Buscar

CASOS CLÍNICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASOS CLÍNICOS
a) C,D., 32 anos, sexo feminino, branca, solteira, professora, natural e procedente do Rio de Janeiro, procurou clínico geral relatando cansaço ao fazer serviços habituais, relata que sempre foi bastante disposta e que é a primeira vez que sente esta fadiga. Falta de apetite, palpitações, taquicardia, tonturas, sono excessivo e dores de cabeça frequente, fluxo menstrual regular e excessivo. Hábitos alimentares - ingere todos os tipos de alimentos, porém com frequência faz ingestão de cereais e café. Menciona fezes escurecidas. Exame físico - 56kg, 1,62m de altura, pele e mucosa pálida, apático, pequenas fissuras no canto da boca, abaixo do peso. No hemograma verificou-se que os valores de hemoglobina e hematócrito estão 8g/dl e 25%, respectivamente. Notou-se também, um baixo valor de VCM e HCM. 
b) Uma mulher de 35 anos viajou para o Peru e apresentou sintomas como fraqueza, cansaço, palidez e palpitação relacionados a diferença de concentração de O2. Depois de uma semana com os mesmos sintomas deu entrada no hospital. Foram realizados exame de sangue e urina, onde foi constatado diminuição no hematócrito, nas hemácias e na hemoglobina. Além disso constatou também microcitose e presença de proteínas na urina. A partir desses resultados foi solicitado ferro sérico onde foi constatado baixa de ferro. A partir dos resultados qual o diagnóstico e por que? 
c) Uma adolescente vergana de 16 anos chegou ao hospital levemente amarelada com sintomas de palidez, tontura, confusão, fraqueza, cansaço, falta de ar sob esforço. Foi realizado um exame de hemograma e, pelos valores do resultado, foi feito um exame de gravidez. O resultado foi positivo para a gravidez e os valores do hemograma seguem na tabela abaixo: Reticulócitos 2,4% VR= 0,5 – 1,8% VCM 110 fl VR= 87 – 103 fl HT 29% VR= 35 – 45% *Os demais valores se apresentaram dentro da normalidade. Após os exames, foi realizado um esfregaço, detectando macrócitos ovalados. Com base nos dados acima, informe o possível diagnóstico e as possíveis causas, explicando-as. 
d) Mulher de 25 anos foi a uma consulta médica com queixa de fadiga, desanimo e cansaço com mínimo esforço. Ao exame clinico apresentava palidez cutâneo-mucosa, relatando fazer com muita frequência dietas para emagrecer e pouco balanceada. O médico solicitou um hemograma e detectou: a taxa de hemoglobina no valor de Hb 9,5 g/dl; ferritina no valor de 8 ng/ml e microscopia apresentava microcitose e hipocromia.

Outros materiais

Outros materiais