Buscar

Tipos de infecção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tipos de infecção:
Infecção eleva a morbimortalidade, os custos e prolonga a permanência hospitalar. Em pcts cirúrgicos, a maior incidência é na ferida operatória. No hospital.
Infecção de ferida: aquela em que há presença de pus.
Infecções de ferida: Limpa (hérnia inguinal, sem processo inflamatório local). 
Potencialmente contaminada, contaminação não significativa. Não tem contaminação abundante da cavidade. 
Contaminadas: aquelas feridas onde há contaminação do TGI, urinário e respiratório. Processo inflamatório. Cirurgias de cólon, cirurgia bucal, nasal, fratura exposta.
Infectadas: onde há presença de pus. Víscera perfurada. Cirurgia do reto, ânus com pus, cirurgia abdominal em presença de pus e conteúdo de cólon, nefrectomia com infecção.
Infecção urinária: presença de mais de 1000000 UFGC/ml associado a sintomas urinários. Comum. Tentar cateterizar ao mínimo os pcts. Sonda vesical de demora é fator de risco. 
Infecções respiratórias. Epiema, pneumonias.
Etiologia: bactérias da orofaringe e TGI. S aureus e S pyogenes habitam a pele e nasofaringe. 
Deixar o máximo possível a infecção localizada. 
Tipos de barreira à infecção: Barreira mecânica (meio básico que separa o microrganismo do corpo estéril.
Imunidade humoral: anticorpos e ativação do sistema complemento. 
Imunidade celular: atuação dos macrófagos linfócitos e neutrófilos.
Tricotomia fazer uma hora antes da cirurgia.
Fatores de risco: idade, sexo, duração da cirurgia, cirurgia abdominal, infecção prévia, imunossupressão, grau de contaminação, albumina.
Fatores predisponentes: depende da bactéria (virulência e número de bactérias). Hospedeiro (condições de defesa-diabetes, falta de higiene,b falta de preparo pré-operatório, desnudação, icterícia, idosos , leucopenmia, corticoterapia, cateterização vesical ou de veia central.
Diagnóstico é eminentemente clínico. Anorexia, temperatura, náuseas, vômitos, taquicardia, batimento da asa nasal, distensão abdominal, oligúria.
Cortisol inibe efeito da insulina. Liberado após traumas. Por isso faz quadro de hiperglicemia. Após 24 hr pode cair.
Cirurgias limpas ou potencialmente contaminadas não é indicado uso de antibiótico. Só se tiver mais de 70 anos, ou fator de imunossupressão, em cirurgias de urgência.Hernioplastia incisional , apesar de ser considerada limpa, não se comporta como cirurgia limpa, tem índice de contaminação.
Cirurgias contaminadas ou infectadas há indicação de uso: exceto pcts com cirurgias proctológicas orificiais, estáveis submetidos a drenagem de abscessos localizados.
Gram negativo, anaeróbio e gram positivo na apendicite: clindamicina, amicacina, metronidazol, cefalo de primeira.
Cefasulian, antibiótico por exemplo, pelo menos 1 hr antes do pct para cirurgia profilática. Tempo de meia-vida de 6 horas. 
30% das infecções são preveníveis.
CCIH: vigilância epidemiológica. Educação continuada, estabelecer normas e procedimentos visando ao máximo diminuir a chance de infecção. Redução período pré-operatório. Adoção do banho pré-operatório (cabeça e região a ser operada). Tricotomia mínima e 1 h antes de cirurgia. Exame Físico em busca de infecções comunitárias. Rigor na indicação de sondas e drenos. Cuidado nos manuseios dos curativos. Controle rigoroso na utilização de antibióticos.
Dreno abdominal é porta de entrada para cavidade peritoneal.
Cólon: cicatrização de 5 a 7 dias.
Infecção de ferida: Stafilo é mais frequente. Retirar pontos da pele e ressecar todo tecido necrosado/desvitalizado. Solução antis-épticas: AC acético, hipoclorito de sódio a 0,25%, permanganato de potássio, açúcar. Usar antibiótico:sepse, IMOS, DM desconpensados e portadores de infecção.

Outros materiais