Buscar

DOENÇA CRÔNICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DOENÇA CRÔNICA
* Como podemos definir este tipo de doença? 
A doença crônica é geralmente, a algo que envolve sofrimento físico e psíquico no doente, tendo em consideração, que este tem que lidar com a patologia durante a maior parte da sua vida.
No que consiste uma condição crônica de agravo à saúde? Que tipo de vivência tal condição acarreta à quem a possui?
A doença crônica é uma doença que agride a vida num longo espaço de tempo, não sendo possível a resolução. Com isso, a relação entre s familiares e o doente tem que ser a melhor possível para melhorar a qualidade de vida deste doente. 
Quais as principais características de uma doença crônica?
Podem ter um caráter hereditário ou uma componente genética, mas também podem ser adquiridas, de acordo com um determinado estilo de vida adotado.
Quais as principais características de uma doença crônica segundo Santos & Sebastiani (1996)?
É caracterizada por qualquer estado patológico que apresente uma ou mais das seguintes características: incapacidade residual, alterações patológicas irreversíveis, reabilitação ou longos períodos de observação e cuidados no período da vida.
Quais são as principais doenças que, na atualidade, são apontadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como configurando o rol das “Doenças Crônicas”?
Diabetes; Obesidade; Cancro; Doenças respiratórias; Doenças cardiovasculares; Infecções (Tuberculose, Lepra, Sífilis ou gonorreia); SIDA; Outro tipo de doenças auto-imunes.
Quais os principais eventos consequentes à condição crônicas?
Mudanças no estilo de vida, estigma, depressão, desordens no musculo esquelética, dependência, modificações físicas/sociais/psicológicas.
O que pode determinar e caracterizar a maneira como as pessoas se posicionam e comportam frente à uma doença crônica?
Como essa maneira de se portar é algo exclusivamente dependente da caracteristica pessoal, ela pode se expressar de pela forma da capacidade de tolerar frustrações, das vantagens e desvantagens advindas da posição de doente e de sua relação com as pessoas e seu projeto de vida.
Qual característica é encontrada em pacientes que conseguem lidar de forma positiva com o caráter crônico de uma enfermidade?
Eles procuram se informar sobre a doença; Eles procuram se informar sobre o tratamento e sobre o prognóstico da doença; Em geral, apresentam-se motivados para o tratamento; Tendem a seguir às recomendações médicas; Promovem uma série de mudanças em suas vidas a fim de se adaptarem, incluindo novas ocupações, participação em grupos de autoajuda, etc.
Qual principal problema sinalizado pelos pacientes que demonstram não lidar bem com o caráter crônico de uma enfermidade?
Apresentam dificuldades em seguir o tratamento recomendado, de forma que com eles devemos levar em consideração a adesão ao tratamento uma etapa a ser seguida.
No que consiste a ADESÃO ao tratamento?
Em aceitar a proposta e seguir (fielmente ou não) o tratamento indicado.
Quais elementos que os profissionais de saúde necessitam identificar em pacientes que apresentam dificuldades relacionadas à vivência de uma doença crônica, tendo em vista à ADESÃO ao tratamento?
Noção da gravidade em que o paciente se encontra, ter uma “ideia” de cura em mente e saber como o paciente enxerga o médico e a equipe de serviço no tratamento. 
Indique quais fatores relacionados ao paciente, ao tratamento à doença, à Instituição e à equipe de saúde podem interferir no processo de ADESÃO ao tratamento:
Paciente: Concepções errôneas sobre a enfermidade ou o tratamento; Má compreensão das instruções; Julgar-se incapaz de seguir o tratamento; Duvidar da utilidade do tratamento; Acreditar que os benefícios não valem os esforços; Impaciência com a velocidade dos progressos; Ter outras preocupações para dar prioridade 
Tratamento da doença: Esquemas complexos, Alto custo financeiro, Efeitos indesejáveis, Resultados a longo prazo, Exige demais do paciente, Prejudica a qualidade de vida, Assintomática ou não incomoda muito; Sintomas dificultam o cuidar-se (por exemplo, psicose).
Na instituição: Estagnada por problemas de gestão; Difícil acesso ao serviço; Distante da residência do paciente; Longo tempo de espera; Pequena duração do tempo de atendimento 
Equipe de saúde: Distante, pouco cordial, inacessível, impessoal, formal, Parece sempre ocupado, com pressa, atende com várias interrupções; Uso de jargão, não considera as dúvidas e preocupações do paciente; Não informa ou faz de maneira imprecisa; Pergunta coisas que o paciente não contaria sequer aos amigos; Não oferece uma atenção contínua e personalizada, com retornos programados 
Relacione quais são as principais sugestões apontadas pela literatura especializada, tendo em vista o aumento à ADESÃO ao tratamento: Ao evitar o uso de palavras especificas de entendimento restrito a somente as pessoas da área (jargões), Simplificar o esquema de tratamento, dividi-lo em passos; Ser pragmático: o que, como, quando, durante quanto tempo; Ser seletivo: pequena quantidade de informação a cada consulta; Dar informações claras e sem jargão médico, com instruções escritas; Orientações reforçadas na consulta com todos os profissionais da equipe; Empregar ilustrações, auxílios mnemônicos, esquemas, analogias, etc; Comprovar a compreensão (solicitar ao paciente para repetir o que compreendeu); Empregar ajudas para a memória, deixar a medicação ao lado de objeto utilizado no cotidiano (escova de dente, xícara de cafezinho).
Que fatores e/ou aspectos podem ser destacados na relação entre a equipe de saúde e uma pessoa portadora de uma doença crônica?
Ao exercício de paciência e de perseverança, no qual um acabará conhecendo (e aprendendo) muito a respeito do outro.
Quais vivências e/ou dificuldades que a equipe de saúde pode encontrar frente a um doente crônico?
A relação da equipe de saúde com o paciente poderá ser abalada em diversos momento do tratamento, em função do tipo de afecção e das personalidades do envolvidos.
Que características psicológicas podem ser consideradas como as mais “comuns” aos pacientes crônicos?
O paciente poderá se tornar exigente, hostil, pouco cooperativo e não aceitar as limitações impostas pela doença e pelo tratamento. 1.Ser doente crônico implica em realizar uma elaboração psicológica de sua própria existência.; 2.Muitos pacientes que têm um longo período de internação procuram manter a cronicidade da doença, muitas vezes, a fim de obter cuidados que fora do ambiente hospitalar não teriam. 3.Um número considerável de pacientes neste condição sentem uma “necessidade” imensa de viver; dramaticamente um estado crônico, que parece ser indispensável ao seu funcionamento existencial.
Quais os mecanismos psicológicos de defesa mais encontrados nas situações de doença crônica? Descreva cada um deles:
Para o médico e para a equipe de saúde, pacientes crônicos podem despertar sentimentos de impotência, desesperança e desvalorização [não é essa a resposta propriamente dita, mas discorrer sobre esse assunto].
Qual a diferença funcional em relação à ação dos mecanismos de defesa em uma situação crônica e em uma situação aguda?
Cronico: Os mecanismos de defesa servem para aliviar a angústia e diminuir a tensão, haja vista que se instala na vida do sujeito que se depara na condição de doente crônico.
Agudo: ????
Quais as dificuldades que uma doença crônica pode acarretar para o funcionamento familiar? 
O choque e a ansiedade que o paciente sente serão partilhados pelas restantes pessoas à sua volta, Dependendo da gravidade da patologia, a família acaba por alterar as suas rotinas diárias, para poder cuidar e apoiar o doente, o que acaba por influenciar não só o relacionamento, como modifica o estilo de vida familiar.

Outros materiais