzido de duas formas: Fosforilação Oxidativa e via glicolitica. Assim a falta de ATP induz o consumo de glicogênio fazendo com que o ph intracelular baixe gerando pouca produtividade das enzimas celulares e problemas na bomba de sódio e potássio dando perda de ribossomos.
Diferencie apoptose de necrose.
Necrose: Rompimento celular e extravasamento de do conteúdo proteico para a corrente sanguínea; Apoptose: Morte programada. A célula se rompe formando corpos apopitodicos – membranas Intactas - que logo em seguida é fagocitado por macrófagos.
Quais são os possíveis aspectos morfológicos da necrose? 
Ocorre a perda da integridade da membrana, reação enzimática e resposta ao hospedeiro; Característica de morte hipóxica das células (exceto cérebro) e Mantem a arquitetura de forma a ficar: (a)Coagulação (mais comum): Núcleo se desfaz e proteínas são desnaturadas, inclusive as enzimáticas, não havendo, assim, proteólise; (b) Liquefação: Derramamento de enzimas proteolíticas; (c) Caseosa
Diferencie as vias intrínsecas das vias extrínsecas. Slide 63/72
Relacione o envelhecimento celular com a presença ou não de telomerase.
O que é inflamação e quais seus objetivos? 
É o Mecanismo de defesa Importante para o processo patológico; Resposta fisiológica protetora que ocorre nos tecidos vascularizados na sequência de uma lesão tecidual.
Qual a diferença de exsudato e transudado?
Exsudato – líquido inflamatório extravascular com alta concentração de proteínas e fragmentos celulares; Transudato – líquido com pequeno teor protéico; ultrafiltrado plasmático resultante de pressões líquidas elevadas ou forças osmóticas diminuídas no plasma.
Quais são os possíveis mecanismos [vasculares] para a permeabilidade vascular?
O que é um mediador inflamatório? 
São substancias que são libertadas durante a inflamação e quando ativadas desencadeiam processos envolvidos na resposta inflamatória.
Diferencie inflamação aguda de inflamação crônica.
Inflamação aguda: Começa rápido e seu tempo é curto. Tem exsudação de proteínas e células migrando.
Inflamação crônica:seu tempo de instalação persistencia são maiores e ocorre Participação de linfócitos com a formação de angiogenese e fibrose.
O que é inflamação granulosa? (Caracterize) A Inflamação Granulomatosa é Reação imunológica distinta. O acúmulo focal de macrófagos ativados (células maiores e achatadas macrófagos epitelióides) cercado de colar de linfócitos Formação de células gigantes multinucleadas Necrose central Conteúdo indigerível Granuloma de corpos estranhos: provocados por corpos estranhos relativamente idigeriveis : resposta imunológica mediada por células T.
Conceitue saúde e doença.
Saúde: estado de perfeita adaptação do organismo ao ambiente em que se vive; Doença: É o estado de falta de adaptação ao ambiente físico e apresenta sintomas de alterações orgânicas. 
Defina patologia. 
Patologia é o estudo da dor, no qual algum tipo de patologia é analisada desde os sintomas, desenvolvimento da doença e as formas de cura [achados clínicos] 
O que é inflação ativa? 
Tem células inflamatórias chegando no tempo todo naquela região, ainda tem a liberação de componentes pro inflamatórios – tem células morrendo e células recrutadas para substituir -, citoxinas são liberadas e o estimulo ainda não foi retirado completamente. 
4. Qual a função da resposta inflamatória? 
Isolar a lesão, fagocitar os microorganismos e reparar o tecido.

Outros materiais

Perguntas Recentes